Buscar

ANATOMIA DO ESTÔMAGO+resumo

Prévia do material em texto

Ana Laura Mota Resende
7
ANATOMIA DO ESTÔMAGO, PÂNCREAS E DUODENO:
ESTÔMAGO:
Situado no quadrante superior esquerdo do abdômen
Limitado pela parede abdominal anterior e o diafragma, entre o fígado e o baço
Abertura superior: óstio cárdico 
- Incisura cárdica – à esquerda do óstio cárdico, funciona como uma válvula para impedir a regurgitação para o esôfago.
- Encontro do esôfago com o estômago, intimamente relacionado com parte do diafragma que apoia o coração
- Incisura cárdica: formada pela margem esquerda do esôfago + curvatura maior do estômago. 
Abertura inferior: óstio pilórico
- Encontro do estômago com o duodeno (início = esfíncter pilórico)
Curvaturas:
Curvatura menor: borda direita/côncava do estômago
- Incisura angular (separa o estômago em posição direita e esquerda)
-Ligamento hepatogástrico (omento menor): contém a artéria gástrica esquerda e o ramo gástrico direito da artéria hepática
Curvatura maior: dirigida para a esquerda, 4-5 vezes mais longa
- Vestíbulo pilórico: dilatação oposta à incisura angular (na curvatura menor)
- Sulco intermédio: próximo ao óstio pilórico
- Antro pilórico: entre sulco intermédio e óstio pilórico
- Ligamento gastrofrênico (do fundo gástrico até o diafragma)
- Ligamento gastrolienal (parte cranial do corpo até o baço)
- Omento maior pende-se ao restante da curvatura
Faces: 
Obs.: estômago contraído = cranial/caudal – estômago distendido = ventral/dorsal
Ventral (anterossuperior): recoberta pelo peritônio da bolsa maior, a esquerda e cranialmente apoia-se sobre o diafragma, a direita está relacionada com os lobos esquerdos e quadrado do fígado e parede abdominal anterior; estomago vazio cólon transverso pode se situar na parte caudal dessa face 
Dorsal (póstero-inferior): recoberta por peritônio da bolsa menor (bolsa omental), relacionada com diafragma, baço, glândula suprarrenal esquerda, parte cranial do rim esquerdo, face ventral do pâncreas, flexura cólica esquerda e mesocólon transverso. Essas estruturas formam o leito gástrico (onde o órgão se apoia).
Obs.: mesocólon transverso separa o estômago da junção duodenojejunal do resto do intestino.
Camadas:
Mucosa – disposta em espessas dobras = pregas (apresentam direção vertical ao longo da curvatura menor e no piloro), camada responsável pela absorção 
Submucosa – formada por tecido conjuntivo areolar, vasos sanguíneos e linfáticos (estende-se para o interior das pregas)
Muscular – fibras longitudinais, circulares e obliquas 
Serosa – tecido conjuntivo areolar que une camada mesotelial do peritônio à túnica muscular. Uma estreita faixa entre as curvaturas, onde os dois omentos estão inseridos, não é coberta pelo peritônio. 
Vascularização e inervação:
Artérias:
Artéria gástrica esquerda
Artéria gástrica direita
Artéria gastroepiplóica direita
Ramos da hepática: gastroepiplóica esquerda + gástricas curtas
Ramos da esplênica 
Veias:
Tributárias da veia esplênica, mesentérica superior ou diretamente na veia porta
Inervação:
-Ramos terminais dos vagos direito e esquerdo 
DUODENO:
Comprimento aproximado à largura de 12 dedos
Parte mais curta, mais larga e mais fixa do intestino delgado
Não possui mesentério e é só parcialmente coberto por peritônio
Trajeto circular: ponto de início próximo ao ponto de termino
Pode ser dividido em 4 porções: superior, descendente, horizontal e ascendente
Porção superior começa no piloro e estende-se até o colo da vesícula biliar, porção mais móvel dentre as 4, quase inteiramente revestida por peritônio (exceto parte da face posterior, próxima ao colo da vesícula biliar e da veia cava). Borda cranial de sua primeira metade dá inserção para o ligamento hepatoduodenal e a borda caudal ao omento maior. Relações: lobo quadrado do fígado e vesícula biliar (cranialmente), artéria gastroduodenal, ducto colédoco e veia porta (dorsalmente) e cabeça e colo do pâncreas (caudalmente).
Porção descendente estende-se ao longo do lado direito da coluna vertebral, do colo da vesícula biliar, L1 – borda cranial de L4. É cruzada com seu terço médio pelo cólon transverso (cuja face posterior – desperitonizada – liga-se ao duodeno por uma pequena quantidade de tecido conjuntivo). Porções supra e infracólicas são recobertas ventralmente por peritônio.
Relações: vesícula biliar, impressão duodenal no lobo direito do fígado e cólon transverso (ventralmente), relação variável com rim direito (dorsalmente), vasos renais, veia cava inferior e psoas (dorsalmente), cabeça do pâncreas e ducto colédoco (medialmente), flexura cólica direita (lateralmente). 
Obs.: ducto colédoco + ducto pancreático, juntos, perfuram a parede medial desta porção do intestino através da papila duodenal maior (ampola de Vater)
Porção horizontal: começa à direita de L4 e dirige-se da direita para a esquerda com uma ligeira inclinação cranial, ventralmente aos grandes vasos e pilares do diafragma e junta-se a porção ascendente, adiante da aorta abdominal. É cruzada pelos vasos mesentéricos superiores e pelo mesentério. Sua face ventral é recoberta por peritônio (exceto no cruzamento dos vasos mesentéricos superiores). Sua face posterior é, às vezes, coberta por peritônio na extremidade esquerda. Essa face, apoia-se no pilar direito do diafragma, na veia cava inferior e na aorta.
Relações: cranialmente cabeça do pâncreas. 
Porção ascendente: sobe do lado esquerdo da aorta até L2 (borda cranial), onde dobra-se abruptamente em direção ventral para tornar-se jejuno, formando flexura duodenojejunal. Encontra-se adiante do psoa maior esquerdo e dos vasos renais esquerdos, sendo recoberta na frente e parcialmente dos lados pelo peritônio continuo com a face esquerda do mesentério. 
Obs.: flexura duodenojejunal é mantida no lugar por feixe fibroso e muscular: musculo suspensor do duodeno / ligamento de Treitz – essa estrutura tem início do tecido conjuntivo situado no tronco celíaco e do pilar direito do diafragma.
Vascularização e inervação:
Artérias:
-Gástrica esquerda
- Pancreaticoduodenal superior
-Ramos da hepática
-Pancreaticoduodenal inferior
-Ramos da mesentérica superior
Veias:
-Tributárias da esplênica e mesentérica superior
Inervação:
-Nervos derivados do plexo celíaco
PÂNCREAS:
Situa-se transversalmente, ao longo, da parede posterior do abdômen nas regiões epigástrica e hipocôndrica esquerda 
Desenvolve-se em duas partes: dorsal e lateral
- Dorsal: surge como um divertículo da face dorsal do duodeno, a curta distância acima do divertículo hepático e, crescendo em direção cranial e dorsal. Forma uma parte da cabeça e do processo uncinado e todo o corpo e cauda.
- Ventral: aparece em forma de um divertículo do ducto biliar primitivo e forma o restante da cabeça e do processo uncinado. 
Ducto pancreático acessório: abre-se independentemente, no duodeno
Ducto pancreático (ducto principal): abre-se junto com ducto colédoco através da papila duodenal maior 
É completamente revestido por peritônio
Face direita parede abdominal posterior (faz com que, no adulto, glândula aparente estar situada atrás da cavidade peritoneal)
Relações:
Cabeça – curva do duodeno, borda cranial é recoberta pela parte superior do duodeno e a borda caudal, recobre a parte horizontal, suas bordas direita e esquerda sobrepõem-se e insinuam-se, respectivamente, em torno das porções descendente e ascendente do duodeno. 
Borda caudal + lateral esquerda = Ângulo processo uncinado 
Entre o duodeno e as bordas laterais esquerda e direita há um sulco que aloja as artérias pancreaticoduodenais inferior e superior, que anastomosam entre si
Face anterior: maior parte da metade direita dessa face está em contato com mesocólon transverso, apenas com interposição do tecido areolar. Limite direito do colo: sulco da artéria gastroduodenal. Parte caudal da metade direita (abaixo do cólon transverso) é revestida pelo peritônio e está em contato com as alças do intestino delgado. 
Veia porta = veia mesentérica superior (à direita da artéria mesentérica superior) +veia esplênica (se unem dorsalmente ao colo do pâncreas) 
Face posterior: relacionada com veia cava inferior, ducto colédoco, veias renais, pilar direito do diafragma e aorta.
Colo: face ventral serve de apoio ao piloro, face dorsal se relaciona com início da veia porta e à direita é sulcado pela artéria gastroduodenal.
Corpo: forma prismática, possui faces e bordas: anterior, posterior e inferior.
- Face anterior: côncava, coberta pela face dorsal do estômago (separado pela bolsa omental)
- Face posterior: desprovida de peritônio, em contato com aorta, veia esplênica, rim esquerdo e seus vasos, glândula suprarrenal esquerda, origem da artéria mesentérica superior e os pilares do diafragma.
- Face inferior: revestida por peritônio, em contato com flexura duodenojejunal e com algumas alças do jejuno, sua extremidade esquerda apoia-se na flexura cólica esquerda.
- Borda superior: romba e achatada à direita e estreita e aguda à esquerda (próximo a cauda). Relaciona-se com tronco celíaco.
- Borda anterior: separa a face anterior da posterior, dela os dois folhetos do mesocólon divergem
- Borda inferior: separa a face inferior da posterior, a partir de sua extremidade direita, os vasos mesentéricos superiores emergem. 
Cauda: parte estreita que estende-se para esquerda até parte inferior da face gástrica do baço (repousa no ligamento frenicolienal e está em contato com flexura cólica esquerda)
Ducto pancreático: estende-se da direita para esquerda através do pâncreas. Inicia-se pela junção de pequenos ductos dos lóbulos situados na cauda do pâncreas e ao correr pelo órgão, recebe os ductos de todos os lóbulos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes