Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS aula 1

Prévia do material em texto

Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
	
	
	
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	
		
	
		2.
		Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
	
	
	
	
	História.
	
	 
	Sociologia.
	
	
	Ciência Política.
	
	
	Antropologia.
	
	
	Economia.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		O processo de socialização pode ser definido como:
	
	
	
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
	
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	 
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
	
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
	
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		"As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade".(Maria Lúcia Aranha Arruda. Filosofando. São Paulo, Moderna, 2010, p. 158). Em relação à citação acima é correto afirmar:
	
	
	
	
	O conhecimento científico é produzido a partir das sensações imediatas do ser humano, sem necessidade de uma postura crítica em relação ao que se observa.
	
	 
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para qualquer objeto pesquisado.
	
	
	Nenhuma ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para todos os campos de pesquisa.
	
	 
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos próprios a este campo.
	
	
	O conhecimento científico é produzido a partir da escolha de métodos que correspondem a objetos de estudos gerais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Nossas vivências pessoais estão em estreita conexão com as experiências de outros tantos indivíduos; isto porque nascemos e vivemos em sociedade, Entretanto, diferente de formigas, abelhas e outros animais em que tal processo é reduzido ao mais ínfimo pormenor por instintos hereditários rígidos, a relação indivíduo e sociedade depende de um aprendizado ao qual chamamos socialização. (MELLO, p. 24, grifos da autora). Marque o item CORRETO no que se refere ao processo de socialização:
	
	
	
	
	Quando nascemos somos apenas um corpo biológico equipado de uma complexa e diversa capacidade de instintos necessários à nossa sobrevivência.
	
	 
	É a adoção de padrões de comportamento, normas, regras e valores do nosso mundo social. Eles começam na infância e prosseguem até a meia idade.
	
	
	Amala e Kamala, as meninas lobo, são exemplo de que podemos nos tornar humanos apenas no convívio com animais.
	
	
	É a possibilidade de vivermos em total isolamento, uma vez que há como nos tornarmos seres humanos interagindo tão-somente com outros animais.
	
	 
	Na medida em que vamos crescendo e tomamos consciência de nós e dos outros, interagimos com um mundo que já existia antes de nós, e aqueles instintos, tão necessários nos primeiros anos de nossa vida, vão sendo moldados em função das exigências culturais presentes no interior de nossas sociedades.
	
	
	
		
	
		6.
		(Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
	
	
	
	
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	
	 
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais
	
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
	
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico
	
	
	
		
	
		7.
		O conhecimento de senso comum surge da necessidade de o homem enfrentar os desafios cotidianos. Esse foi um dos primeiros tipos de conhecimento produzidos pelos indivíduos com a finalidade de compreender a natureza e transformá-la em benefício próprio. Sobre este tipo de conhecimento é CORRETO afirmar que: I. Resulta de uma saber acrítico. II. Compreende a sistematização e coleta de dados. III.Apresenta um caráter espontâneo. IV Depende de valores pessoais.
	
	
	
	
	I, II, III e IV estão corretas
	
	 
	I, III e IV estão corretas.
	
	 
	I e IV estão corretas.
	
	
	III e IV estão corretas.
	
	
	II e III estão corretas. .
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas. As Ciências Sociais englobam e Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Estas ciências têm objetos específicos mas sua abordagem é integrativa. É objeto da Ciência Política:
	
	
	
	
	A diferenciação religiosa em uma sociedade.
	
	 
	A coercitividade dos fatos sociais.
	
	 
	As campanhas eleitorais.
	
	
	Os hábitos alimentares dos políticos.
	
	
	Os novos modelos de família.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes