Buscar

Resumo Cap. 48 - Bruno Hollanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Bruno Hollanda 2009.2	RESUMO FISIOLOGIA (GUYTON)	Cap. 48
 
Sensações Somáticas – Dor, Cefaléia e Sensações Térmicas
 A dor é classificada em dois tipos principais: dor rápida e dor lenta. A primeira é sentida dentro de 0,1 segundo após a aplicação de um estímulo doloroso, enquanto a segunda começa somente após um segundo ou mais, aumentando lentamente durante vários segundos e algumas vezes durante minutos. 
 A dor rápida também é descrita por meio de vários nomes alternativos, como dor pontual, dor em agulhada, dor aguda e dor elétrica. Este tipo de dor não é sentida nos tecidos mais profundos.
 A dor lenta também possui vários nomes como dor em queimação, dor persistente, dor pulsátil, dor nauseante e dor crônica. Este tipo de dor geralmente está associado a destruição tecidual, sendo percebida na pele e em quase todos os órgãos ou tecidos profundos.
I- Receptores Para a Dor e Sua Estimulação:
 Os receptores para a dor são terminações nervosas livres, que estão espalhados nas camadas mais superficiais da pele, bem como em certos tecidos internos como o periósteo, superfícies articulares, paredes das artérias etc.
 A dor pode ser desencadeada por vários tipos de estímulos, que são classificados como estímulos dolorosos mecânicos, térmicos e químicos. Em geral, a dor rápida é desencadeada por tipos de estímulos mecânicos e térmicos, enquanto a dor lenta pelos três tipos de estímulos. Algumas substâncias que excitam o tipo químico de dor são: bradicinina, serotonina, histamina, íons potássio, ácidos, acetilcolina e enzimas proteolíticas. Além disso, as prostaglandinas e a

Outros materiais