Buscar

Anne Riley Dispensada

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Luana Weiand Fazolo
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas Tutor: Prof. Adriano José Garcia
Glorinha
2016
Estudo de Caso : 
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas Anne Riley: Dispensada
REFERÊNCIA: SUCHER, S. J. ANDREWS, P. Anne Riley: Dispensada
O texto trás a experiência prática de Anne Riley em uma conceituada empresa chamada Storrow. Anne se formou em Contabilidade, trabalhou por três anos em um banco de investimentos muito respeitado e consolidado no cenário em que atuava. Banco esse estabelecido na cidade de Nova Iorque, cidade natal de Anne Riley. Anne, julgou necessário direcionar sua carreira na área de PE (Private Equity) antes de fazer um MBA.
Anne aceitou trabalhar na Storrow devido ao prestígio e reconhecimento que a Storrow tinha conseguido anexar ao seu nome. Anne, anteriormente, havia recebido várias oportunidades de trabalho de outras empresas, mas como sabemos, optou seguramente pela Storrow. A ideia de Anne permeava em ficar na Storrow por dois anos antes de começar o MBA e, como parte desse objetivo mudou-se para Chigado, todavia, após cinco meses de sua admissão o mercado ficou instável em virtude de uma crise econômica de reflexo mundial. Logo às especulações sobre demissões começaram a surgir, e Anne logo pensou que, a mão de obra dos analistas, que na sua visão, era módico para empresa, os analistas estariam seguros por esses dois anos. Tempo que demarcava o início do MBA de Anne.
Para a supressa de Anne, ela estava entre os analistas dispensados. A explicação do líder do seu grupo era que; o inquietante fato de sua dispensa estava relacionado com a sua progressão profissional que, estava em pleno andamento. Foi oferecido salário e benefício até o fim do mês seguinte, e um bônus, conforme o prometido durante sua seleção.
Anne receava que a dispensa pudesse desviá-la da carreira que havia escolhido, no entanto, ela cultivava um conforto de saber qual seria a próxima etapa, pois, ela havia se mudado para Chigado por causa do emprego na Storrow. Obviamente que, pensou em quanto tempo ficaria disponível para uma nova oportunidade e por quais dificuldades passaria. Principalmente na questão financeira.
No decorrer da nova e preocupante situação, Anne, apesar da maturidade em saber examiná-la, não conseguiu evitar pensar nas variáveis e no desfecho que envolveu sua demissão. Quando se comparava com o outro analista do seu grupo que, permaneceu empregado, certamente que houve em seu entendimento alguns pontos levados em consideração para compreender com mais clareza alguns detalhes. Dentre eles; ele se socializava com colegas seniores, era mais político e, além disso, era casado e tinha um filho recém-nascido.
De resto, Anne se sentiu enganada pelo recrutamento, pois Anne tinha políticas progressistas e vivenciava o encorajamento à diversidade, e se sentia respeitada, ou seja, não havia uma rejeição por parte da equipe.
Anne deu a notícia para sua família que, com indiferença disseram para que ela não ficasse chateada, pois novas oportunidades iriam surgir, mas, Anne permaneceu melancólica porque aquele era apenas o início de uma longa carreira, conforme havia planejado. Anne começou a conjecturar se deveria permanecer na mesma área de atuação ou se, deveria seguir em uma nova área de atuação. Aproveitou para fazer um networking mais efetivo resultando em um cargo em uma empresa que fazia parte do quadro de clientes da sua antiga empresa. Aproveitou o ensejo para atuar com mais desenvoltura, ser mais sociável, ser politicamente estratégica, aprendeu funções de outras áreas e no tocante ao crescimento dentro da empresa, acertadamente que, Anne estava conseguindo galgar essa meta de forma concreta e crescente. Em agosto de 2010 Anne se matriculou no programa de MBA da HBS e trocando experiências encontrou conforto.
Anne Riley, uma profissional que planejou sua carreira e desenhou o caminho por onde passar, decerto é uma pessoa com o perfil planejador, resiliente, inteligente e que, consegue estratificar com certa maturidade as variáveis que ela não controla. Após a dispensa, refletiu sobre as possíveis causas que culminaram naquela demissão, mas, não abriu mão do seu planejamento. Para tanto, não se deixou levar pelo lado emocional e tampouco sucumbiu ao desespero. Buscou uma oportunidade em uma empresa do mesmo seguimento para não perder os contatos e é claro, não perder tempo, tirando o máximo de proveito e, respeitando o tempo juntamente com o ambiente que circunda a sua vida profissional. Como planejou, mesmo após a dispensa e um novo emprego, Anne ingressou em um curso de MBA
	
3

Outros materiais