Buscar

GD3 - Farmacia e Biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3º GD – Imunologia Básica
Esse GD DEVE ser entregue no dia 30/05/14, no mesmo dia da 3ª prova
Questões:
1 - O sucesso no combate contra micro-organismos patogênicos ocorre devido à montagem de uma resposta imune dirigida ao referido patógeno em contrapartida à evasão do sistema imune pelos micro-organismos. Durante uma infecção viral, quais são os principais tipos celulares e mediadores produzidos durante a montagem do sistema imune e quais são as estratégias utilizadas pelos vírus para evadirem dessa resposta? E sobre uma infecção bacteriana?
2 - Dentre as diferentes possibilidades para o desenvolvimento de vacinas, liste as principais vantagens e desvantagens das vacinas produzidas a partir de um micro-organismo vivo atenuado em relação às vacinas com micro-organismo inativado ou de subunidade. Qual o mecanismo de imunização ao se utilizar vacina de DNA?
3 – Quais as principais semelhanças e diferenças entre os 4 tipos de reações de hipersensibilidades? Sobre a hipersensibilidade imediata, quais as principais células e mediadores inflamatórios envolvidos e quais os sintomas mais comuns apresentados durante uma reação alérgica? 
4 - Doenças autoimunes podem ser desencadeadas devido à uma falha da tolerância imunológica, por exemplo, por uma deficiência na formação de células T reguladoras. Comente sobre a origem e funções dessas células. Sobre a tolerância imunológica de células B, quais as maneiras de impedir uma ação dessas células contra antígenos próprios?

Outros materiais