Buscar

ad1 informatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é a Web 3.0 e o que esperar do futuro?
AWeb 3.0é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".
A Web 3.0 serve-se desoftwareque vai aprendendo com o conteúdo que apanha na Internet, que analisa a popularidade desse conteúdo e chega a conclusões. Em vez de ter as pessoas a refinar os termos da pesquisa, a Web 3.0 será capaz de o fazer sozinha, aproximando-se do mundo da inteligência artificial. Ela estreita a pesquisa e tenta dar ao o utilizador o que este realmente quer.
Um dos sinais mais evidentes da nova era da internet - e talvez mais assustadores - é a capacidade "intuitiva" que ferramentas de buscas, como Google e Yahoo, poderão assumir. Estes serviços não só farão o que já fazem hoje - uma varredura por dadosconcretos - como também passarão a "deduzir" o que o internauta deseja a partir de seu comportamento na internet para entregar, como resultado, informações publicadas por outros usuários sobre aquilo que foi solicitado na busca (a chamada busca social), eaté mesmo coisas que estão diretamente ligadas ao que o usuário solicitou - mas o usuário esqueceu de descrever. A comunicação entre os objetos e sistemas de informação permite a criação de ambientes inteligentes eautomatizados.
A Internet das Coisas representa a terceira geração da Internet – a primeira fase (1.0) trazia a comunicação entrecomputadores e dados, sendo que a maior parte do conteúdo era institucional e o uso, predominantemente, técnico; a segunda (2.0), entre pessoas e processos,principalmente com o surgimento das redes sociais; e a terceira (3.0) representa uma revolução tecnológica, com pessoas, processos e objetos em rede.
Os eletrodomésticos e ambientes configurados com essa tecnologia poderiam ser programados para executar grande parte das tarefas do dia a dia, pois seriam capazes de interagir com o meio, compreender dados, atuar a partir de sua análise e apontar soluções, sem a necessidade o comando constante por parte dos usuários, o que significaria mais conforto e praticidade.
Dentro de casa, a Internet das Coisas trará mais conforto, automação e segurança para os moradores. Será possível, por exemplo, que sua casa já saiba que você está se aproximando, por causa da movimentação do seu carro, e se prepare para sua chegada,regulando a temperatura e acendendo as luzes, entre outras coisas. As tarefas diárias serão mais simples: o despertador avisará a cafeteira que já está na hora de preparar o café pouco antes de a pessoa acordar e a geladeira informará que está na hora de ir às compras. Os dispositivos não são apenas conectados, como também inteligentes, capazes de compreender dados e atuar a partir de sua análise.
Apesar das facilidades proporcionadas pela Internet das Coisas, deve-se levar em conta os riscos que esta acarreta.Lembrando que não existe nenhuma proteção jurídica relativa à proteção de dados na Internet, no Brasil, as informações contidas em qualquer máquina que contenha a tecnologia da Internet das Coisas é passível de roubo ou adulteração. Um grande número de pessoas não domina conhecimentos técnicos e nem sequer imagina que uma vulnerabilidade na segurança presente em seus eletrodomésticos poderia ser a porta de entrada para um ataque hacker com o objetivo de interceptar o tráfego de dados de toda a suarede doméstica e obter informações completas sobre vários aspectos do seu cotidiano.
Estar presente na internet hoje não é mais uma questão de escolha, pois ela está presente em todas as coisas e isso faz estar presente neste meio quase uma questão de sobrevivência. Porém como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, temos que ficar atentos a este lado ruim da internet, pois os perigos da internet são muitos e podem afetar não só os seus dispositivos como a sua vida pessoal.
Muitas vezes não nos damosconta de quais são os perigos que se encontram na internet, e possivelmente navegamos vulneráveis. Com a multiplicação dos objetos ligados à Internet, devemos esperar um número crescente de ataques contra as infraestruturas existentes e emergentes, incluindo novas formas de chantagem e de extorsão” – como o ransomware,1Ransomwareé um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usandocriptografia,e que exige pagamento de resgate,para restabelecer o acesso ao usuário
uma forma de chantagem que utiliza os dados pessoais roubados por hackers. Entre os riscos conta-se nãoapenas o roubo de dados como também, ferimentos físicos ou até mesmo mortes.
Saúde, informações pessoais e fiscais enfim, qualquer banco de dados contém uma infinidade de informação sensível que pode valer uma fortuna no mercado negro de dados. Nesta era de abundância de dados, um dos desafios é trazer mais inteligência à forma como se processam estas coisas. O ponto importante não são os dados, é o que se faz com a informação. É preciso ter o computador a olhar automaticamente para os dados e perceber como pode agir. E em tempo real.
Parece um conceito simples, não? Mas não é tão simples assim. Com apenas uma busca, será possível localizar todas as informações referentes à vida de uma pessoa. Algumas delas só poderiam ser acessadas com autorização judicial, mas sempre existe a possibilidade (e o receio) de que isso acabe sendo desrespeitado. Lutar contra isso, e revelar poucas informações pessoais na internet, será visto como atitude suspeita.
A forma com que essa evolução será conduzida ainda não é totalmente clara, mas é espetacular imaginar esse novo horizonte em nosso dia a dia, porém é importante termos consciência dessa evolução que vem acontecendo diante de nossos olhos e irá causar impacto em nossas vidas Positivos e Negativos.
	https://www.portall.com.br/main.asp?link=amateria&id=42
	https://www.publico.pt/2009/06/29/tecnologia/noticia/o-que-e-a-web-30-1389325
	http://www.medimagem.com.br/noticias/web-3.0-o-que-podemos-esperar-da-internet,5364
	https://cepedi.wordpress.com/2016/03/17/a-internet-das-coisas-avanco-tecnologico-ou-ameaca-a-seguranca-e-a-privacidade/
	http://www.revistaplaneta.com.br/o-futuro-da-internet/
A interação de todas as áreas pela WEB.
https://cepedi.wordpress.com/2016/03/17/a-internet-das-coisas-avanco-tecnologico-ou-ameaca-a-seguranca-e-a-privacidade/

Outros materiais