Buscar

Modelo de fichamento Marketing Enderson Amorim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
Modelo de Fichamento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
A coca-cola no facebook
Enderson Costa de Amorim
Trabalho da disciplina Marketing
 Tutor: Prof. Edmilson Jeronimo de Oliveira
Belém / PA 
2017
Estudo de Caso :
A COCA-COLA NO FACEBOOK 
REFERÊNCIA: DEIGHTTON. John; KORNFELD. Leora. HARVARD BUSINESS SCHOOL PUBLISHING, 06 maio de 2011.
O estudo de caso retrata a coca-cola nas mídias sociais, primeiramente é abordado a criação de uma página da coca-cola no facebook por dois fãs da marca (Sorg e Jedrzejewski), que a fizeram apenas para mostrar o quanto eram apaixonados pela bebida, entretanto, após três meses da criação da página, eles já tinham 1,2 milhão de seguidores, o que levou a empresa facebook a contactar a coca-cola afim de lhes mostrar que os dois fãs da marca estavam violando direitos de imagem da companhia. 
	A coca-cola é um refrigerante conhecido mundialmente e sem dúvida alguma é uma das bebidas mais populares do planeta, com um sabor conhecido e admirado por todos, possui fãs em diversas partes do mundo e a cada ano torna-se uma empresa bastante sólida e consolidada no mercado. A marca foi criada em 1886 por um farmacêutico de Atlanta, Geórgia. Possui um vasto mix de produtos e faturamentos altíssimos.
	Inicialmente a coca-cola possuía uma equipe interativa que estava focada na mídia por difusão, na qual fazia uso mais de recursos internos do que com agências de publicidades, fazendo uso de contratações de diretores de criação, onde desenvolveram comerciais premiados em diversos países. Com o advento das mídias sociais, a exploração de conteúdos criativos envolvendo a marca e seus produtos, foi vertiginosamente ampliada, o que levou à TCCC um novo mecanismo de divulgação e uma nova forma de interagir com os consumidores de seus produtos. Essa nova realidade tornou-se desafiadora não só para a Coca-cola, mas também para diversas marcas renomadas, como o texto cita, a Victoria Secret´s e Starbucks. 
Em 2011, uma pesquisa realizada no Facebook, demonstrou que 39% das pessoas que visitam ou seguem a marca nesta mídia social têm interesse em atualizarem-se quanto a 
novos produtos e respectivas promoções. Esses dados revelam a importância de utilizar a mídia social atendendo os interesses da empresa. Foi o que aconteceu no caso dos amigos Sorg e Jedrzejewski, citado inicialmente neste estudo de caso. Enquanto a Coca-cola estudava a melhor forma de lidar com o caso, um número expressivo de fãs se juntava a página, o que fez com que a companhia optasse por estreitar os laços de interesse com a dupla e buscar, conjuntamente, maneiras de desenvolver ainda mais esse meio de interação com os consumidores, proporcionando uma ampla interatividade e consequentemente melhorando ainda mais a sua forte imagem coma empresa global.
O estudo de caso mostra que em 2009, Coca-cola já era a segunda página mais popular no facebook. Posteriormente, a marca manteve-se no rol das páginas mais seguidas do facebook.
Interessante salientar que os produtos são divulgados por seus adeptos nas mais diferentes formas, algumas delas nem sempre tão positivas, como no exemplo do experimento realizado por Stephen Voltz e Grobe, onde jogavam pastilha “mentos” dentro de uma garrafa de Diet Coke com o objetivo de, através da reação química, simular um gêiser. Para a companhia, essa forma inusitada de utilização do seu produto não vista inicialmente com “bons olhos”, contudo, a proporção com que o vídeo foi repercutiu na rede virtual, levou a empresa à uma postura igualmente inovadora, convidando os fãs da bebida a enviarem vídeos mostrando como utilizavam a bebida. Essa, de fato, é uma reação condizente com a dinamicidade característica da nossa sociedade. Se outrora as divulgações seguiam um padrão correspondente em cada região, orientadas pelas idiossincrasias de cada lugar, atualmente tem-se um panorama bem participativo onde essas manifestações dos usuários nas mídias sociais são reflexos da adesão desses produtos no cotidiano dos indivíduos. Como afirmou o fundador do facebook, Mark Zuckerberg, “os próximos 100 anos serão diferentes para os anunciantes. Nos últimos 100 anos, a mídia foi imposta às pessoas, mas agora os negociantes tomarão parte da conversa”. 
Fonte: biblioteca da disciplina.
�

Outros materiais