Buscar

Desenvolver o fundamento tático engajamento no handebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolver o fundamento tático engajamento no handebol.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Identificar e visualizar o fundamento tático engajamento no handebol;
Compreender a relação prática e tática do engajamento no jogo de handebol;
Identificar em que situações do jogo são utilizadas o engajamento;
Vivenciar as possibilidades de utilização do fundamento engajamento.
Duração das atividades:
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Os alunos terão um melhor rendimento se souberem identificar os tipos de passe do handebol.
Estratégias e recursos da aula:
O engajamento consiste em ações ofensivas de trabalhar a posse de bola (fundamento de ataque), causando momentos de superioridades numéricas durante uma partida de handebol, em relação aos jogadores de defesa, aumentado a chance de gol. Muitas das jogadas ensaiadas utilizadas por equipes de handebol iniciam a partir do fundamento engajamento buscando abrir buracos vazios na defesa para a conclusão dos possíveis arremessos.
Atividade 1
Reunir a turma e identificar o que vem a ser o engajamento no handebol. Levar a compreensão dos alunos aspectos como:
Características do movimento;
Estratégia de ataque;
Simulação;
Superioridade numérica;
Velocidade;
Passe;
Jogadas ensaiadas.
Após caracterizar a ação de engajar no handebol, propor que os alunos brinquem de mamão da rua (ver site: http://www.scribd.com/doc/7284403/Brincadeiras-Rua 07/09/2010). Introduzir a regra da brincadeira que em tempos em tempos será colocado mais um pegador, chegando à quantidade relativa à metade de alunos presente nesta aula (1, 2, 3, ....).
Terminada a brincadeira reunir a turma e identificar algumas características do jogo que equivalem no engajamento. Perguntar aos alunos em que momentos eram possíveis atravessar a quadra. Evidenciar as respostas que relacionarem, com: Quando mais de um colega tentava atravessar a quadra mais fácil ficava para atravessá-la; à medida que o número de pegadores aumentava mais difícil ficava para atravessar. Nestes momentos o grupo só atingia o objetivo quando antecipam, organizam, simulam e atacam juntos; quando um colega tentava atravessar logo vários colegas, em cadeia, tentam também.
Finalizar a atividade usando como ilustração a ação de fazer ola nos estádios de futebol (neste momento pedir a turma que faça uma ola) exemplificando como deve acontecer o engajamento do handebol visualmente.
Atividade 2
Dividir a turma em quatro grupos menores (se possível grupo de seis alunos) e propor a seguinte atividade: pedir aos alunos que fique um ao lado do outro de frente para as linhas laterais da quadra - posições A, B, C e D (como mostra a figura); entregar uma bola de handebol para cada grupo; a primeira ação será passar a bola de mão em mão ate chegar ao último colega e retorná-la novamente; a segunda ação será introduzir uma passada na direção da linha lateral da quadra antes de passar a bola para o colega, chegando ao último colega retornar com a bola realizando o mesmo movimento novamente; repetir a ação introduzindo duas passadas e depois três. Pedir para que os alunos repitam algumas vezes essas ações.
Atividade 3
Dando continuidade ao processo de compreensão da dinâmica do angajamento propor a próxima atividade.
Atividade: o professor deverá escolhe um aluno para ser goleiro (pode ser escolhido mais de um aluno e eles revezarem na função de goleiro); identificar na quadra o local para uma fila principal (onde ficará a maioria dos alunos presentes) e quatro secundárias (onde será escolhido para ficar apenas um aluno); será necessária uma bola de handebol; o primeiro aluno da fila principal inicia o engajamento (linha azul), passa a bola para o aluno no cone logo à direita (linha vermelha) e corre para trás o cone também a sua direita. A atividade dará continuidade sucessivamente da mesma forma. O aluno do quinto cone inverte do sentido do engajamento, passa por trás de todas as filas e entra no final da fila principal (linha preta); ao sinal do professor o aluno que estiver com a bola deverá arremessá-la para o gol.
Obs.: A atividade terminará quando todos os alunos já estiverem passado por todas as filas e cones. Ao final reunir a turma e identificar à principal característica do engajamento: causar momentos de superioridade numérica no jogo para efetuar o arremesso e converter o ponto. Para a execução do fundamento devem ser trabalhado de forma precisa, rítmica e subitamente.
Atividade 4
Terminar a aula dividindo a turma em equipes de seis alunos (um goleiro e cinco jogadores de linha) propondo jogar o handebol pedindo para que as equipes organizem e executem o engajamento.

Outros materiais