Buscar

Trabalho

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS
	
Fichamento de Estudo de Caso
Adriana Rodrigues de Freitas Basílio
Trabalho da disciplina 
Coaching e Liderança
 Prof. 
Belo Horizonte, MG
2017
Estudo de Caso:
Coaching e Liderança
Uma Nota Sobre o Processo de Equipe
REFERÊNCIA:
O estudo de caso apresentado aborda o tema Uma Nota Sobre o Processo de Equipe. Texto datado de 04 de Outubro de 2011 - 407-P02 Harvard Business School.
O Estudo de caso Uma Nota Sobre o Processo de Equipe inicia discorrendo sobre a necessidade de equipes em matérias altamente complexas, que exigem uma diversidade e habilidades e dedicação de seus participantes. 
Nesses casos, o estudo nos afirma que os resultados são bem melhores quando executados por equipes de trabalho do que quando comparadas com os resultados alcançados por um único profissional ou grupos de trabalho. 
O artigo está dividido e quatro partes, além da introdução: l- Processo de Equipe Eficaz, ll- Desenvolvimento de Equipe, lll- Trabalho em equipe e Globalização e IV - Conclusão.
Processo de Equipe Eficaz -  A equipe é constituída de indivíduos e, cada singularidade possui o seu conhecimento e o seu entendimento de como compreender o mundo exterior. A medida que a equipe se desenvolve, os relacionamentos entre os membros da equipe precisa ser evidenciado, analisado, entendido e trabalhado, mostrando a direção das melhores práticas a serem adotadas para uma boa fluidez da equipe. Práticas essas que, precisam abraçar a política corporativa, a moral e a ética conduzindo à equipe e, alavancando-a a patamares mais eficientes, tanto no relacionamento entre os membros da equipe quanto à busca dos melhores resultados.
 Além disso são aspectos importantes que fazem a equipe se distinguir de um grupo de trabalhadores:
 
 
a) Processo de tomada de Decisão rigoroso, determinado e organizado, de forma que incentive o raciocínio crítico e o debate das soluções possíveis 
 
b) Participação ativa todos os membros sem grandes disparidades na proporção da participação; 
c) Equilíbrio no grau de influência dos membros sobre os demais; e 
 
d) Presença de conflitos construtivos.
O desenvolvimento da Equipe
O desenvolvimento da equipe é um processo que envolve estratégias, análises e, ações a serem tomadas com sobriedade no momento certo. Pesquisas mostram preceitos básicos para construir eficientemente equipes de vários tipos.
 O começo - A primeiras reuniões são decisivas. Os padrões e às normas definidas serão de extrema importância, pois, afetará a equipe em todo o processo em que estiverem trabalhando juntos.
 Realização do trabalho – A definição de metas exigentes de desempenho talvez seja um dos grandes pilares a serem abalizados. Estudos atuais mostram que metas exigentes de desempenho são fundamentais para o desenvolvimento da equipe. Quando se define a meta o entusiasmo é renovado a cada degrau alcançado revitalizando as energias para se alcançar o próximo, ou seja, mostra um contexto pelo qual trabalhar.
 Desenvolvendo um método de trabalho – Desenvolver um método para o trabalho no qual todos da equipe concordem é tão importante quanto o objetivo a ser alcançado.
 Influenciando a cultura da equipe – Com o passar do tempo juntos, a cultura da equipe começa a aparecer, crenças e comportamentos inconscientes. Contudo, essa cultura é influenciada por sua tarefa e também pode ser diligenciado pela conduta de tentar moldá-la definindo as regras de comportamento.
Trabalho em Equipe e Globalização – Dois desafios da atualidade merecem atenção: As Equipes globais e o Trabalho em Equipes virtuais.
 Equipes globais - Membros de nacionalidades diferentes. Essa é a característica de equipes globais. Todavia, existe um fator que pondera negativamente para essa empreitada, que é o de se envolver pessoas de diferentes nacionalidades. A cultura diferenciada de cada membro pode pesar desfavoravelmente no resultado do trabalho para qual a equipe foi designada. No entanto, o tempo pode ser essencial para resolver os problemas citados acima, sendo esse responsável pelo crescimento das equipes e o fortalecimento da maturidade das equipes.
 Equipes virtuais –Utilizam-se de ferramentas para se comunicarem, e-mail, telefone, videoconferência, etc. Ainda sim, existe a clara deficiência no que tange a comunicação entre as equipes. Obviamente que, à distância no relacionamento entre as equipes também promove um distanciamento que evolui para conflitos e a busca individual pelo reconhecimento. Neste cenário, existe a necessidade do desenvolvimento relacional apresentando uma biografia pertinente de cada membro.
Conclusão - O trabalho em equipe requer estratégias, comprometimento e formas de interagir com cada membro e também na coletividade, sendo assim, temos abaixo pontos importantes a serem classificados.
 Metas claras de desempenho.
 Utilização da máxima de talentos e pontos de vista.
 Diversidade com a integração.
 Responsabilidade mútua.
 Estratégias rigorosas de tomada de decisão.
 Processo de solução de conflitos.
 Processo de autoanálise para aprendizagem continua.

Continue navegando