Buscar

Apresentação1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1ª Questão: Conceitue e exemplifique os termos abaixo:
a) Validade: o grau em que diagnostico reflete a real condição do paciente. Ex resultado de um exame.
b) Confiabilidade: consiste nos resultado quando o diagnostico e repetido.ex,o exame dar correto varias vezes. 
c) Eficiência: e a capacidade de alcançar o efeito esperado ou desejado através de uma ação, ou seja, a realização de um trabalho certo. Ex levar em consideração custo beneficia, laboratório publica/particular a metodologia usada.
d) Efetividade: e fazer a coisa que tem que ser feita e certa, ex um exame de urina coletado em uma mulher que não fez higiene pessoal, o resultado vai ser efetivo mas não com resultado eficaz.
e) Eficácia:fazer tudo na pratica conforme a teoria.ex
f) Epidemia: quando a doença e caracterizada apenas por uma parte da população e e temporária. Ex quando tem caso conjuntivite.
g) Enidemia: doença localizada em um determinado local, não se espalhando para as outras comunidades, chamadas de faixas endêmicas, porém continuas.
Ex.: A dengue, que não se espalha para outras regiões, a não ser aquelas que contém o mosquito transmissor
h) Surto epidêmico: É uma ocorrência epidêmica em lugares estritamente limitados, como: escola, quartel, apartamentos, etc.
Ex.: "Maria tifosa" ( é uma doença causada pela bactéria salmonela)
i) Pandemia: é uma epidemia que atinge grandes proporções, como países e continentes, causando inúmeras mortes destruindo cidades e regiões inteiras.
Ex.: A aids que matas milhares de pessoas no mundo e não tem cura.
2ª Questão: Defina epidemiologia. é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição que a epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública.
3ª Questão: Apresente 05 (cinco) usos da epidemiologia 1-diagnostico situação da saúde,2-planejamento e organização de serviços, 3-aprimoramento na descrissao do quadro clinico da doenca, 4- identificação da síndrome e classificação da doenca, 5-
4ª Questão: Diferencie a epidemiologia do passado e a atual. a do passadofocava as doenças da época que era rubéola, malária e outros, já atual ela foca as doecncas na nossa época como e o caso diabetes, hipertencao e outros e também qualidade de vida.
5ª Questão: A epidemiologia pode ser dividida em diversos grupos. Cite 02 (dois) exemplos onde encontramos divisões na epidemiologia.
6ª Questão: O que é indicador de saúde? Cite 02 (dois) exemplos. indicadores de saúde são variáveis que servem para medir as mudanças na situação de saúde, uma variável, portanto, susceptível de mensuração direta que reflete o estado de saúde das pessoas numa comunidade, enquanto que índice de saúde é uma indicação numérica do estado de saúde de uma população derivada de uma fórmula composta especificada. ex indicadores de mortalidade e morbidade
7ª Questão: Ao realizar um estudo descritivo devemos responder 06 (seis) perguntas básicas. Pense em um problema de pesquisa e responda de forma sucinta cada uma delas .quando,onde, quem, o que, porque
8ª Questão: Diferencie e exemplifique incidência de prevalência.
Incidência é o número de casos novos numa determinada população durante um determinado espaço de tempo.ex a dengue é uma doença aguda com alta incidência no Brasil, pois surge 1 novo caso a cada mil habitantes.
Prevalência é o número total de casos existentes numa determinada população durante um determinado espaço de tempo.ex hipertensão arterial é uma doença com alta prevalência, pois trata-se de uma doença crônica que uma fez estabelecida é incurável. Sua prevalência é alta, porque no Brasil existem 3 casos para cada 10 habitantes.
9ª Questão: Existem 04 (quatro) tipos clássicos de Curvas de Nelson Morais. Quais são e quais suas principais características? Ninel I muito baixo Nivel II baixo Nivel III regular Nivel IV elevado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais