Buscar

AV PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0378_AV_201407011502 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407011502 - VANDERLEIA PEREIRA LOUREIRO DA PAIXÃO
	Professor:
	SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 20/11/2017 15:28:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201407889085)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	J. Bleger teve a contribuição na Psicologia Institucional levando em conta que o Psicólogo deve analisar a Instituição como um todo, seja em qual for a Instituição (Escola, Hospital, entre outras) e o importante é o bem estar (psico-higiene) das pessoas que lá trabalham. Vamos imaginar a seguinte situação: Você é o Pedagogo que atua na Direção de uma Instituição de Ensino e vem percebendo que os profissionais que lá trabalham, principalmente os professores, estão se relacionando mal e isso está atrapalhando o bom andamento da Escola e refletindo nos alunos. Você resolve contratar um Consultor - Psicólogo para ajudar na resolução do problema. O Psicólogo faz um diagnóstico inicial e percebe que um dos problemas está na forma como você dirige a escola. Diante desta situação e ouvindo isso do Psicólogo, como agiria?
		
	
Resposta: faria uma auto-gestão, reuniria e ouviria os profissionais para entender e saber por onde começar a agir, criaria meio que contribuisse para um ambiente harmonioso e acabar com os conflitos existentes.
	
Gabarito: É importante o Gestor Pedagogo fazer um auto-reflexão e estar aberto para críticas, mudanças. Propor uma gestão participativa e ouvir os Colaboradores. Não adianta pedir ajuda para o  Psicólogo Consultor, pois segundo Bleger apenas identifica o problema, não ajuda a solucionar, deixa por conta dos membros da Instituição.
	 2a Questão (Ref.: 201407890231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas aulas falamos de interações que acontecem nos grupos e de como as pessoas afetam e são afetadas por eles. Muitas vezes ficamos em conflitos internos ou mesmo com as pessoas do grupo. Imagine que você é um Colaborador de uma empresa, chefe de um setor e no grupo que coordena aconteceu um conflito entre dois Colaboradores muito eficazes para a empresa. Você precisa que ambos estejam com um bom relacionamento, pois a produtividade está caindo por causa disso, mas não quer ser injusto com nenhum dos dois. Levando em conta nossas aulas, o que faria nesta situação?
		
	
Resposta: Conversaria com eles, faria que eles entendessem que são importantes para a empresa e criaria meios para que eles vissem que o bom trabalho de um é o bom desempenho do outro e a união de ambos.
	
Gabarito:
O aluno pode responder os seguintes tópicos:
Chamaria ambos para conversar individualmente para saber o que aconteceu e depois tentaria uma solução integrativa que todos pudessem se beneficiar;
Como Chefe faria a mediação do conflito tentando resolvê-lo, caso não conseguisse transferia um de setor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407169877)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A perspectiva de Bleger sobre a intervenção do psicólogo nas instituições é sempre _______________. Esta perspectiva é entendida como em termos de relações de poder que delimitam a vida dos grupos e das classes sociais. No entanto, o autor se esforça em demonstrar que esse trabalho é uma forma de fazer ciência, mas ciência no sentido de investigação que não se desvincula do cotidiano e que está relacionada à subjetividade do indivíduo nas relações humanas.
		
	
	positivista
	
	hierárquica
	
	multifatorial
	
	matricial
	 
	política
	
	 4a Questão (Ref.: 201407685650)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lapassade concebe a Burocracia como aquela que: I - apresenta uma forma de organização do poder em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano em favor de grupos ou dirigentes II - apresenta um tipo de relação de poder que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer; III - apresenta uma organização do poder constituindo-se numa relação de desiguais quanto ao poder para definir o que deve ser feito.
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta;
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativa I e II estão corretas;
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	As afirmativas I e III estão corretas;
	
	 5a Questão (Ref.: 201407725058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A intervenção do pedagogo se estrutura em três níveis, são eles: 
		
	
	Sábio ou pesquisador, monitor de training group e coach.
	
	Mentoring, Monitor de training e sábio
	 
	Monitor de training group, técnico de organização e sábio ou pesquisador.
	
	Coach, mentoring e pesquisador.
	
	Monitor de training group, coach e pesquisador.
	
	 6a Questão (Ref.: 201407637651)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Análise Institucional concebe o desvio escolar a partir de duas visões de análise: a institucional e a interacionista. Das afirmativas a seguir, qual ou quais estão corretas? I-O desvio serve para revelar que a ordem estabelecida é coercitiva e arbitrária, o desvio seria a consequência da desorganização social e do caráter patológico da sociedade. II-O desvio deve ser visto como um sintoma social, como um sinal de que algo está errado naquele contexto social. III-O desvio e a rotulação de indivíduos ou grupos sociais dependem da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social.
		
	 
	As afirmativas I, II e III.
	
	Somente a afirmativa II.
	
	Somente a afirmativa I.
	
	Somente as afirmativas I e III.
	
	Somente as afirmativas II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407176979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Várias são as instituições sociais estudadas pela Sociologia. Instituições religiosas, políticas ou governamentais e econômicas são algumas das que determinam a sociabilidade humana. A principal fonte de socialização do indivíduo que irá ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais chamamos de:
		
	
	Organização
	 
	Família
	
	Sociedade
	
	Instituição
	
	Escola
	
	 8a Questão (Ref.: 201407759310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A relação família x escola é de fundamental importância na construção da identidade e autonomia da criança, uma vez que o processo educacional contribui para que a mesma adquira segurança, sentindo-se amada tanto pelos pais quanto por seus professores. Isso significa dizer que: I- cada escola, em conjunto com os pais, deve encontrar formas peculiares de relacionamento que sejam compatíveis com a realidade de pais, professores, alunos e direção, a fim de tornar este espaço físico e psicológico um fator de crescimento e de real envolvimento entre todos os segmentos. II- a escola deve estruturar-se de forma a atender da melhor maneira possível seu aluno e seus pais, utilizando de todos os meios e métodos de que possuí, formando parcerias com todos os envolvidos no processo educativo para que se cumpram seus objetivos éticos e sociais. III- a Escola deve se planejar de acordo com as características e necessidades da população atendida; por exemplo, os currículos e programas escolares devem ser elaborados, respeitando-se o repertório inicial da população, as diferenças culturais e direcionados numa perspectiva de formação do comportamento crítico. Marque a alternativa correta.
		
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	 9a Questão (Ref.: 201407265366)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Brasil, o artigo sexto da Constituição Federal de 1988 reconhece a educação como um direito fundamental de natureza social, que pertence à comunidade e representa uma forma de inserçãono mundo da cultura. No âmbito da lei, a relação escola-comunidade oportuniza: I- a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos; II- práticas educativas, nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza sociais; III- enseja trazer a comunidade para dentro da escola, fazendo da escola um ponto de encontro social.
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201407760436)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As pessoas em geral resistem às mudanças e existem fatores que agem contra as mudanças nas pessoas, como perda de controle, de prestígio, de identidade, de competência, etc. A seguir seguem algumas das formas de contrabalancear essas resistências, EXCETO:
		
	
	fazer concessões onde é necessário afim de negociar mudanças.
	
	dar instrução e estabelecer comunicação afim de explicar os métodos e razões das mudanças.
	 
	impedir incentivos e informações específicas, para não atrapalhar as mudanças.
	
	responder às questões e ansiedades dos interessados.
	 
	utilizar de autoridade nos casos em que for necessário.

Outros materiais