Buscar

Modelo de fichamento Matemática Financeira Enderson Amorim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
Modelo de Fichamento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Demonstrações de fluxo de caixa: Três exemplos
Enderson Costa de Amorim
Trabalho da disciplina Matemática Financeira
 Tutor: Prof. Antônio Alexandre Lima
Belém / PA 
2017
Estudo de Caso :
Demonstrações de fluxo de caixa: Três exemplos 
REFERÊNCIA: JR. Willian J. Bruns; HERTENSTEIN. HARVARD BUSINESS SCHOOL PUBLISHING, 03 novembro de 1998.
O Estudo de Caso retrata sobre a importância do fluxo de caixa para uma empresa, ferramenta essencial onde há entradas e saídas de recursos financeiros ou dinheiro, em um determinado período de tempo de uma empresa, ou seja, fluxo de caixa é uma ferramenta empresarial que serve para controlar a movimentação financeira de uma organização.
O fluxo de caixa é a acumulação de ativos líquidos em um determinado período e, portanto, é um importante indicador da liquidez de uma empresa. É analisado por meio da demonstração do fluxo de caixa. O objetivo da demonstração dos fluxos de caixa é fornecer informações relevantes sobre o que a empresa tem para receber e para pagar durante um período de tempo.
As informações contidas no fluxo de caixa ajudam os gestores na tomada de decisão para avaliar a capacidade de uma empresa de gerar fluxos de caixa positivos; a avaliar a capacidade para cumprir as suas obrigações e entregar proventos em dinheiro; facilitar a identificação das necessidades de financiamento; identificar os itens que explicam a diferença entre o valor contábil líquido e o fluxo de caixa relacionado a atividades operacionais; e facilitar a medição e gestão do controle orçamental eficazmente.
O fluxo de caixa é de suma importância para a gestão de uma empresa, pois permite identificar de forma precisa quais serão os valores que deverão ser pagos e recebidos no fim das contas, ou seja, para saber qual será a diferença entre aquilo que será recebido e aquilo que será pago e consequentemente qual será o saldo.
Quando o saldo é negativo, significa que a empresa tem gasto mais do que aquilo que recebe, se por outro lado o saldo é positivo, a empresa está conseguindo cumprir com suas obrigações financeiras e tem sobrado dinheiro.
De acordo com a contabilidade, a origem dos fluxos de caixa de uma empresa está associada a 3 tipos de atividades de um ativo: operacional – refere-se ao fluxo de caixa gerado pelas operações de uma empresa, como por exemplo, receitas, custos, despesas administrativas; financiamento – Atividades de financiamento são as formas de obter recursos e repagá-los, como por exemplo, um empréstimo, um aporte de capital, pagamento de uma dívida, etc e investimento – Atividade de investimento são formas de a empresa alocar recursos em ativos que trarão benefícios futuros, como por exemplo, uma nova máquina num complexo fabril, capital de giro, pesquisa e desenvolvimento, a compra de outra empresa, etc. 
Outro tipo de fluxo de caixa muito recorrente em avaliação de empresas é o Fluxo de Caixa Livre. O fluxo de caixa livre é o fluxo de caixa gerado pelo ativo operativo da empresa, que está disponível para os acionistas e credores. Temos também o Fluxo de Caixa Descontado é usado para avaliar um projeto ou uma empresa inteira. Métodos de fluxo de caixa descontado determinam o valor atual dos fluxos de caixa futuros descontando desses uma taxa que reflete o custo de capital.
Por conseguinte, podemos concluir que o de fluxo de caixa é vital para toda e qualquer empresa, pois quando ele é elaborado seguindo todos os procedimentos corretos, a empresa consegue ter disponibilidade financeira, por outro lado se o mesmo não for elaborado de forma coerente, a organização terá saldo negativo e consequentemente mais gastos que podem levar à organização a falência. É de suma importância planejar corretamente o fluxo de caixa da empresa, é preciso saber dimensionar exatamente quanto dinheiro você terá disponível e se esses recursos serão suficientes para cobrir as suas despesas. Dessa forma, notamos que apesar do fluxo de caixa ser uma ferramenta de grande importância, muitas pequenas e médias empresas, não fazem uso desta ferramenta para a sua tomada de decisão, o que ocasiona, na maioria das vezes, no fechamento de suas portas com menos de 2 anos no mercado. 
Fonte: biblioteca da disciplina.
�

Outros materiais