Buscar

Aula Enade Indios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Índios no Brasil
Enade
Professora Crisna Rodrigues
Medicina
Educação física
Nutrição
*
AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES
“Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrissem as suas vergonhas. Traziam nas mãos arcos e setas” .
*
A ANTROPOFAGIA
*
O RITUAL DE ANTROPOFAGIA DOS GUARANIS
*
*
*
*
*
Os portugueses procuraram dominar os índios através da “guerra justa” , do “resgate” ou do “descimento”
“guerra justa” – designava a luta contra grupos que não aceitavam a conquista portuguesa e resistiam à catequização. Os índios aprisionados nessas guerras podiam ser escravizados com autorização do rei.
*
Alguns povos não tiveram escolha senão deixar-se catequizar e colocar-se sob o abrigo das ordens religiosas para escapar à escravidão ou ao extermínio impostos pelos colonizadores.
*
OS ÍNDIOS NA FORMAÇÃO DO BRASIL
"Todo dia era dia de Índio, mas agora ele só tem o dia dezenove de abril" (Baby Consuelo) 
*
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios. Cerca de 0,2% da população brasileira. 
 
*
Eles estão distribuídos entre 215 sociedades indígenas.
*
Há indícios da existência de mais ou menos 53 grupos ainda não-contatados...
*
...além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista. 
*
Há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. 
*
ÉTICA NA QUESTÃO INDÍGENA
Prof. Pedro Leite – Ética e Cidadania
*
Histórico
Questão cultural
Questão territorial
Legislação
Direitos Humanos
Produtividade
Preconceito
FUNAI
ONGs
*
“O mito da nação constituída a partir da fusão das três raças (branco, índio e negro) pretende justificar a inexistência do racismo e a impossibilidade de prosperar o preconceito racial. Isto ainda é mais evidente tratando-se do índio, muitas vezes identificado como "o primeiro brasileiro.
 
*
No Brasil, o critério mais aceito, atualmente, é o da auto-identificação étnica.
Ou seja: é indígena um grupo de pessoas que se identifica como coletividade distinta do conjunto da sociedade nacional em virtude de seus vínculos históricos com populações de origem pré-colombiana (antes que Cristóvão Colombo chegasse à América).
Todo indivíduo que se reconhece como parte de um grupo com essas características e é pelo grupo reconhecido como tal pode ser considerado um índio. 
*
O preconceito não é algo “natural”, mas sim um comportamento aprendido. Uma das causas do preconceito é o fato de que percebemos o mundo através das grades de nossa cultura. 
 
Quando se fala em índio, a imagem que ainda se faz é de um indivíduo nu, ornamentado com penas e desenhos pelo corpo e que fica dizendo “uga!uga!”.Geralmente reconhecidos pela falta de “civilização”, de “cultura”.
*
-Populações que convivem diretamente com os índios muitas vezes o veem com extremo preconceito, já a população urbana o imagina de maneira simpática, mas como algo muito remoto.
- Índio que sai da aldeia abandona a própria cultura?
  
- A mídia incita o preconceito?
 
- Devido ao preconceito e a questões fundiárias, a violência contra o índio vem aumentando.
*
- A questão da produtividade indígena também é vista com preconceito. Muitos acreditam que os índios trabalham apenas para si e para a tribo a que pertencem e que por isso não são, de fato, “produtivos”, não merecendo assim uma aquisição maior de terras.
 
- Muitas pessoas também acreditam que o número ou o tamanho excessivo das áreas indígenas reduziria fortemente o estoque de terras para a agricultura, acarretando escassez de terra para os trabalhadores não-índios, o que agravaria ainda mais a pobreza no meio rural e incentivaria o êxodo para as cidades.
*
“Os brancos que fizeram esta lei consideraram os índios como incapazes por que eles não compreenderam que os índios são, na verdade, diferentes culturalmente. Ou seja, os índios são plenamente responsáveis de acordo com os seus próprios padrões. Mas na época em que se escreveu o Código Civil, os brancos acreditavam também que os índios seriam extintos e portanto, não precisariam de direitos para toda a vida. Na verdade, imaginava-se que os índios eram seres primitivos que iriam se educar, adquirir a cultura dos brancos até integrarem-se totalmente à sociedade brasileira, deixando portanto de ser índios.”
*
LEGISLAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
 Estatuto do Índio- 1973
 Princípios estabelecidos pelo velho Código Civil brasileiro (de 1916)
 Índios: "relativamente capazes“- deveriam ser tutelados por um órgão indigenista estatal até que eles estivessem “integrados à comunhão nacional”, ou seja, à sociedade brasileira.
 Garante alguns direitos temporariamente 
 Constituição de 1988
 Primeira a desconsiderar perspectivas integracionistas presentes nas constituições anteriores.
 O direito a terra passa a ser reconhecido como um direito originário e imprescritível. E proíbem-se as remoções de grupos indígenas de suas terras exceto em situações de risco. 
*
 Nos últimos 30 anos, os povos indígenas brasileiros intensificaram sua participação na vida política, aumentando, em consequência, o reconhecimento geral dos seus direitos.
 Ao considerar os direitos indígenas como direitos “originais”, a Assembleia Constituinte aceita o princípio de que os indígenas eram os proprietários originais das terras, e portanto, que seus direitos antecedem todo ato administrativo do governo. 
Além disso, a Constituição estabeleceu que o Ministério Público Federal deve defender os direitos dos indígenas perante os tribunais, e que os grupos indígenas podem, por si mesmos, promover ações judiciais.
*
PRINCIPAIS PROPOSTAS DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS (PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS - 1996)
Assegurar a participação das sociedades indígenas e de suas organizações na formulação e implementação de políticas de proteção e promoção de seus direitos. 
Demarcar e regularizar as terras tradicionalmente ocupadas por sociedades indígenas que ainda não foram demarcadas e regularizadas. 
Dotar a FUNAI de recursos suficientes para a realização de sua missão de defesa dos direitos das sociedades indígenas, particularmente no processo de demarcação das terras indígenas. 
*
·Implantar sistema de vigilância permanente em terras indígenas, com unidades móveis de fiscalização, com capacitação de servidores e membros da própria comunidade indígena. 
Reorganizar a FUNAI para compatibilizar a sua organização com a função de defender os direitos das sociedades indígenas.
Apoiar junto às comunidades indígenas o desenvolvimento de projetos auto-sustentáveis do ponto de vista econômico, ambiental e cultural.
*
QUESTÃO TERRITORIAL
Aspectos Históricos:
 1500 – cerca de 5 milhões de indígenas (80 milhões na América Latina)
 1990 – cerca de 400.00
Os indígenas foram perdendo suas terras e suas vidas com a invasão europeia.
 
A terra como fonte de vida 
Lei de Terras – 1850
Constituição de 1934, 1946,1967, 1988
Estatuto do Índio – 1973
 
Demarcação e autodemarcação das terra indígenas
Invasão e Violência
*
*
FUNAI – Fundação Nacional do Índio
Órgão do  governo brasileiro que estabelece e executa a Política Indigenista no Brasil, dando  cumprimento ao que determina a Constituição de 1988. 
É de competência da Funai a proteção das sociedades indígenas e de seus direitos, referentes à terras, preservação, educação e desenvolvimento. 
*
A luta pela cultura
Há ainda outros problemas que afetam os indígenas no Brasil: eles encontram-se espalhados por áreas distantes uma das outras., divididos em muitos povos que falam línguas diferentes e, geralmente, com poucos recursos materiais. 
Apesar disso, com a ajuda de seus aliados, os indígenas vêm obtendo novas conquistas; uma conquista recente foi a Lei nº 11645, de 2008, que torna obrigatório o estudo
da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, público e particulares de todo o Brasil.
*
Políticas federais de proteção aos índios
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO ÍNDIO (SPI) – criado em 1910, tinha por principal objetivo a proteção dos índios e a implementação de uma estratégia de ocupação territorial. 
A igreja deixou de ter exclusividade no trabalho de assistência junto aos índios, dando inicio a uma política de integração. Esse projeto reconhecia o índio como sujeito transitório, ou seja, prestes a ingressar na “civilização”.
*
Há mais de 20 anos, a maior parte dos índios de Roraima luta pela homologação da Raposa-Serra do Sol em área contínua, e não em ilhas, como querem os agricultores que invadiram as terras na década de 90 e que atualmente contam com o apoio de uma parte dos povos indígenas que ali habitam. Além disso, a existência do município de Uiramutã, criado em 1996, e cuja sede está na terra indígena é outro entrave no caminho da homologação.
A homologação em área contínua, é a última etapa de um processo que começa com estudos de identificação e delimitação do território. A Raposa- Serra do Sol, última grande Terra Indígena da Amazônia que aguarda reconhecimento, está pronta para ser homologada desde a edição da Portaria 820/98. 
*
*
Muitas vezes, associamos os índios a antigos estereótipos, como se ainda vivessem no passado, constituindo um povo preguiçoso, incapaz e inferior. 
É o caldo de cultura propício ao preconceito. 
*
(triste novo progresso dos nossos tempos...)
*
Mais um carregamento de madeira extraída ilegalmente, apreendido pelo Ibama 
*
Reportagem Revista Isto é (Abril-2005): 
“Índios no Poder”
“Aldeia fundada em 1971, palco de várias tragédias, é o primeiro município do Brasil governado por indígenas.”
CURIOSIDADE
Reportagem Revista Veja (Maio-2005)
“Uma Guerra sem vencedores.”
“Conflito em Roraima é obra do Brasil que, da ditadura para a democracia, mudou seu projeto amazônico.”
*
Foto(s): Valdir Friolin/ZH
“Índios agridem secretário na Capital
Beto Moesch enfrentou resistência ao remover casa construída no Morro do Osso”
(Notícia Jornal Zero Hora – 6 de junho de 2005)
Briga por território – Indígenas invadem área do Parque Natural do Morro do Osso e agridem o secretário municipal do Meio Ambiente.
Conflito atual:
*
*
Os Ashaninka constituem, sem dúvida, um dos povos indígenas mais numerosos da floresta tropical da América do Sul. São encontrados em inúmeros rios da selva amazônica.
Ashaninka (AC)
*
Conhecidos como Bororo Oriental, Orarimogodógu, Coroados ou Parrudos, habitam o Estado de Mato Grosso. Praticam os rituais da Furação de Orelha.
Bororo (MT)
*
Habitam as Terras Indígenas Kanela – Buriti Velho, no Maranhão, demarcadas, registradas e homologadas. Se autodenominam Apâniekra ou Ramkókamekra.
Gavião (PA)
*
Um dos primeiros povos indígenas a ter contato com os portugueses, sendo um dos mais populosos no Brasil. Na festa, são representados pela comunidade Rio Silveira, localizada em Berioga.
Guarani (SP)
*
Os índios Kalapalo vivem no Parque Indígena do Xingu, no Estado do Mato Grosso. Eles classificam seus rituais públicos em dois tipos: egitsu (eventos que envolvem a participação de convidados de outras aldeias alto-xinguanas) e undufe (rituais incluem apenas os membros de uma aldeia particular).
Kalapalo (MT)
*
Habitam a Terra Indígena do Paruqe do Araguaia na Ilha do Bananal, no Tocantins. Uma característica entre os Karajá é a diferenciação entre a fala das mulheres e crianças e a dos homens.
Karajá (TO)
*
Os Kuikuro são, hoje, o povo com a maior população no Alto Xingu. Eles constituem um sub-sistema carib com os outros grupos que falam variantes dialetais da mesma língua (Kalapalo, Matipu e Nahukwá).
Kuikuro (MT)
*
Os Macuxis vivem no extremo norte de Roraima e na Guiana. Sendo cerca de 19 no Brasil e 9,5 mil na Guiana Francesa.
Macuxi (RR)
*
Vivem na Terra Indígena Paresi, no Mato Grosso. Entre os Paresi, o futebol de cabeça é praticado durante grandes cerimônias. A bola utilizada nos jogos é fabricada com a seiva de mangabeira.
Paresi Haliti (MT)
*
Os Yanomami formam uma sociedade de caçadores-agricultores da floresta tropical do Norte da Amazônia cujo contato com a sociedade nacional é, na maior parte do seu território, relativamente recente.
Yanomami (RR)
*
Habitam o Parque Indígena do Xingu, localizado na região central do Brasil, no Estado do Mato Grosso. No local, existem 16 etnias, habitando 36 aldeias.
Yawalapiti (MT)
*
Habitam a parte sul da TI Rio Gregório. Essa terra indígena, localizada no município de Tarauacá, foi a primeira a ser demarcada no Acre, e ocupa a cabeceira deste afluente do Juruá.
Yawanawa (AC)
*
Os índios Ye´Kuana vivem no noroeste do Estado de Roraima e na Venezuela. Eles são agricultores, coletores e praticam a caça e a pesca, possuem ainda pequenos animais domésticos, especialmente cães e aves.
Ye´Kuana (RR)
*
Os índios Xavantes habitam cerca de 70 aldeias em oito áreas que constituem seu território, Serra do Roncador e pelos Rios da Morte, Culuene, Couto Magalhães, Boitivi e Garças no leste mato-grossense.
Xavantes (MT)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais