Buscar

AV 2 GESTÃO DE QUALIDADE 2014 01 LE

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	JANAINA DE CARVALHO AGUIA
ARY MANOEL GAMA DA SILVA
	Turma: 9063/BK
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 21/06/2014 10:09:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201002114006)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma das etapas do planejamento estratégico de uma organização é a definição formal da sua Missão e Visão. Qual a diferença entre a Missão e a Visão de uma organização.
		
	
Resposta: A missão resume a propria razão de existência da empresa, descreve as linhas gerais onde ela vai atuar e qual será seu foco principal. A missão deve considerar o motivo pelo qual deu origem a criação da organização. A visão é o que se deseja para a organização no futuro. Definir a visão é descrever os ideais e sonhos.
	
Gabarito: A Missão expressa a razão de ser de uma organização. A Visão expressa a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro; ou a Visão expressa o que a organização deseja ser no futuro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002264095)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Processo é o conjunto de atividades ___________ que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma ___________ pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores. Qual alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas na definição de processo?
		
	
	complementares / atividade
	
	relacionadas / norma
	
	regulamentadas / sequência
	 
	integradas / lógica
	
	produtivas / semelhança
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002217750)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as ferramentas da qualidade utilizadas pelas empresas podemos destacar o Ciclo de Deming ou Ciclo do PDCA. O ciclo é composto por quatro fases, representadas pelas letras PDCA, que é uma sigla dos termos em inglês que significa: P - Plan: Planejar D - Do: Executar, Fazer C - Check: Checar, Verificar A - Action: Agir A fase P (Planejar) do Ciclo do PDCA é composta por sete etapas, cada uma com seu respectivo objetivo. Nesse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO apresenta uma etapa (objetivo) da fase P do Ciclo do PDCA.
		
	
	Priorizar: hierarquizar os problemas em ordem de importância.
	
	Elaborar plano de ação: elaborar um plano de ação para bloquear as causas fundamentais.
	
	Identificar os problemas: definir claramente os problemas e especificar a importância.
	 
	Treinar e implementar: capacitar envolvidos e bloquear as causas fundamentais dos problemas.
	
	Analisar: descobrir as causas fundamentais dos problemas (poucas e vitais).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002237252)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. Um dos fundamentos se refere ao Desenvolvimento de Parcerias. No que consiste esse fundamento?
		
	
Resposta: A FNPQ Busca parceiros para o desenvolvimento de atividade tendo como principal premissa a atuação como agente setorial para o desenvolvimento e disseminação de conteúdo do tema de excelência da gestão bem como transferis sua tecnologia de gestão para aumento da competitividade das organizações
	
Gabarito: Desenvolvimento de Parcerias. Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002199953)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmativas sobre a Auditoria da Qualidade, a seguir, e assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	As Auditorias da Qualidade deverão ser realizadas por funcionários que não tenham responsabilidade direta nas áreas que estão sendo auditadas.
	 
	A Auditoria da Qualidade garante a qualidade dos produtos/serviços da empresa.
	
	Os resultados da Auditoria da Qualidade devem ser sempre documentados e registrados.
	
	A Auditoria da Qualidade é uma constatação da execução do processo da qualidade. O auditor deve ter sempre a atitude de pedir para ver se o que o entrevistado falou está sendo e como está sendo executado.
	 
	A Auditoria da Qualidade é uma tentativa para avaliar a efetividade de um sistema da qualidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002072720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As mudanças constantes do mercado, onde o ambiente externo traz ameaças e oportunidades, implica que cada organização:
		
	
	não tenha uma estrutura forma, mantendo-se tanto quanto possível na informalidade
	
	tenha uma pluralidade de chefias e de ramo de negócios
	
	manter-se firme na sua estrutura de forma a não alterá-la
	 
	estabeleça estratégias condizentes com sua realidade
	
	envolver-se no maior número de ramo de negócios
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002217267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Balanced Scorecard integra: finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Esses indicadores não só mostram os resultados obtidos nas diferentes áreas, mas motiva seus gestores a atingirem metas futuras.
		
	
	A perspectiva dos clientes do Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para a área financeira da organização.
	
	Kaplan & Demming definiram inicialmente o Balanced Scorecard como um sistema de mensuração do desempenho e, posteriormente, como um sistema de gestão estratégica.
	 
	As experiências de aplicação do BSC revelam que executivos arrojados utilizam o Balanced Scorecard não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para estabelecer metas individuais e de equipes.
	
	Na perspectiva do Balanced Scorecard, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades financeiras, não levando em consideraçõ, em algumas situações as perspectivas dos clientes.
	
	Nas organizações, o Balanced Scorecard poderia ser utilizado para alinhar as unidades de negócio, as unidades de serviço compartilhado, as equipes e os indivíduos em torno das metas organizacionais gerais ao invés de ser apenas um indicador de desempenho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002264237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso e o interesse por ferramentas estatísticas aplicadas no controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do ciclo do PDCA, foi feito por:
		
	
	Armando Feigenbaum;
	
	Kaoru Ishikawa
	
	Joseph Juran;
	
	Philip Crosby;
	 
	Edward Deming;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002204224)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o conceito de missão empresarial, é correto dizer que ela: I) É a razão de ser da empresa, determina seu negócio, porque ela existe e ainda em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro. II) É um documento "vivo", conhecido por todos na organização, que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho. III) Exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial dentro de um período normalmente longo, período no qual ficam comprometidas suas crenças, expectativas, conceitos e recursos. IV) Representa, enfim, o horizonte no qual a empresa vai atuar respeitadas as viabilidades e realidades do mercado e da clientela a ser atingida.
		
	
	Apenas I, II e IV estão corretas
	
	Apenas II, III e IV estão corretas
	 
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	Apenas I, e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002204292)
	Pontos: 0,5  / 0,5Rafael deseja obter a certificação de alguns processos de sua empresa através das normas ISO. Para tal, deverá realizar a normalização dos mesmos. Considerando que atualmente sua empresa apresenta uma crescente variedade de produtos e procedimentos que precisam ser reduzidos, qual dos objetivos da normalização ele busca alcançar, segundo Marshall (2003)?
		
	
	Durabilidade
	
	Escolha do fornecedor
	
	Eliminação de barreiras técnicas e comerciais
	 
	Economia
	
	Comunicação

Outros materiais

Perguntas Recentes