Buscar

redaçâo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Brasil: UMA HISTÓRIA QUE CONTINUA AINDA HOJE
O povo brasileiro é oriundo de muito sofrimento e luta por seus direitos. Brasil foi um território conquistado e explorado por estrangeiros, durante séculos. O que existia no Brasil eram multidões de pessoas, das mais diferentes etnias e credos, que, mesmo sem se darem conta, durante os séculos da colonização, começaram a formar o país, a nação, o Brasil de hoje. Já a expressão 'Povo' no Brasil, surge apenas no século XIX, em que, passa a ser o conjunto de indivíduos que habitam um território e que estão ligados pela sua origem, sua religião, sua língua ou por qualquer outro laço.
Depois do período regencial, nosso país passou por inúmeras organizações políticas, em que, havia exclusão de mulheres; de analfabetos(que era boa parte da população); a corrupção política; as fraudes eleitorais detonavam os vícios e a pequena participação popular no processo político brasileiro. Inúmeras revoltas surgiram por todo país. E ainda o Brasil passou pela república dos militares(período da Ditadura), em que, a tortura foi indiscriminadamente aplicada no Brasil, indiferente à idade, ao sexo ou à situação moral, física ou psicológica em que se encontravam as pessoas suspeitas de atividades subversivas, e ainda a censura tomou conta da imprensa e de diversas áreas de expressão artística.
Atualmente, nosso país passa novamente por novos conflitos, em prol de fazer valer os direitos e de acabar com a desigualdade e corrupção. Hoje temos como aliados desse movimento os meios de comunicação de massa (TV, redes sociais, internet em geral..), que são utilizados para impor uma visão de mundo, uma maneira de ver as "coisas" e de organizar as relações humanas.
Brasil: uma história que continua sendo escrita ao longo do tempo. Estamos, dia a dia, construindo nossa história e lutando por um país mais justo para todos os seus cidadãos. Cresce em nosso país o desejo de que ele seja mais digno, para que possamos nos orgulhar, cada vez mais, de sermos brasileiros.
O gigante acordou
Nos últimos meses, uma onda revolucionária, iniciada por jovens e que posteriormente ganhou a adesão popular, começou a se propagar em boa parte do território brasileiro, contando também com o apoio estrangeiro. As manifestações, que muitas vezes são encerradas com violência acarretadas por vândalos infiltrados, são ocasionadas por diversos fatores. No principio, as mesmas eram motivadas pelo descontentamento do povo com o aumento do preço das passagens de ônibus, mas, com o tempo, viraram uma luta contra os problemas sociais e a corrupção.
O governo de alguns estados, no inicio do mês de junho, anunciou o aumento das tarifas do transporte público em cerca de 10 a 20 centavos, dependendo da região. Esse acréscimo foi o que ocasionou o inicio das insatisfações dos cidadãos e depois de nomeada tal atitude como injusta, inoportuna e absurda, sendo que os transportes públicos não são de qualidade, o povo foi às ruas lutar por seus direitos. Contando com a ajuda das redes sociais o movimento ganhou força e popularidade, sendo que hoje muitas atitudes boas, como a limpeza por parte dos manifestantes da depredação de vândalos, e ilícitas, como a invasão do Instragam da presidenta Dilma, foram tomadas. 
Mas se engana quem pensa que toda essa onda revolucionaria é mantida apenas pelo desejo dá redução de centavos, ainda mais por que em alguns estados a tarifa já foi reduzida. A sociedade foi às ruas para pedir melhores condições de saúde, educação, não a PEC 37, que há poucos dias foi revogada, etc. E, além disso, o fim da corrupção, que segundo pesquisas, o Brasil perde cerca de 40 a 80 bilhões de reais com esse crime anualmente, recentemente intitulado como hediondo, sendo que esse dinheiro deveria ser destinado a benefícios á população.
Muitos desses protestos ocorridos no país sucederam de forma pacífica, entretanto na maioria deles o resultado foi dano ao patrimônio público, pois algumas pessoas acreditam que só serão ouvidas se o governo sofrer alguma degradação, e privado, confronto com a policia, que geralmente rende muitas pessoas machucadas e até mortes, etc. Uma forma para que esses protestos possam ocorrer, como a própria constituição as libera de acontecerem, e de serem realizados de maneira ordeira é haver uma parceria entre manifestantes e a policia a fim de tentar impedir a  ação de vândalos infiltrados nos protestos. Outra solução para satisfazer a população seria os governantes auscultarem os lideres dos movimentos e atender, conforme for possível, as solicitações dos mesmos. 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ironhidegames.android.kingdomrush
Como começar uma redação?
Tudo isso deve ser um processo muito rápido. Se você não for capaz de pensar em dois ou três argumentos – no mínimo – para a ideia, é porque ela não poderá ser bem articulada na sua redação.
A redação do Enem é um texto dissertativo argumentativo, então selecionar e entender quais são os seus argumentos é fundamental para saber como fazer uma boa redação.
Dica: Veja uma aula sobre argumentação grátis 
Introdução. E agora?
 Escreva a introdução por último. Todo texto dissertativo argumentativo precisa de 1) introdução, 2) desenvolvimento e 3) conclusão. A introdução é o primeiro contato (superficial) que o seu corretor terá com a redação. Por isso, você pode deixar para escrevê-lo quando terminar a dissertação.
O que precisa ter na conclusão? 
Na conclusão da sua redação do Enem, sempre proponha uma solução para o problema. Em alguns vestibulares, isso não é necessário, então algumas pessoas se esquecem. Mas um dos cinco critérios para avaliar a sua nota na redação do Enem é esta proposta. Ou seja, sem ela, você já pode perder 200 pontos.
E o título?
O título da redação deve ser curto e resumir o que foi abordado na sua redação. Mas não perca tempo com esta tarefa! Você pode entregar a redação do Enem sem título e não haverá desconto de nota.
Leia também: As matérias de Português que mais caem no Enem
Leia também: Aulas de Sociologia, para usar ótimas citações no seu texto
Leia também: Aulas de Filosofia, para ter ideias de citações para a dissertação
Saiba mais: Dicas para fazer uma prova dissertativa

Outros materiais