Buscar

PF 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA FINAL 1 MARLOS 2009.2
1)A secreção de insulina sozinha causa hipoglicemia? Pq?
Em condições normais, não. A secreção de insulina está compativel com o nível de glicose sanguinea, sempre buscando os niveis normais desta. Também há o mecanismo de down-regulation, que ameniza possíveis quantidades elevadas de insulina, evitando a hipoglicemia. 
2)Descreva os mecanismos hormonais autócrinos, parácrinos e endócrinos
Autócrinos → Secretados por células no liquido extracelular e afetam a função das próprias células que os produziram, se ligando à receptores da superfície dessas.
Parácrinos → Secretados por células no líquido extracelular e afetam células vizinhas, de um tipo diferente.
Endócrinos → Secretados por glândulas ou células especializadas na corrente sanguínea, influenciando a função de células distantes, que possuam receptores para os determinados hormônios.
3)Descreva a regulação das secreções gástricas
Secreção ácida → Secretada pelas células parietais ou oxínticas do estômago. Seu controle se dá principalmente pela gastrina, produzida pelas células G, que atuam estimulando fortemente as células semelhantes às enterocromafins (ECL), cuja função primária é secretar histamina. Essa histamina secretada estimula as células parietais à secretar Hcl ( taxa de Hcl secretada é diretamente proporcional à taxa de histamina secretada). Também pode ser estimulada por acetilcolina proveniente das terminações nervosas vagais e por outras substancias secretadas pelo sistema nervoso entérico.
Secreção enzimática → Secreção de pepsinogênio pelas células pépticas das glândulas gástricas. Ocorre em resposta à estimulação dessas células pela acetilcolina do plexo mioentérico. O Hcl também estimula a secreção enzimática mas de forma indireta, amplificando os sinais nervosos para as células pépticas, ou seja, a secreção de pepsinogênio é fortemente influenciada pela quantidade de ácido no estômago.
4)Descreva a regulação das secreções pancreáricas
A regulação da secreção pancreática se deve, principalmente a três fatores: acetilcolina (das terminações vagais parassimpáticas), colecistocinina (CCK – secretada pelas células I do duodeno e jejuno superior em resposta à presença de alimento no intestino delgado) e secretina (secretada pelas células S duodenais e jejunais em resposta à entrada de alimentos muito ácidos no intestino). A acetilcolina e a CCK estimulam as células acinares do pâncreas a produzirem grande quantidades de enzimas digestivas pancreáticas, enquanto a secretina estimula a secreção de grande volume de solução aquosa de bicarbonato de sódio pelas células epiteliais do ducto pancreático. Vale ressaltar que os diversos estímulos potencializam uns aos outros, sendo a secreção pancreática, normalmente, resultante da ação de todos eles, e não somente de um só.
5)Discuta o mecanismo de vigília
Quando o centro do sono não está ativado, os núcleos mesencefálico e ativador reticular pontino superior são liberados de sua inibição, o que permite que os núcleos ativadores reticulares se tornem espontaneamente ativos. Isso excita tanto o córtex cerebral quanto o sistema nervoso periférico, que mandam sinais de feedback positivo para o mesmo núcleo ativador reticular, ativando-o ainda mais. Com isso, após o despertar, este tem uma tendência natural de se manter sozinho, através desses sinais de feedback positivo.
6)As vias aferentes e eferentes do cerebelo
As principais vias aferentes do cerebelo são: a via corticopontocerebelar, a via olivocerebelar, fibras vestibulocerebelares e fibras reticulocerebelares.
Também podemos citar as vias espino-cerebelares dorsais e ventrais, as fibras espino-reticulares e as fibras espino-olivares.
Possuindo três núcleos profundos, o cerebelo possui três vias eferentes principais:
Associada ao equilíbrio e núcleos vestibulares.
Associada à zona intermediária e ao núcleo interpósito, ajuda a coordenar as contrações recíprocas dos músculos agonistas e antagonistas nas porções periféricas dos membros, especialmente dedos.
Uma via que começa no córtex da zona lateral do hemisfério. Esta via tem importante papel na coordenação das atividades motoras seqüenciais iniciadas pelo córtex cerebral.

Outros materiais