Buscar

Contabilidade custos e formação de preços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os investimentos são gastos ativados com expectativa de benefício futuro.
Os custos podem ser entendidos conforme segmento da empresa. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias- primas, insumos e mão de obra na produção de um bem.
As despesas estão relacionadas com os gastos usados para obtenção de receitas. São entendidos como despesas, os gastos com despesas administrativas e despesas de vendas.
E as perdas são gastos que não proporciona qualquer beneficio, podendo ocorrer perdas normais que quase sempre são esperadas no processo da empresa. E, perdas anormais que são eventuais, involuntárias, desnecessárias e contribuem para ocorrência de prejuízo.
Classificação dos Custos e Despesas
Para Megliorini (2007), os custos e despesas são classificados como diretos e indiretos. As separações desses custos vão de encontro com as necessidades do segmento de atuação da empresa. Assim, podemos definir como:
                 Custos e despesas diretos: são todos os gastos que estão ligados diretamente a uma determinada mercadoria para revenda e/ ou produto em produção, por exemplo, aquisição de mercadoria para revenda, mão de obra na produção, matéria-prima, etc.. Conforme figura abaixo:
                    Custos e despesas indiretos: são os gastos apropriados aos produtos em função de uma base de rateio. Essa base de rateio deve guardar uma relação próxima entre o custo indireto e o produto, por exemplo, custo de energia elétrica, que pode ser rateado em proporção às horas de utilização da máquina, emprego da mão de obra com a produção e/ ou com a revenda de mercadoria, etc. Conforme figura abaixo:
 
Clique Aqui
Para que possamos entender o comportamento dos custos e despesas, classificaremos as contas apontadas como custos e despesas diretos e, custos e despesas indiretos, da seguinte maneira, custos e despesas variáveis e, custos e despesas fixo. Assim, podemos dizer que:
       Custos e despesas fixo: são aqueles que decorrem da manutenção da estrutura produtiva e/ ou da loja que revendem mercadorias, por exemplo, aluguel, água, energia elétrica, depreciação, etc.. Independentemente da quantidade de produtos que venha a ser fabricados e/ ou mercadorias revendida. Analise o gráfico abaixo:
Custos ou despesas variáveis: são aqueles que aumentam e diminuem conforme o volume de produção e/ ou revenda de mercadoria, por exemplo, matérias primas, energia elétrica utilizada nas máquinas e equipamentos, aquisição de mercadoria para revenda, comissão. Analise o gráfico abaixo:

Outros materiais