Buscar

2 Procedimento para obtenção de sabão a partir de óleo de cozinha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentação Teórica
O óleo de cozinha é um composto orgânico de cadeia longa, logo é dificilmente degradado. A melhor maneira de reutilizar o óleo, visando sua degradação, é a fabricação de biodiesel, pois esse fecha o ciclo de CO2, porém a sua fabricação é cara. Além da fabricação de combustível, há outra forma de reutilizar o óleo: A fabricação de sabão. Essa forma de reuso não é tão eficiente quanto à outra, pois não fecha o ciclo, mas é uma maneira simples e de baixo custo para degradar o óleo, reduzindo a cadeia carbônica pela metade.
Objetivos
O Foco principal da prática realizada foi reutilizar o óleo de forma eficiente e barata para que seu impacto no meio fosse minimizado. Além de colaborar para ampliação do conhecimento químico/ambiental dos alunos participantes. 
Material
Óleo Filtrado
Béquer de plástico
Corante azul e rosa
Funil
Proveta
Placa de Petri
30g de soda cáustica
Balança de precisão
40 ml de Água Fervente
Aparelho que ferve a água
Bastão de vidro
Colher de pau
Detergente de coco
5 ml de essência
Copo descartável
Metodologia
Pesa-se 30g de soda cáustica na placa de petri, tarando a balança devidamente para que o peso da placa não se some ao da soda. Coloque a soda cáustica no béquer de plástico e adicione a quantidade de corante recomendada. Após a inserção do corante adiciona-se 40ml de água quente (processo que deve ser feito com muito cuidado) e 130ml de óleo filtrado para que a reação comece a acontecer. Mexa com uma colher de pau e insira 25ml de detergente de coco e 5ml de essência. Ainda com a colher de pau mexa por 30 minutos sem parar resultando em uma mistura homogênea e consistente. Coloca-se o sabão em um recipiente adequado, utilizamos copos de café descartáveis, e esperamos 24h para que o conteúdo endureça.
Resultados e Discussão
Devemos ressaltar a importância de a colher utilizada ser de pau e o béquer de plástico por serem materiais que não se degradam com o contato do NAOH-hidróxido de sódio. 
Ao efetuar o processo o grupo visou à obtenção de um sabão em “barra”, que não deve ser utilizado para lavagem do corpo, pois o produto contém soda cáustica, esse por sua vez é um material que pode causar irritação. 
Apesar de o corante não causar efeito visível, visto que o sabão não aderiu a cor, esse fato não reduziu a capacidade de limpeza do produto final, logo o resultado foi excelente.
Conclusão A realização da atividade prática foi imprescindível para a visualização das formas alternativas de lidar com resíduos, mostrando como esse campo de trabalho é importante para manutenção do meio.
Referências
ECYCLE, Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha usado. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/438-aprenda-a-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-usado.html. Acesso em 21 de julho de 2016.

Outros materiais