Buscar

Exercícios de Gestão por Processos

Prévia do material em texto

Exercícios de Gestão por Processos
A gestão dos processos de negócios consiste em empregar o cuidado permanente à maneira e forma como as atividades são executadas, controlando e avaliando os seus resultados e melhorando-as. Dentre as características ou aplicação listadas abaixo, qual a que pertence à categoria organizacional ou de integração?
Resposta: viabilizam o funcionamento e a coordenação dos vários sistemas da organização.
"Esses processos são responsáveis pelo funcionamento de vários subsistemas da organização e preocupam-se com o desempenho geral da organização, garantindo o suporte adequado aos processos de negócios da organização." O texto acima refere-se a que tipo de processo?
Respostas: Processos Organizacionais
Podemos identificar numa organização as categorias básicas de processos, como sendo:
Resposta: de negócio ou de clientes, organizacionais ou de integração, e gerenciais.
A gestão de processos estabelece como necessidade para sua implantação uma grande mudança dentro da organização, que tem como principal meio:
Resposta: As pessoas são o principal meio para um processo de mudanças na organização.
A Gestão de Processos gera mudanças significativas nas organizações, desta forma marque a alternativa falsa, quanto às mudanças ocasionadas pela sua implementação:
Resposta: Aumento no fluxo de retrabalho.
Numa seguradora, um importante processo é o da emissão de apólice, que se inicia com o preenchimento da proposta de seguro, e termina com a da apólice, e sua remessa ao segurado. Na classificação geral dos processos empresariais, o exemplo acima é considerado como sendo um:
Resposta: processo de negócio.
Classifique as afirmativas abaixo sobre os atributos da visão funcional e da visão por processos como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - Na visão funcional o foco está na chefia, enquanto na visão por processos o foco está no cliente. II - Na visão funcional o relacionamento é cliente fornecedor, enquanto na visão por processos é cadeia de comando. III - Na visão funcional a orientação é para o processo, enquanto na visão por processos a orientação é para a hierarquia. IV - Na visão funcional quem toma a decisão é o gerente, enquanto na visão por processos a decisão é tomada por todos os participantes. V - Na visão funcional o objetivo é a redução do custo, enquanto na visão por processos é a prevenção do custo.
Resposta: Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
Segundo Steiner, o planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano, pois cada um desses conceitos trazem aspectos específicos. Qual alternativa abaixo apresenta a definição do conceito de previsão?
Resposta: esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades.
Ao levar em consideração a estrutura de processos, dividida em Entradas , Processos e Saídas, a avaliação dos resultados obtidos pela empresa no final do processo, pode ser definido por:
Resposta: Feedback.
A evolução da gestão no mundo globalizado tem tornado a gestão de processos como um requisito relevante as grandes mudanças do mundo organizacional moderno, por:
Resposta: Ajudar e facilitar o planejamento, a organização, a liderança e o controle de tudo o que é feito na organização.
Como um responsável pela administração da produção de uma empresa de médio porte, qual dos argumentos abaixo você utilizaria para convencer seus superiores hierárquicos a adotar a gestão por processos?
Resposta: A gestão por processos facilita o planejamento, o controle, a comunicação e a liderança de tudo o que é feito na empresa.
De acordo com Bateman e Snell (1998), quais são os níveis de planejamento das empresas?
Resposta: Estratégico, tático e operacional.
A missão e os objetivos gerais da organização a conduzem à formulação de estratégias nos 3 níveis organizacionais, começando:
Resposta: Nos empresariais, segue nas unidades de negócios e, depois nos funcionais.
É correto afirmar sobre a Gestão Estratégica, EXCETO:
Resposta: Enfatiza metas precisas que só podem ser alcançadas no curto prazo, tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos.
Considerando os três níveis de planejamento de acordo com Baterman e Snell (1998), assinale a afirmativa correta:
Resposta: A alta direção, no nível estratégico, define o planejamento da organização como um todo.
Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: 
I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. 
II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. 
III - Temos que evitar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de uma base científica.
Resposta: Somente a II está correta.
Ao realizar o levantamento de processos na empresa em que trabalha, Nilson identificou a existência de alguns processos relacionados à essência do negócio e capazes de proporcionar valor significativo para os clientes. Como Nilson deve classificar esses processos?
 Resposta: Processos-chave.
Uma análise profunda do processo que gera um modelo de seu funcionamento com a finalidade de melhorar o desempenho das operações é chamada de:
Resposta: modelagem de processo.
Na etapa de levantamento de elementos de um processo fazemos a identificação e a visualização das partes essenciais aos processos de trabalho. Qual dos elementos abaixo representa a informação, documento ou material produzido pelo executor da etapa do processo?
Resposta: Produto.
Um dos passos mais importantes no levantamento de processos é a identificação de quais são os processos-chave. Para diversos autores, existem quatro tipos de processos-chave, que são:
Resposta: Criar Produto, Gerar Pedido, Processar Pedido, Pós-Venda.
O desenvolvimento de processos é composto de elementos. Qual das alternativas abaixo é composta por elementos do processo encadeados sequencialmente?
Resposta: Fornecedor, entrada, processo, saída e cliente.
Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que:
I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas.
II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa.
III - Temos que buscar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, cuja base seja mais científica.
Resposta: II e III estão corretas.
Ao buscar entender o funcionamento da organização através de suas principais atividades e melhorar a performance dos produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, Damião, gerente de processos recém contratado, utiliza uma metodologia que atende essa necessidade. Indique abaixo a metodologia que possibilita entender os processos da organização e que deve ser utilizada por Damião.
Resposta: Mapeamento dos processos.
Em modelagem de processo temos um grande número de ferramentas e algumas com bases de dados, ou seja, com registro estruturado em um banco de dados. Qual seria o grande diferencial da utilização desta ferramenta.
Resposta: Este tipo de ferramenta permite a extração de informações e possibilidade de um número amplo de análise.
Sabendo que as ferramentas de modelagem são softwares para mapear processos de negócio criando modelos que retratam a atividade produtiva, podemos afirmar que o SIPOC possui sua melhor utilização para:
Resposta: Descrever os elementos dos processos.
Na modelagem de processos, encontramos cinco grupos distintos de modelos. Dentre os modelos citados abaixo, qual deles não é utilizado na modelagem de processos?
Resposta: Tabela verdade.
Várias são as ferramentas que possibilitam uma análise mais específica e profunda do processo. Dos exemplos apresentados, assinale a que NÃO representam a melhor opção para a análise de processos, pois não foram concebidos paraessa finalidade.
Resposta: Organograma Hierárquico Funcional.
Segundo autores que trabalham a modelagem de processos, o Modelo SIPOC consiste em descrever os elementos do processo da seguinte forma: Marque a opção adequada.
 Resposta: Fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho; clientes do processo.
Dentre as ferramentas apresentadas a seguir, qual delas NÃO foi concebida para realizar análise de processos?
Resposta: Organograma hierárquico funcional.
Constituem etapas da modelagem de processos, exceto:
Resposta: Controle de qualidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes