Buscar

GESTÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PREVID.E TRABALHISTAS

Prévia do material em texto

TRABALHO
GESTÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PREVID.E TRABALHISTAS
MBA ESTACIO
ALUNO: WALNER FORTUNATO
Discorra sobre as seguintes questões:
1 - O que é o contrato de trabalho intermitente. 
É uma nova modalidade de contratação do trabalhador, expressamente prevista na Lei da Reforma Trabalhista. Considera-se como intermitente o Contrato de Trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria. 
2 - Como se opera a sua remuneração. 
O valor da hora ou do dia de trabalho, não pode ser inferior ao valor horário ou diário do salário mínimo, assegurando a remuneração do trabalho noturno superior.
3 - Como permanecerá as contribuições previdenciárias quando o valor a ser pago não atinja o valor do salário mínimo ou quando não haver remuneração.
Ao final de cada mês o trabalhador será pago somente pelas horas trabalhadas, que não poderá ser inferior ao valor horário ou diário do salário mínimo. A contribuição previdenciária e o FGTS serão pagos com base no salário mensal pago.
Nas relações entre empregador e empregado intermitente poderá haver meses em que o salário pago será menor que o salário mínimo, ou até mesmo não haverá salário devido, simplesmente porque não houve demanda de trabalho e o trabalhador intermitente não foi convocado naquele determinado mês.
Quando houver esta situação a contribuição previdenciária ficará igualmente prejudicada. Para que o trabalhador possa ser coberto pelos benefícios previdenciários é necessário que haja o recolhimento mínimo mensal baseado no salário mínimo. Então a própria CLT definiu que nestes casos cabe ao trabalhador segurado complementar a contribuição previdenciária a fim de atingir o valor mínimo estipulado.

Outros materiais