Buscar

Comércio Exterior AD1 2018 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD 1 - Comércio Exterior - 2018/1
Aluno: Wanderson Cleber da Silva Braga
Pólo Piraí - matrícula 12215060324
Questão 1) 
As empresas que exportam tendem a ser mais inovadoras do que aquelas que não o fazem. Exportadores desenvolvem novos produtos com mais frequência que os não exportadores, além de estarem mais envolvidos com novos processos de fabricação e programas de qualidade além de competir com um produto melhor no mercado internacional, o exportador pode concorrer com esse mesmo produto de boa qualidade no mercado interno aumentando suas oportunidades e melhores lucros.
Questão 2) 
Comércio Exterior - O conjunto de normas que define a operação de exportação e importação de um país, ou seja, normas nacionais referentes às transações e aos estudos realizados por um país no âmbito internacional
Comércio Internacional - Normas estabelecidas com o objetivo de facilitar os negócios internacionais e os estudos e as operações de trocas. entre países distintos.
Questão 3)
Na Comercialização Direta, em tal modalidade, o exportador conduz todo o processo de exportação, desde os primeiros contatos com o comprador (importador) até a conclusão da operação de venda. Portanto, todos os detalhes, desde a comercialização e entrega do produto até a cobrança, são de responsabilidade do exportador, o que lhe exigirá maior atenção administrativa, alocação de recursos e de tempo. Por ser mais ambiciosa do que as demais modalidades, espera-se que essa forma de comercialização seja mais lucrativa e possibilite um maior crescimento no mercado internacional. 
Questão 4)
Desembaraço aduaneiro - consiste na retirada da mercadoria da Aduana ou Alfândega, após a conclusão da conferência aduaneira
Despacho Aduaneiro - Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo ou não, sujeita ou não ao pagamento do imposto de importação, deve ser submetida a despacho de importação, o qual é realizado com base em declaração apresentada à Unidade Aduaneira (repartição da Receita Federal do Brasil que jurisdiciona, para fins de fiscalização dos tributos incidentes sobre o comércio exterior, o domicílio da matriz da empresa), ou seja, é o procedimento pelo qual o órgão federal considera a operação de importação terminada. Então, a partir deste momento as mercadorias podem ser liberadas ao importador.
Em tese, Desembaraço aduaneiro, é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país (em caso de importação) ou sua saída (em caso de exportação, depois de a sua documentação ser verificada. Define-se como sendo o ato final ao despacho aduaneiro, ou seja, é o procedimento pelo qual o órgão federal considera a operação de importação terminada. Então, a partir deste momento as mercadorias podem ser liberadas ao importador.
Questão 5)
Modelo de Porter - Michael Porter
Teoria na qual o foco nas estratégias empresariais dentro das nações é o mecanismo
mais importante para o entendimento do comércio internacional. Basicamente, sua teoria ressalta o valor da inovação para a existência do comércio internacional.

Outros materiais