Buscar

Exercicios sobre o Metodo do conhecimento em Marx

Prévia do material em texto

Grupo 4. 
Quais as implicações do entendimento sobre "consciência e essência" para o método proposto por Marx para construção do conhecimento científico?
Para Marx o homem é um ser social e histórico e o que leva esse homem a transformar a natureza é a busca da satisfação de suas necessidades que estão, sempre, em processo de mutação. A noção da constituição do homem como ser histórico e social que no processo de sua relação com a natureza transforma-a, satisfazendo e criando necessidades materiais e, assim, transformando-se e criando a si próprio, carrega consigo a concepção de que não há uma essência humana dada e imutável, ou, em outras palavras, a concepção de que a natureza humana é construída historicamente e, em consequência, que o mundo, as instituições, a sociedade, a própria natureza também não tem uma essência dada, também se constituem historicamente.
O que determina a consciência é o ser social, que adquire, assim, primazia sobre a consciência. Marx parte do suposto que o conhecimento é determinado pela matéria, pelo mundo que existe independentemente do homem. A consciência é, portanto, em todas as suas formas, uma atividade voltada para a apropriação da Natureza.
 Desse modo, o conhecimento pressupõe que o homem deva existir como sujeito real, que aprenda a ver, a sentir, isto é, a captar o mundo sensível e abstrair suas conexões. Em seguida, na forma da linguagem humana, da universalidade da consciência, tal como se fixou na linguagem, o homem deve dar uma articulação estável aos fenômenos, de acordo com a própria estrutura que é dada na linguagem, isto é, na consciência social materializada.

Continue navegando