Buscar

QUESTÕES PARA REVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES PARA REVISÃO
1. Elabore uma definição para arranjo físico.
Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume de transporte de materiais no fluxo produtivo de uma fábrica.
2. Por que o estudo de arranjo físico é importante? O que pode acontecer se for preciso modificar um arranjo físico mal elaborado?
É importante pois poderemos customizar o espaço de produção de modo a ganhar agilidade e obter melhores resultados . se o arranjo físico já existe e precisa ser alterado, geralmente o processo de produção precisa ser interrompido. 
3. Cite e comente pelo menos três princípios básicos para a elaboração de um arranjo físico.
Arranjo físico por produto, as máquinas ou estações de trabalho são posicionadas de acordo com a seqüência de montagem do produto
Aarranjo físico por processo, agrupa em uma mesma área, todos os processos e equipamentos do mesmo tipo e função.
Arranjo físico celular, A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula,máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro.
4. Qual o tipo de arranjo físico necessário para a realização de serviços de auditoria?
Justifique sua resposta.
Arranjo físico por processos , pois o auditor precisará conhecer todos os processos para executar a auditoria.
5. Por que a complexidade de controle e supervisão é elevada em um arranjo físico por posição fixa?
porque depende de alto custo e mão de obra especializada pois o produto em elaboração permanece estático e os recursos de transformação e operações necessárias se deslocam ao seu redor. Exemplo: construção de um prédio ou um tratamento dentário.
6. Por que o arranjo físico por produto permite a produção em massa com grande produtividade?
arranjo físico por produto as máquinas ou estações de trabalho são posicionados de acordo com a seqüência de montagem do produto. Este tipo de arranjo apresenta alta produtividade
7. O que você faria para aliviar a monotonia e o estresse comumente gerados pela linha de produção?
Almentaria a carga horaria de produção e dividiria em turnos distintos o quadro de funcionários mesclando a função de cada funcionario sem prejudicar sua especialidade. Faria um balanceamento de linha
8. O que é balanceamento de linha? Por que ele é importante?
O balanceamento da linha de produção consiste na atribuição de tarefas às estações de trabalho que formam a linha de forma que todas as estações demandem aproximadamente o mesmo tempo para a execução da tarefa. Isto minimiza o tempo ocioso de mão-de-obra e de equipamentos. Em uma linha de produção, o trabalho flui de uma estação para outra
9. A capacidade de produção de uma linha de produção é dada pela capacidade disponível dividida pelo tempo de ciclo. O que é tempo de ciclo?
É o tempo que uma linha de produção demora a montar uma peça. Ou seja, é o tempo máximo permitido para cada estação de trabalho antes que a tarefa seja passada para a estação seguinte.
10. Qual o tempo de ciclo mínimo possível em uma linha de produção? Por que isto acontece? Como podemos fazer para diminuir este tempo de ciclo mínimo?
tempo de ciclo mínimo será igual ao tempo necessário para a execução da tarefa individual mais demorada. Levantar o tempo padrão para cada um dos elementos de trabalho, por meio de criteriosa cronoanálise.
11. O que representa o índice de ociosidade em uma linha de produção?
trata-se de tempo ocioso, que pode e deve ser medido e controlado. O percentual de tempo ocioso na linha de produção é dado pela soma dos tempos ociosos de todas as estações que tiverem carga de trabalho inferior à maior carga destinada a uma estação, dividida pelo tempo total de trabalho sobre o produto, que é dado pelo número de estações de trabalho multiplicado pelo tempo de ciclo
12. Qual a diferença entre índice de ociosidade e grau de utilização de uma linha de produção?
grau de utilização representa o quanto da mão-de-obra e dos equipamentos disponíveis na linha de produção estão sendo utilizados. É o complemento do índice de ociosidade para atingir 100%
13. Por que o arranjo físico por processo é mais flexível que o arranjo físico por produto?
O arranjo físico por processo agrupa, em uma mesma área, todos os processos e equipamentos do mesmo tipo e função Enquanto por produto as máquinas, os equipamentos ou as estações de trabalho são colocados de acordo com a seqüência de montagem, sem caminhos alternativos para o fluxo produtivo.
14. Por que a elaboração da programação da produção representa sempre um problema nos arranjos físicos por processo?
Porque nem sempre temos a disposição todos os componentes necessários para realização da montagem por processo.
15. Por que o arranjo físico por processo apresenta maior movimentação de materiais quando comparado com uma linha de produção?
Em uma linha de produção entra somente as peças necessárias para a produção do produto em questão , enquanto em processos temos que ter todos os materiais disponiveis para a realização do processo ex.: Soldar , cortar , prensar , furar , pintar , embrulhar , colocar na caixa , expedir .
16. O que é área projetada, área de operação, área de circulação e corredores de passagem em um arranjo físico por processo?
área projetada (Sp): é a área correspondente à projeção ortogonal do contorno do equipamento em relação ao piso da fábrica. área de operação (So): corresponde à área estritamente necessária para que o trabalhador possa operar o equipamento de forma segura e eficiente.
área de circulação (Sc): além da área de operação, será necessário prever uma outra área para permitir a circulação do fluxo de produtos, pessoas e materiais da operação produtiva
Corredores de passagem: são áreas destinadas à circulação comum de pessoas, materiais e veículos que não fazem parte direta do fluxo de produção.
17. Por que o arranjo físico celular proporciona maior satisfação no trabalho?
É mais fácil organizar o entrosamento entre os funcionários de uma mesma célula.
18. Cite algumas vantagens e desvantagem do arranjo físico de sua sala de aula.
Desvantagens Posicionamento das luminarias, Repartição de salas,
Vantagens - Sempre a ultima fileira onde sento está próxima da porta de saída.
QUESTÕES PARA REVISÃO
1. Esclareça a seguinte afirmação: “o sistema de custos da empresa não
pode custar mais que o custo apurado”.
R: Quanto maior o grau de detalhamento, via de regra, mais caro se torna o sistema de custos. O sistema de custos não pode ser mais caro do que o custo que ele está controlando. O grau de detalhamento e precisão do sistema é uma decisão de custo do sistema versus benefício gerado. 
2. Defina e dê exemplo de gastos, custos e despesas.
R: Gastos: qualquer sacrifício financeiro, realizado em um determinado período, para a fabricação de um produto (produto = bens + serviços). Os gastos são representados por custos, despesas e investimentos. Exemplo: gastos com honorários da diretoria, gastos com mão-de-obra, gastos com material, gastos com manutenção, gastos com compra de ativo imobilizado etc. 
Custos: valor de todos os insumos utilizados na fabricação de um produto (bem + serviço). Exemplo: matéria-prima, mão-de-obra direta e gastos gerais de fabricação.
Despesas: valor de todos os gastos não diretamente relacionados à fabricação do produto, consumidos em determinado período. São exemplos de despesas em uma organização: salários do pessoal administrativo, despesas com marketing, aluguel da filial de vendas, pró-labore da diretoria, despesas com frete para entrega do produto acabado etc. Obs: o frete de matéria-prima é incorporado ao custo da matéria-prima. Assim, este tipo de frete é considerado como custo.
3. Quais são os objetivos dos atuais sistemas de custos em uma organização?
Planejamento e controle das atividades empresariais. Avaliação de inventários e determinação de resultados. Tomada de decisão. Melhoria dos processos e eliminar desperdícios. Atendimento a exigências contábeise fiscais.
4. Quais as simplificações consideradas para o cálculo do ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio serve para calcular o volume de negócios que a organização deve realizar para atingir o equilíbrio, ou seja, não ter lucro nem prejuízo. 
Simplificações: 
a) os preços de venda são constantes para qualquer nível de atividade;
b) todos os custos podem ser classificados como sendo fixos ou variáveis;
c) os preços das matérias-primas e insumos também permanecem constantes para qualquer volume de compras;
d) durante o horizonte de planejamento, não haverá mudanças na política administrativa, no processo produtivo, na eficiência de homens e máquinas, nem no controle de custos;
e) no caso de empresas que produzem mais de um tipo de produto, a participação total dos produtos na receita é antecipadamente conhecida;
f) todos os produtos fabricados são vendidos.
5. Que decisão você tomaria com relação ao exposto na caixa “Uma decisão de última hora”? Justifique sua decisão.
Essa é uma resposta pessoal, de um quadro que tem no livro. Minha decisão é que venderia sim, por causa do custo variável abaixar por causa da tamanha produção.

Continue navegando