Buscar

COACHING EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

COACHING EDUCACIONAL
É o meio onde o foco principal é a melhoria do desenvolvimento profissional que pode ser trabalhado individualmente ou em equipe.
O coaching trabalha a habilidades e os talentos das pessoas e provoca transformações reais e duradouras, gerando assertividade e produtividade no ambiente de trabalho e nos processos de desenvolvimento de empresas. 
O papel desse profissional é inspirar as pessoas que trabalham no setor da educação a buscarem mudanças e comportamentos para que possam acompanhar as carências da sociedade e proporcionarem o relacionamento saudável entre coordenadores, mestres, alunos, seus responsáveis e comunidade ao redor, respeitando as diferentes crenças, culturas, valores, hábitos e atitudes com foco no desenvolvimento cultural e de comportamento das pessoas. O coaching está focado no relacionamento saudável e interativo entre alunos, professores e com o universo ao seu redor para que o docente tenha atuações mais assertivas e desenvolvimento continuo nas relações de ensinar, aprender e multiplicar conhecimento.
 A realidade da educação Brasileira tanto pública como privada, trás uma realidade preocupante para o futuro do pais e precisamos rever a participação e atuação dos dirigentes, docentes e discentes para analisar a propor novos caminhos para o entendimento e superação dos problemas institucionais e comportamentais da educação promovendo melhorias a partir do relacionamento e comunicação dos profissionais de coaching. O coaching educacional visa contribuir para a atuação dos docentes fortalecendo seu desempenho através de analises comportamental individual e coletivo em suas experiências educacionais e que se servirão de inspiração e estimulo nos processos criativos para contribuir no cotidiano dos educadores. 
 Esses coaching ganham força nas escolas publicas e privadas para formação das competências do individuo e sua atuação individual e em equipe. O foco é o pensamento sistematizado na condução da pedagogia por meio do coaching educacional, trazendo, na pratica os facilitadores assertivos para o ambiente educacional saudável. 
 Com a globalização tomando conta de tudo, o conteúdo proposto pelo professor tem o desafio de estimular o aprendizado do aluno. Deverá ser respeitada a individualidade do aluno, suas diferenças, inseguranças, influencias e seus valores. Cabe ao professor criar possibilidades para o aluno descobrir o conhecimento e construí-lo. É obrigação do docente coaching apoiar e incentivar o aluno a buscar, atingir e produzir suas metas nos planos estudantis profissionais e pessoais. 
Quando o professor-coach consegue que seu aluno desenvolva o seu potencial, sua aprendizagem se torna natural, fazendo com que a auto-estima se eleve.

Continue navegando