Buscar

AD1 Administração Municipal Bruna Moreira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/2º
Disciplina: Administração Municipal
Coordenador da Disciplina: Marcos Antônio da Silva Batista
 
Aluno (a): Bruna Silva dos Santos Moreira Mat 14215060340
 Pólo: Saquarema
Responda às questões abaixo:
 
1 – Quais são as principais funções da Câmara Municipal?
 
 - Função legislativa: elaboração das leis e normas genéricas e abstratas sobre matérias de competência exclusiva do município
 - Fiscalização: exercício do controle da administração municipal, as ações do prefeito e a correta execução e controle sobre o orçamento.
 - Julgadora: julga possíveis irregularidades e infrações político-administrativas cometidas pelo prefeito, vice-prefeito e vereadores.
 - Administrativa: limita-se a organização dos assuntos internos, elaboração do regimento interno, controle de seus serviços auxiliares e administração de pessoal.
 
2 – Comente algum caso de irregularidade na Administração Pública por parte de algum Prefeito destacando a medida que foi tomada para tal. Como se elenca na parte “Responsabilidades do Prefeito” na Aula 2.
 Uma auditoria realizada pelo Ministério do Trabalho na Prefeitura de Tremembé, no interior de São Paulo, encontrou irregularidades na contratação de cerca de 240 funcionários autônomos da administração pública, além de casos de assédio moral e excesso de horas extras feitas pelos guardas municipais na cidade.
https://goo.gl/i9nRj6 (visualizado em 11/08/17)
 A reportagem acima datada de 03/12/13 no G1 retrata as irregularidades praticadas pela administração municipal quanto à obediência de uma premissa básica de competência municipal, afetando a moralidade administrativa. Infelizmente temos presenciado com frequência cada vez maior o uso da máquina pública para satisfação pessoal de agentes políticos. As relações entre administrações municipais e servidores públicos se fragiliza ante uma crescente prática de contratação em desrespeito a princípios constitucionais da administração pública. Servidores públicos devem ter a finalidade de bem assistir à população e não subordinar-se a uma prática de subserviência aos agentes políticos sob
Na Prefeitura de Tremembé, interior de São Paulo, foi encontradas irregularidades na contratação de cerca de 240 funcionários autônomos da administração pública, assim como assédio moral e excesso de horas extras feitas pelos guardas municipais da cidade. Ao ser questionada pelo assunto a prefeitura reconheceu há problemas na contratação de funcionários autônomos e também no horário de trabalho dos guardas municipais, porém nega qualquer denuncia de assédio moral. Quanto as medidas para solução do problema, diz a prefeitura que, está sendo estabelecido um convênio que absorverá grande parte do número do Recibo de Pagamento Autônomo. Além disso, as contratações agora serão feiras por processo seletivo; e as soluções para os outros problemas apontados estão em andamento.
.
3 – Das 28 premissas apresentadas na aula 1, na parte “As Competências do Município”, escolha uma para fazer um estudo de caso comentando criticamente o funcionamento dessa competência do município na cidade onde mora. (mínimo de 10 linhas).
 Em Maricá temos acompanhado uma melhoria nas vias públicas. As vias urbanas que sempre careceram de sinalização e fiscalização, tem passado por melhorias em suas estruturas. Placas e equipamentos de sinalização danificados estão repostos, vias esburacadas estão sendo reparadas. A guarda municipal, ainda tem carência de pessoal, mas há promessa de aumento de contingente. 
Ainda há o que melhorar, mas há de se concordar que é um começo e além disso há de se mostrar algum serviço visto que recebem um royalties bem generoso.
4 – Fale sobre os benefícios de cada tipo de relação entre governos: a cooperação vertical (entre o Município e outra esfera de Governo) e a cooperação horizontal (intermunicipal).
 Cooperação vertical: consolidam-se as relações intergovernamentais, criando-se mecanismos para a operacionalização da federalização no que diz respeito a distribuição de 
de verbas descritas na constituição federal e estadual, além do desenvolvimento técnico- administrativo e político-institucional. Dessa forma, problemas comuns são equacionados de maneira conjunta. 
 Cooperação horizontal: os municípios buscam de forma conjunta resolver problemas de suas competências, articulando-se na viabilização de prestação de serviços, racionalização das atividades e organização das administrações municipais. Os consórcios públicos demonstram bem as vantagens dessa cooperação entre municípios na busca de soluções para seus problemas comuns.
5 – Apesar de haver planos obrigatórios de curto, médio e longo prazos que o Município deve elaborar, o planejamento estratégico começou a ser utilizado pelos municípios brasileiros a partir dos anos 1990. Qual a importância deste processo na Administração Municipal.
 Trata-se de um processo contínuo na busca da otimização nas relações entre organização e ambiente. No caso dos municípios assume papel relevante frente às rápidas mudanças nos cenários político, econômico e social que a dinâmica do mundo moderno nos impõe. Um plano estratégico permite o acompanhamento das ações, realimentando-o e permitindo fazer frente e readaptar suas ações ao cenário que se apresenta, possibilitando a correção de falhas. 
 
 
Boa prova!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais