Buscar

Respostas da AD2 linguistica1 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas:
Questão 1-a) Par mínimo é o par de palavras com sentido diferente e cujos significado só diferem por um fonema (menos unidade sonora do sistema fonológico de uma língua), como por exemplo em “mala/sala”. As duas palavras constituem um par mínimo onde assim /m/ e /s/ são definidos como fonemas distintos uma vez que o par mínimo “mala e sala” demonstra a oposição fonêmica. O método dos pares mínimos permite apurar com rigor quais os sons de uma língua que pertencem ao seu sistema fonológico. Agregando, aos pares, palavras isoladas que apenas num som se distinguem e que têm significado diferente, faz-se o levantamento de todas as vogais e de todas as consoantes da língua (em posição inicial, medial ou final).
b) A fonologia cabe a depreensão dos fonemas, e um dos meios para tal identificação é o teste de comutação que consiste na alteração de significante em um único ponto e verificamos se há alteração de significado. A compreensão no exemplo citado é possível aplicando o conceito de comutação, onde em mala e sala verificamos dois termos com significados distintos cuja diferença reside nos sons [M] e [S] em mesmo ambiente qual seja: “ala”. Assim caracterizando dois fonemas distintos.
c) O traço suprassegmental é uma característica fônica que afeta um segmento mais extenso que o fonema. Elementos suprassegmentais são traços prosódicos, ou seja, fatos fónicos que não se submetem à dupla articulação das línguas e que surgem sobre postos ao fonema. São elementos que não entram na segmentação morfemática e fonética. A entoação, a duração, os acentos e os tons são elementos suprassegmentais. No exemplo das palavras “sabia e sabiá” o que está em jogo representado é o traço de acentuação(tonicidade), pois a diferença entre as palavras é marcada pela distinção da silaba tônica na pronuncia. 
Fontes de consulta para questão 1: Caderno digital do Cederj.
Questão 2-a) A palavra articulação vem do latim “articulus”, que significa parte, subdivisão, membro”. A linguagem é articulada (desmembrável) por se manifestar através de sentenças resultantes da união de elementos menores.
O termo dupla articulação está relacionado aos dois tipos diferentes de unidades mínimas. As expressões da língua são divididas em dois planos: os morfemas e os fonemas. 
A 1ª Articulação (Morfologia) refere-se aos morfemas - elementos mínimos dotados de significado, com informação semântica ou gramatical, e é em termos de morfemas que é descrita a estrutura sintática das frases. Nessa primeira articulação da linguagem as unidades são compostas de matéria fônica e sentido, ou seja: significado + significante.
A 2ª Articulação (Fonologia) refere-se aos fonemas - elementos mínimos não dotados de significado, com função distintiva, já que com a mudança de fonemas podemos formar palavras diferentes, que dependem de uma análise fonológica.
2-b) A dupla articulação da linguagem é um mecanismo de economia linguística. Pois ela evita uma sobrecarga da memória e proporciona uma economia de esforços na emissão e na percepção da mensagem. Dessa maneira, com poucas dezenas de fonemas, cujas possibilidades de combinação estão longe de ser todas exploradas em cada língua, formam-se milhares de unidades de primeira articulação. Com alguns milhares de unidades de primeira articulação, forma-se um número ilimitado de enunciados. Assim, se precisássemos atribuir um som, nome, diferente para cada coisa ou objeto, teríamos que produzir, distinguir e memorizar milhões de sons e nomes diferentes, o que é inviável diante da nossa capacidade Fonatória, auditiva e da memória. O fato de a linguagem humana ser articulada permite uma economia, que segundo Martinet, permite que muitas informações sejam passadas com um baixo custo. Um exemplo é o processo de combinação das partes de palavras, no português, há um morfema— a, para indicar feminino, logo colocando o morfema A no final de algumas palavras como médico, médica, menino, menina, convidado, convidada, não há necessidade de criar novas palavras apenas aproveitar partes. Por esse motivo, a linguística defende o princípio citado acima da economia da dupla articulação. 
Fontes de consulta para questão 2: Caderno didático digital do Cederj.
Questão 3 –
(Verdadeiro) O princípio da autonomia linguística diz respeito ao fato de se poder analisar a língua abstraída de sua história evolutiva e independentemente de outros campos disciplinares.
( Verdadeiro) O pensamento bloomfieldiano tomava a linguagem como empirista, mecanicista e comportamentalista. 
( Falso) Guimarães (1995) afirma que o corte saussuriano, que engendrou o estruturalismo exclui o referente, o mundo, o sujeito, a história porque adota uma visão sistêmica e sincrônica e não mais histórica e evolutiva da língua.

Outros materiais