Buscar

Pq o cianeto mata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pq o cianeto mata
O cianeto é um sal inorgânico do ácido cianídrico.  
Cianetos possuem utilizações essenciais na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). Mas sem dúvidas esse composto químico ficou mais conhecido por levar à morte a várias pessoas ao longo da historia. Quando convertido a gas ele se torna incolor ele tem o poder de matar rapidamente se nalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. Pois ele bloqueia a cadeia respiratória.
A cadeia respiratória é uma sequencia de reações de oxirreduçao, envolvendo diversos carregadores de elétrons e transportadores.
E o cianeto tem uma grande afinidade pelo Fe3 + e n pelo f2+ ele se liga ao rapidamente ao ion férrico de um dos transportadores o citocromo c oxidase e bloqueia toda a cadeia e também a síntese acoplada de atp.
Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.
A vitima deve ser socorrida com urgência e receber inalação com nitrato de amila e intravenosa contendo nitrito de sódio e tiossulfato de sódio

Outros materiais