Buscar

AV 2014 ÈTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_201207152064 (AG) » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201207152064 - RITA DE CASSIA PARAGUASSU DE MOURA SOUZA
	Professor:
	GEORGIA GOMES VICENTE
SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 09:26:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201207396908)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual das afirmações a seguir pode ser depreendida sobre o texto: "Pode-se afirmar que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana."
		
	
	e) A Ética não faz julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa.
	
	c) É parcialmente correta, pois a Ética apenas estuda o comportamento da sociedade e não dos homens.
	
	a) O texto é totalmente incorreto, uma vez que a Ética não é parte da Filosofia.
	 
	d) A Ética pode ser interpretada genericamente como a "ciência da evolução humana".
	 
	b) É totalmente correto.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207239943)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ______________________monitoram as atividades ambientais, trabalham para aprovar e fortalecer leis ambientais e trabalhar com as corporações a fim de encontrar soluções para os problemas ambientais. Qual alternativa abaixo completa a frase?
		
	
	Políticas Públicas
	
	Empresas Privadas
	
	Sociedade Rural
	 
	ONGs
	
	Sociedade Urbana-Industrial
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207208929)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na literatura científica, há um razoável consenso sobre as transformações que o mundo do trabalho atravessa no limiar do século XXI. Tais transformações caracterizam-se por: interdependência dos mercados; aceleração das inovações tecnológicas; redução do ciclo de vida dos produtos; mundialização da produção, distribuição e comercialização; redes globais de comunicação e informação; crescente conhecimento agregado na produção; redimensionamento das corporações, empresas lights, enxutas; incremento da terceirização de serviços e do trabalho autônomo. Acerca de outros aspectos que também caracterizam o processo contemporâneo de transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Observa-se o aumento significativo do trabalho masculino em detrimento do feminino.
	 
	A ultraespecialização vem evoluindo para a multiqualificação e a especialização flexível na execução de novas tarefas, criando condições operacionais para a flexibilidade funcional (rodízio de atividades, polivalência) no âmbito das corporações.
	
	A formação profissional orienta-se, cada vez mais, para o desenvolvimento de tarefas que não necessitam de conhecimento tecnológico do trabalhador.
	
	Observa-se um crescimento significativo do contingente tradicional dos trabalhadores rurais.
	
	Há uma crescente expansão do terceiro setor que se caracteriza por empresas de perfil de atividades com fins puramente lucrativos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207208947)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em consonância com o aumento crescente da consciência ambiental e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das organizações, surge um conjunto de certificações com base em posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados pelas empresas. Com relação a esse tema, RESPONDA: a) O que estabelece a ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental? b) Leia o texto, a seguir: "Diferentemente da ISO 14000, a SA 8000 apresenta, em seu formato, um enfoque restrito para certificação com base na qualidade dos produtos, sem, contudo, abordar os padrões de evidenciação social corporativos e as condições de trabalho." Está certo ou errado?
		
	
Resposta: A) A ISO 14000- Trata da ética, da qualidade de condições no trabalho corporativo. Normatização social das corporações. E bem estar do empregado. B) Certo
	
Gabarito: a) A ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental - estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos de modo que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja amplamente beneficiada. b) Errado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207396911)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir Ética Empresarial como um conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a ser observado pelas organizações. Ela está dividida em três eras ou fases. Marque a única alternativa correta onde elas são apresentadas em ordem cronológica crescente:
		
	
	a) Pré-industrial, Industrial e Pós-industrial;
	
	e) Industrial, Pré-industrial e Produção artesanal;
	
	b) Produção artesanal, Pré-industrial e Industrial;
	 
	c) Industrial, Pós-industrial e Informação;
	
	d) Pós-industrial, Industrial e Pré-industrial;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207208729)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Projetos comunitários, implementados por meio de parcerias com o governo, com ONGs e com a população organizada de comunidades de baixa renda, se desenvolveram, sobretudo, nos anos 90, sob as diretrizes:
		
	 
	do voluntarismo social.
	
	da solidariedade comunitária.
	
	da intuição social empresarial.
	
	do corporativismo empresarial.
	 
	da responsabilidade social empresarial.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207395217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Degradação ambiental.
	
	Desenvolvimento sustentável.
	
	Poluição.
	
	Necessidade de manter em equilíbrio o ecossistema.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207227632)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
		
	
	bioma
	
	biomassa
	
	comunidade
	 
	ecossistema
	
	biótopo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207402419)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um dos textos apresentados em nosso conteúdo, fala-se do caso de uma empresa fabricante de produtos de amianto (Manville Corporation) que, depois de multada por causar danos à saúde de seus funcionários, deixou de produzi-los e por isso teve uma diminuição em seus lucros. De acordo com o que se lê no texto, esta organização foi ética por que se preocupou com:
		
	 
	A saúde dos funcionários e clientes
	
	O avanço da concorrência no mercado global
	
	A tecnologia aplicada à de produção
	
	Sua saúde financeira
	
	Sua imagem no mercado
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207402468)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Tratamos em nosso conteúdo sobre a Ética na Era da Informação. De acordo com o texto do autor Cortina, a Tecnologia da Informação facilita ou dificulta a prática da Ética Empresarial?
		
	
Resposta: Resposta: A Tecnologia facilita a prática da ética empresarial, já que ela gera e facilita a divulgação do conhecimento. Mas é preciso ficar atento para não usá-la de forma a ferir os códigos da ética social. Em uma grande empresa, pode-se beneficiar de uma determinada informção em detrerimento dos demais, isso seria ferir a ética profissional. Neste caso, a ferramenta da Informação estariasendo usada de forma anti ética.
	
Gabarito: Dificulta porque: (aluno deverá falar algo similar a pelo menos uma das colocações do autor) a) Lideranças muito suscetíveis à questão financeira, trocando de empresa em curto espaço de tempo. b) Os habitantes do ciberespaço têm sua moral individual, porém nada garante que será compartilhada. c) Dificuldade da construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades culturais. d) Trabalhador pouco qualificado, precariedade do trabalho e as justas exigências de um salário digno.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes