Buscar

AD1 linguistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas
Questão 1- O exemplo acima é de caráter normativo. Pois a gramática normativa designa regras quanto ao uso da língua, e nesse trecho é indicado o uso correto do verbo quando o sujeito for trocado por um pronome indefinido, sendo assim se caracteriza uma prescrição de como escrever corretamente nesses casos. 
A gramática normativa reproduz um conjunto de normas a serem seguidas e exigidas no contexto social, baseada na tradição da gramática escrita, e a linguística vai reproduzir normas atuais na maneira de se comunicar e de escrever, variando-se de local para local ligada ao contexto de uso, e o que gera muita polêmica no meio educacional é a forma correta de se ensinar gramatica, já que muitas das vezes uma maneira de comunicação considerada errada na região sudeste, é a correta entre moradores da região Sul.
Questão 2-Os animais, embora não tenham a capacidade de falar ou se expressar por meio de técnicas avançadas de linguagem, se comunicam por meio de gestos e sons: o abanar a calda do cachorro, coaxar do sapo, o uivar do lobo, entre outros.
No capítulo 5 da obra de Émile Benveniste 'Problemas de Linguística Geral I', o assunto linguagem animal é abordado. Benveniste expõe, nesse capítulo, que Karl von Frisch foi o responsável por estabelecer soluções à questões da linguagem animal. Em suas pesquisas ele analisa o processo de comunicação entre as abelhas: a abelha-obreira, depois de encontrar uma fonte de alimento e saciar-se, volta à colmeia e passa a informação às outras abelhas da colmeia, por meio de danças. São verdadeiras mensagens que anunciam a descoberta da colmeia: ao perceber o odor da obreira ou absorvendo o néctar que ela deglute, as abelhas se dão conta da natureza do alimento; ao observar a dança, as abelhas descobrem o local onde se encontra a fonte do alimento.
De acordo com Benveniste (1976), a linguagem humana tem singularidades que a animal não tem, como exemplo: a mensagem da abelha não provoca um diálogo, mas uma conduta, ou seja, ela não consegue produzir uma mensagem a partir de outra mensagem, o que faz com que o conteúdo seja único, advindo de um dado objetivo (a distância e a posição, o alimento etc.). A propriedade mais fundamental na linguagem humana é a de articulação, não presente no sistema de comunicação entre abelhas, que permite que uma infinidade de mensagens novas sejam construídas a partir de um número limitado de elementos sonoros distintivos.
Dessa maneira, não existe de fato uma linguagem animal, e sim, apenas um código de sinais, pois apresenta um único conteúdo, em variação da mensagem, transmissão unilateral e enunciado indecomponível que mostra-se eficiente dentro da sociedade das abelhas, por exemplo.
Questão 3- O signo linguístico é como um componente representativo de dois aspectos: o significante e o significado os quais formam um todo indesatável. Isto é através do psicológico ao escutar uma palavra, lembramos dela fisicamente, através do fonema existente entre as silabas que a formam, podemos concretiza-las no mundo real, é a união do conceito, forma gráfica, e o som emitido ao pronunciar tal palavra. Seu caráter convencional se deve pela razão do uso de determinada palavra já ser utilizada na comunidade à qual o falante pertence, já ser estabelecida para melhor representar dentro daquela realidade.
Questão 4- A linguagem é todo conjunto verbal e não verbal que nos possibilita realizar a comunicação entre as pessoas. Como meio não verbal temos as imagens, símbolos, gestos corporais, entre outros, e como meio verbal temos a fala propriamente dita, as palavras.
A língua é considerada um acordo que pertence a um determinado grupo. Como exemplo o idioma Português, inglês, francês, entre outros. É formada por um conjunto de palavras, composta por regras gramaticais e que possibilitam a comunicação entre determinados grupos para fácil entendimento entre as partes. E existem usos diferentes da língua devido a fatores regionais, contextuais, culturais de cada cidade, País, estado.
A fala é o uso oral da língua individual, e a maneira particular de cada indivíduo de se comunicar com o outro. Variando-se a situação em que se está, as pessoas com quem se está conversando, sua personalidade, entre outros aspectos. Assim sendo há uma grande variação nos níveis de fala individuais e podemos observar o nível coloquial-popular (mais espontâneo utilizado no dia a dia), e o formal-culto (utilizado em situações formais, com mais cautela), sendo utilizado por diversas pessoas.

Outros materiais