Buscar

É por meio da Educação Física que as crianças dessa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É por meio da Educação Física que as crianças dessa faixa etária têm a possibilidade de se desenvolver integralmente, desde que incluídas em atividades lúdicas orientadas. Isso quer dizer que o papel do professor de Educação Física é de grande importância nesses primeiros anos da Educação Básica.
Afinal, ele tem a capacidade de atuar como mediador, incentivando a construção do conhecimento pelos alunos, com planejamento prévio, acompanhamento e avaliação. Nesse processo, as crianças são convidadas a vivenciar experiências com o corpo, aprimorando um tipo de linguagem — a expressão corporal.
O professor de Educação Física precisa propor também atividades corporais de ações cognitivas, afetivas e motoras de forma conjunta. Os exercícios devem ser lúdicos e priorizar movimentos naturais, como correr, pular corda, dar cambalhota etc.
Porém, todas essas ‘brincadeiras’ devem fazer parte da proposta de trabalho e devem ser devidamente planejadas, com objetivos a serem alcançados. Podem ser exploradas, então, nessa fase: amarelinhas, ginástica artística, natação, balé, atletismo e artes marciais, como judô e tae kwon do.

Outros materiais