Buscar

Fichamento Gestão de Pessoas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Uma nota sobre o processo de Equipe
Aluna: Daniele Quintela
Trabalho da disciplina: Gestão de Pessoas
Prof.ª Beatriz Acampora
Salvador-BA
2018
Estudo de Caso: 
 Uma nota sobre o processo de Equipe
REFERÊNCIA: Harvard Business School. 407 -P02. October 4, 2011
A diferença de uma equipe para um grupo de pessoas é claramente identificada no momento em que cada componente, traz consigo seus próprios objetivos e expectativas para dentro da equipe, fazendo assim com que haja coletivismo, empenho com o objetivo final da equipe. Vale lembrar que cada indivíduo possui papel importante dentro da equipe, leva consigo seus conhecimentos e experiências, trocando em si situações vivenciadas, para no final, o objetivo da equipe seja alcançado com êxito. 
Principais diferenças entre Equipe x Grupo:
1 - Tomada de Decisão;
2 - Participação ativa de todos os componentes;
3 - Influência dos membros sobre os demais;
4 - Conflitos construtivos.
Tomada de Decisão:
Por se tratar de um processo cognitivo, e tópico é importantíssimo, quando se fala sobre gerenciamento de equipe. Pois é através dele que será escolhida uma opção dentre várias alternativas. Esse papel é um dos mais importantes para a função do líder, dependendo a decisão tomar, pode-se alcançar o sucesso ou grandes problemas dentro da organização.
Muitas das vezes a tomada de decisão pode ser simples ou mais complexa tudo vai depender qual foco a ser alcançado, por este motivo é essencial que o problema primeiro seja identificado, analisado com cautela, a fim de definir os critérios para escolher a melhor decisão.
Participação ativa de todos os componentes:
A participação é de extrema importância dentro de uma equipe, isso porque dentro de grupos, é notória a diferença na participação de tomada de decisões, já dentro de uma 
equipe, isso deve ser claramente diferente. Todos devem e precisam participar de forma especial, o pensamento de todos deve ser visto de forma única, pois este pode de uma forma melhor o processo que não vai bem.
O gestor precisa intensificar o trabalho de desenvolvimento individual de cada componente da equipe, em especial aquele que são mais retraídos em colocar seus pensamentos em público, pois este precisa sentir-se parte fundamental da equipe, e que independente se sua idéia se aceita ou não, ele precisa contribuir diretamente com o Time. 
Influência dos membros sobre os demais:
Seu significado é bem categórico: “Ação que alguém ou algo tem sobre outra coisa”. Visando o lado empresarial a intervenção de um líder tem papel fundamental para o equilíbrio da equipe. Seja numa reunião, A participação de todo é fundamental, mas claro que momentos de intervenção são fundamentais para o bom andamento do negócio. O líder precisa ter cuidado para que determinadas influências, não prejudique a equipe num todo. Todos têm o papel de opinar, mas esse ponto precisa ser criteriosamente acompanhado pela gestão, de forma coerente, que não impeça os demais de se reprimir e não participar.
 
Conflitos construtivos:
O texto defende claramente o conflito entre os integrantes da equipe de forma positiva conflitos esses que sirvam exclusivamente para o bom andamento do negócio. Discussões e questionamentos, onde cada um exponha seu ponto de vista de forma eficaz para que o objetivo da equipe seja alcançado. Cabe ao gestor ter atenção para que tais conflitos não sejam afetivos e acabe arruinando toda estrutura da equipe. O foco deve ser apenas, melhoria dos processos, buscar solucionar problemas. 
CONCLUSÃO:
 O trabalho em equipe não é fácil devido à grande diversidade de profissionais envolvidos. Conforme o estudo de caso, para melhor avaliar o processo de equipe, é necessário avaliar alguns pontos importantes, para tornar uma equipe de sucesso. 
Metas claras de desempenho, utilização máxima de talentos e pontos de vista, diversidade com integração, responsabilidade mútua, estratégias firme e rigorosa de tomada de decisão, processos de solução de conflitos e processos de auto-análise para aprendizagem contínua.
 Com foco e dedicação, é possível sim desenvolver equipes de sucesso e futuros gestores.
( Meta s claras de desempenho; 
( Utili zação máxima de talentos e pontos de vista; 
( Diversidad e com integração; 
( Resp onsabilidade mútua; 
( Estrat égias firmes e rigorosas de tomada de decisão; 
( Proce ssos de solução de conflitos; 
( Proce ssos de auto-análise para aprendizagem contínua; C	
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes