Buscar

Atividade Estruturada Filosofia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

����������Relatório - Atividade Estruturada
��13/12/2013 11:51
�����������
����������Página: � PAGE �1�/� NUMPAGES �4�
�����������������������
	
	
Disciplina: CEL0003 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA
Pesquisa e análise de material bibliográfico/textual de referência e Análise de filmes de referência
OBJETIVO
As atividades estruturadas visam relacionar os diferentes conteúdos trabalhados no decorrer do semestre a situações do contexto sócio, econômico e cultural a fim de compreender as formas de construção dos princípios e dos valores do modo de viver dos humanos, das diversidades culturais que permeiam os diferentes espaços (a escola, o trabalho, o lazer entre outros)    
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
As atividades propiciarão ao aluno:
1 – Compreender os valores que serviram de base para a construção das diferentes culturas, das diferentes formas de pensar.
2 – Conhecer os diferentes meios de investigação que facilitam o enriquecimento dos conhecimentos trabalhados pelo professor em aula.
3 - Gerenciar seu próprio desenvolvimento intelectual.
4- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre os problemas que afetam o homem tanto em suas atividades, como em relação ao conhecimento atual e ao longo da história, particularmente dos processos de ensinar e de aprender, com vistas à compreensão do conhecimento e da própria filosofia como processo reflexivo acerca do real. 
5 – Debater de forma mais ampla as questões relativas ao desenvolvimento do ser humano enquanto ser, sua maneira de pensar e agir.  
DESENVOLVIMENTO
Serão ainda orientadas outras atividades extra-classe que visem contemplar a prática como componente curricular (atividades estruturadas),tais como: 
1-análise de enredos de filmes; 
2-observações e descrição analítica de espaços educativos, investigaçãosobre a contribuição de diferentes autores para a compreensão e reflexãodessas obsevações, estabelecendo um paralelo com o que está sendo estudado ao longo das aulas, para finalmente elaborar uma sistematização das conclusões obtidas. 
No final da disciplina os(as) alunos(as), individualmente ou em grupo,deverão apresentar, sob a forma de seminário,as sistematizações feitas.
No decorrer das aulas serão dadas orientações detalhadas para realização da tarefa e que seguirão o princípio da ação-reflexão-ação, criando novos espaços e novos momentos de aprendizagem para os professores e para os alunos e desenvolvendo a capacidade de observar, perceber a realidade, descrever situações e adquirir informações para a construção de novos conhecimentos. 
Para a elaboração dos conteúdos deverão ser feitos: 
a) Pesquisa e análise de material bibliográfico/textual de referência[2], para leitura orientada em estudo dirigido sobre os temas do plano de aula, inclusive com resolução de exercícios e construção de glossários de termos (via verbetes e extração de citações).
b) Análise de filmes de referência, para situar o contexto de conteúdos do plano de aula, comreflexão escrita ao final. 
O levantamento dos acervos e materiais disponíveis nos bancos de dados, físicos ou virtuais e em rede é essencial. 
Para tanto, são indicados textos, livros e filmes diversos que contribuirão para a compreensão e análise da realidade com vistas a uma transformação social. 
Nas aulas específicas (12 e 13) os alunos deverão contribuir com o enriquecimento dos conteúdos a partir das atividades realizadas (lendo, debatendo ou apresentando o seu relatório final ). 
A seguir, um quadro com as semanas e as atividades correspondentes ao conteúdo das aulas.
Aula 2
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Faz-se necessáriodescobrir na prática, no dia-a-dia o que e como um e outro aparecem nas ações e atitudes praticadas.Perceber queo senso comum é a forma predominante,daí tantas injustiças e até a violência.
Lero texto: Para que filosofia? Introdução do livro Convite à Filosofia. (p. 9-18) 
Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12 ed. São Paulo: Ática, 2001
No mapa conceitual, este conteúdo está nas primeiras linhas.
Obs. : Para iniciar as atividades que constituem a prática como componente curricular, indique como primeira atividade uma leitura acerca do conhecimento crítico e o de senso comum. Para que a atividade seja realizada de modo a cumprir esta finalidade, exija como produto a produção de um pequeno texto (de 2 a 3 páginas) com as características e principais consequencias de cada nível do conhecimento. Parece mais interessante ser indicada de forma individual. Estabeleça um prazo para entrega do produto da atividade (o texto) que será discutido em aula.
Aula 4
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Os alunos devem entender que o passo a ser dado nesta aula é uma continuidade no processo de aprendizagem em filosofia. Ou seja, devem estabelecer a devida relação entre os temas em estudo.
Aqui convém indicar mais uma atividade a ser feita como componente curricular. Experimente uma reflexão que coloque em pauta os noticiários midiáticos. Indique notícias de cunho político. Proponha que os alunos selecionem assuntos que possam remeter a uma análise no campo da filosofia e sua diferenciação com o senso comum. Assim a atividade será a escolha e análise de uma notícia escolhida pelo aluno. Ao proceder a realização da atividade, o aluno deverá comentar os traços de senso comum ou filosófico da notícia. Deve se fundamentar nos conhecimentos oriundos do texto. Portanto, o produto da atividade será um texto com esta reflexão. Não esqueça de indicar um prazo para entrega do produto, texto.
Aula 7
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Atividade EstruturadaUtilize os minutos finais ou iniciais da aula para falar e apresentar a próxima atividade estruturada a ser desenvolvida: o trabalho de pesquisa grupal que está indicado no plano de ensino para acontecer apartir das aulas de número 11
Trabalhar o texto: O helenismo e suas principais correntes: estoicismo, epicurismo e ceticismo, p. 84-99 em: MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6 ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001
Aula 8
ATIVIDADES ESTRUTURADAS
1) Lembre de fazer menção ao trabalho de aplicação teórica e práticaem algum momento da aula; 2) Encaminhe uma atividade estruturada. Para efeito desta atividadepode-se solicitara análise de um filme com conotação filosófica. Pode pedir em grupo ou individual, discuta com a turma. Neste sentido, apresente uma lista de títulos de filmes (permita que os próprios alunos ofereçam sugestões) e indique a consulta no portal das atividades para aquisição de dicas de como fazer a atividade de análise do filme. Marque uma data para entrega da atividade, com vistas a uma discussão em aula.
Aquialgumas sugestões:
Estrangeiros: Cruzadas; Tróia Gladiador; Spártacus; Alexandre; Lutero; Giordano Bruno; O nome da Rosa; Amistad; Matrix; Show de Truman; A vila; Sorriso de Monalisa; Mar a dentro,Quanto vale ou é por aquilo. 
Nacionais: Pro dia nascer feliz; Bicho de sete cabeça; Cronicamente inviável; Batismo de sangue; Estômago; Memórias póstumas de Brás Cubas; E nós que aqui estamos por vós esperamos; Linha de passe
Aula 9
ATIVIDADE ESTRUTURADA
1] Atenção especial deve ser dada aos aspectos que evidenciam o caráter histórico e transitório das idéias, assim como sua relação com os aspectos empíricos da realidade material.
2] Nesta aula deve ser conduzida a orientação para a pesquisa de campo e fornecido o roteiro para a elaboração do texto, assim como para a apresentação em sala. Ver as dicas da aula número 11;
3] Proceda à divisão dos grupos, caso ainda não tenham sido constituídos (até 5 membros) e distribua os autores mediante sorteios ou outro procedimento (segundo sugestão da turma ou opção pessoal)
Aula 11
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Além de outras fontes físicas, sugira consulta na internet (alerte em relação aos critérios de credibilidade das fontes)
Doravante, as aulasserão utilizadas para apresentação dos temas indicados para pesquisa. Cabe-lhe, entretanto, ir conduzindo e coordenando o uso do tempo. Seja rigoroso com utilização do tempo delimitado para que a apresentação de todos os grupos aconteça conforme previamente acertadas. Utilize alguns minutos para expor o objetivo das apresentações.
Para a realização das apresentações, deixe os grupos livres em relação à escolha dos procedimentos, explique que a atividade pode ser entendida como painel verbalizado, não obstante cada grupo deve escolher a estratégia a ser aplicada, assim como os recursos que utilizarão. Incentive-oss, diga que anseia por surpresas criativas. Oriente-os a ensaiarem as apresentações para que o tempo seja adequadamente utilizado.
Faça intervenções no sentido de complementar ou reforçar aspectos que julgar necessário.
Aula 12
ATIVIDADE ESTRUTURADA
O conteúdo da aula deverá ser apresentado com base na ordem cronológica em que viveram os autores (Kant; Rousseau; Nietzsche; Pestalozzi; Froebel; Gramsci).
Obs.: O/A professor/a pode modificar esta lista incluindo autores que considerar prioritários.
Apesar de ser escolha do aluno você pode fazer indicações. Aqui algumas dicas:
COMENIO, João Amós. Didática magna. Trad. Joaquim Ferreira Gomes. 3. Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.s/d;
GILLES, T. Ranson. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 1983.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elisete S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 3. 3d. São Paulo: Cortez, 2000;
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6 ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001;
PONCE, Aníbal. Trad. José Severo de C. Pereira. Educação e lutas de classes. 17 ed. são Paulo: Cortez, 2000.
Obs.: Além de outras fontes físicas, sugira consulta na internet (alerte em relação aos critérios de credibilidade das fontes)
Apresente o mapa conceitual. A estaaula corresponde a fasemoderna, reflita acerca dos conceitos de modo a ilustrar as idéias apresentadas pelos grupos.
Aula 13
ATIVIDADE ESTRUTURADA (Aula de Revisão)
Outra aula dedicada para apresentação dos temas indicados para pesquisa. Continue conduzindo e coordenando o uso do tempo. Valem as mesmas dicas da aula 11. Os grupos são livres em relação à escolha dos procedimentos.
O conteúdo da aula deverá ser apresentado com base na ordem cronológica em que viveram os autores (Anísio Teixeira; Fernando Azevedo; Lourenço Filho; Freire; Saviani).
Não obstante, o/a professor/a pode fazer indicações. Por se tratar de autores nacionais, fica a seu critério a escolha das fontes, pode também recomendar que pesquisem as fontes para discutir antes com você, professor/a
Obs.: Além de outras fontes físicas, sugira consulta na internet (alerte em relação aos critérios de credibilidade das fontes)
Faça intervenções no sentido de complementar ou reforçar aspectos que julgar necessário.
Obs.: Acompanhe as apresentações seguindo os conceitos apontados no mapa conceitual. Esta é a fase contemporânea.
PRODUTO/RESULTADO:
PRODUTO / RESULTADO
Para conclusão das atividades estruturadas deverá ser elaborado um relatório final, que deverá ser apresentado ao grupo nas aulas número 12 e 13, no qual deverá constar, uma reflexão e uma produção de conhecimentos a partir das relações estabelecidas entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as atividades estruturadas como um todo.

Outros materiais