Buscar

av2 análise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	FATIMA PINTO GOMES
LUCIO MENEZES VALENTIM
	Turma: 9187/KK
	Nota da Prova: 2,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 10:30:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201401665499)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Só agora, decorrido tanto tempo humano, posso, finalmente, contestar as acusações contra mim feitas pelo meu ex-marido, o Dr. Bento Santiago. E fazê-lo, porque, nestas paragens que ora habito, aprendi, com meu irmão Brás Cubas, as artes da narrativa além-tumular. Ficamos amigos, ele, eu e o senhor Quincas Borba, o filósofo, um homem extraordinário, não tão louco como alguns pensam e escreveram. Afinal, somos criaturas da mesma pessoa, diante de quem, confesso, fico dividida, talvez pela força da ambiguidade do seu texto: ao mesmo tempo que o admiro, há um lado meu que o rejeita. Ele é o grande responsável por tudo o que me aconteceu. Devo-lhe minhas tristezas, minhas alegrias; devo-lhe a fama que, modéstia à parte, acabei granjeando. Mas a ele coube também a construção da imagem negativa que me foi atribuída. A ele e, a bem da verdade, a uns tantos críticos de nomeada que se debruçaram sobre a minha história; alguns dentre eles me tiveram por frívola, outros, felizmente, nunca aceitaram a palavra do filho de D. Glória. Sou-lhes grata, ao fim e ao cabo, do fundo do meu coração." (PROENÇA FILHO, Domício. Capitu Memórias Póstumas. Rio de Janeiro: Artium, 1998, p. 13).
Trata-se do primeiro capítulo do romance. O que chama a atenção, em todo o livro, é a capacidade de dialogar com o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis. Dentre as alternativas, reconheça a que melhor explica os recursos argumentativos que a narradora - Capitu - se utiliza para convencer o leitor de que não era adúltera:
		
	
	a) A mesma precisou de um tempo, depois de falecida, para angariar forças em prol de sua defesa.
	
	b) A mesma precisou tornar-se amiga de outro personagem - Brás Cubas -, para com ele elaborar um plano de defesa das acusações.
	
	c) A mesma precisou das orientações do filósofo Quincas Borba, tendo em vista a lucidez das opiniões deste, que contribuiu sobremaneira para a sua defesa.
	 
	d) A mesma aponta que deve tudo ao autor, as alegrias e as tristezas, principalmente estas, haja vista a acusação que sofreu por toda a vida.
	 
	e) A mesma se refugia em alguns críticos, a quem agradece, por nunca terem acordado das acusações de Bentinho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401675696)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 A casa (Vinícius de Moraes)
Era uma casa muito engraçada:
Não tinha teto, não tinha nada.
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão.
 
A palavra "PORQUE" que liga os dois últimos versos estabelece o tipo de coerência chamado de:
 
		
	 
	sintática
	
	semântica
	
	pragmática
	
	estilística
	
	ortográfica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401682725)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o fragmento abaixo e identifique o respectivo gênero textual utilizado:
Uma Galinha (Clarice Lispector)
"Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio. Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou - o tempo da cozinheira dar um grito - e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida, a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado. (...)"
		
	
	Propaganda.
	
	Carta.
	 
	Crônica.
	 
	Conto.
	
	E-mail.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401682749)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o parágrafo abaixo com atenção e em seguida marque a opção que corresponda ao seu tópico frasal. "Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro. As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo. Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional." In.: ASSIS, Machado de. Instinto de nacionalidade.
		
	 
	Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade.
	
	Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.
	
	As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão.
	
	Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo.
	
	Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401675451)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que uma metáfora é construída a partir de uma comparação implícita. Assinale a alternativa que exemplifica essa afirmação:
		
	
	João é muito forte.
	 
	João é forte como um touro.
	 
	João é um touro.
	
	João é o rapaz mais forte que conheço.
	
	João é forte, logo pode ser comparado a um touro.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401673066)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em nossa primeira aula, vimos que a língua portuguesa também é falada em outros países mundo afora. Por isso, podemos afirmar que uma mesma língua pode ter muitas nuances, dentro de sua ampla comunidade de falantes. Essas diferenças vocabulares, fonológicas e mesmo estruturais correspondem:
		
	
	ao hipertexto.
	 
	à variação.
	
	aos idioletos.
	 
	à linguagem.
	
	ao uso.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401683010)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados de acordo com a lógica do autor. Mas esse entrelaçamento não deve ser feito de qualquer maneira, pois um texto, para possibilitar o entendimento, deve ser claro. Essa qualidade está relacionada diretamente aos elementos coesivos, responsáveis por promover a ligação entre as partes. Qual das opções não é um tipo de coesão?
		
	 
	Lexical
	
	Gramatical.
	
	Temporal.
	
	Por conexão.
	 
	Dialogal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401446872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo estudos do texto, um amontoado de frases não caracteriza um texto, sendo assim,é necessário que haja conexões coerentes entre as frases, entre as informações. A partir desta noção, selecione a opção que apresenta as conexões adequadas entre os elementos.
		
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar SECRETÁRIOS.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar PROFISSIONAIS INCAPACITADOS.
	 
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar BONS PROFISSIONAIS.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar AGRICULTORES.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar ALUNOS.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401683086)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O compositor Adoniram Barbosa fala em suas canções de alguns tipos populares que habitavam bairros italianos de São Paulo no século XX. Observe um trecho de uma de suas canções mais famosas:
Saudosa maloca Si o senhor não "tá" lembrado/ Dá licença de "contá" /Que aqui onde agora está Esse "edifício arto"/ Era uma casa véia Um palacete assombradado/ Foi aqui seu moço /Que eu, Mato Grosso e o Joca/ Construímos nossa maloca/ Mais, um dia /Nóis nem pode se alembrá /Veio os homi c'as ferramentas /O dono mandô derrubá / Peguemos todas nossas coisas/ E fumo pru meio da rua /Apreciá a demolição [...] (http://letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/).
A partir do fragmento transcrito acima, responda: Pela linguagem, qual é o provável perfil sócio-econômico e cultural do locutor e seus amigos?
		
	
Resposta: Linguagem regional.
	
Gabarito: O provável perfil da personagem é de uma pessoa que pertence às classes populares, com pouca escolaridade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401667832)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O entendimento da manchete publicada por um jornal de Salvador : Ônibus liberado para os Aflitos do Comércio, além de ser ambíguo, apresenta um grau maior de dificuldade para quem não conhece a Cidade: a Praça do Comércio e a Rua dos Aflitos em Salvador.
Reescreva a frase, de modo que se desfaça o mal entendido..
		
	
Resposta: Ônibus liberado para a praça do comércio e a rua dos aflitos.
	
Gabarito: Sugestão de resposta: O trânsito de ônibus foi liberado a partir da Praça do Comércio em direção à Rua os Aflitos.

Outros materiais