Buscar

TRABALHO COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POR QUE TER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ CONSTITUI UM DIFERENCIAL PARA UMA EMPRESA?
Analise a seguinte situação: de um lado você tem conhecimento e habilidade, do outro lado estão os colaboradores e o processo. Como equilibrar esses dois pilares para alcançar uma liderança eficaz?
A comunicação eficiente é o ponto de partida para resolver essa questão.
Cabe ao líder a função de fio condutor do sucesso dentro da organização, monitorando a entrega e sempre buscando o alinhamento entre planejado e executado.
Liderança sempre esteve presente na história, seja em atividades sociais, familiares ou empresariais.
Mas com o passar do tempo o comportamento dos líderes foi mudando de foco, principalmente quando falamos de empresas.
Nesse ambiente, o líder do século XXI ingressa em um processo de valorização das pessoas e não apenas dos processos, deixa de ser um ditador e passa a ser uma pessoa gerindo pessoas com sentimentos e necessidades.
Logo, o líder contemporâneo apresenta uma preocupação com o ambiente de trabalho e também com o comprometimento e satisfação dos colaboradores. Um bom líder consegue gerir mudanças, quebrar barreiras, vencer desafios e engajar sua equipe.
Mas Como Chegar a esses Resultados e Construir uma Liderança Eficaz?
Destaca-se 6 princípios básicos de comportamentos para líderes nos dias de hoje:
1. Conhecer a si mesmo:
O autoconhecimento é o primeiro fator para se preocupar se você quer se tornar um ótimo líder. Saiba lidar com seu potencial e trabalhe seus pontos fracos.
2. Liderar a si mesmo:
E não basta apenas se conhecer, é necessário utilizar este conhecimento para melhorar a forma que você lida com as pessoas a sua volta. A autoliderança envolve muita inteligência emocional e é uma característica essencial para desenvolver equipes de alto desempenho.
3. Conhecer sua Empresa:
Como líder, você precisa entender seu negócio e as relações entre as áreas que a compõe. Todos os seus atos vão gerar repercussões, por isso é imprescindível saber o que você e sua equipe estão fazendo e as consequências que elas vão gerar como um todo no ambiente corporativo;
4. Conhecer as Pessoas:
Você conhece quem trabalha com você? Gerar proximidade é a melhor forma para gerar resultados mais efetivos. Saiba os valores das pessoas que trabalham contigo e entenda o comportamento delas;
5. Desenvolver as Pessoas:
Passe seu conhecimento adiante! Ter pessoas capazes de substituí-lo abre oportunidade para você mesmo se desenvolver em sua carreira;
6. Cultivar Hábitos e Posturas Profissionais:
Você como líder tem um impacto muito grande na vida das pessoas. Cuidado com o que você fala e com suas atitudes, às vezes problemas acontecem por um simples descuido. O líder deve dar o exemplo.
https://endomarketing.tv/lideranca-eficaz/
"A comunicação educa, influencia, persuade, seduz, lidera, gera resultados. Precisamos, no entanto, desenvolvê-la continuamente por meio de recursos técnicos, atitudinais e comportamentais". Pontos relevantes são abordados sobre a comunicação no ambiente corporativo, inclusive as consequências que uma distorção na informação pode causar à empresa quando as pessoas não se fazem compreender corretamente.
http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Entrevista/7938/por-que-a-comunicacao-eficaz-gera-resultados-positivos.html
COMUNICAÇÃO:
Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo. Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, as telecomunicações), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e mídia).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face ou por meio de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a internet, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES:
Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes. Ter habilidades com a comunicação interpessoal é uma qualidade que as empresas têm buscado cada vez mais em profissionais do mercado, pois essas pessoas têm maior facilidade em passar ideias de uma maneira que todos possam entender sem causar desentendimentos providos da falha de comunicação. Além disso, um profissional que não tenha dificuldades com esse tipo de comunicação consegue, sem problemas, conversar com sua equipe de uma maneira clara e passar feedbacks que serão facilmente entendidos pela pessoa que o está recebendo.
A comunicação interpessoal consiste na troca de informação que existe entre dois indivíduos ou mais. Basicamente, trata-se de passar e receber mensagens para uma outra pessoa, seja através da fala, da escrita, da mímica e até mesmo dos meios modernos que temos hoje em dia graças à tecnologia, como SMS, e-mails, fotos e vídeos. Se você passou pelo seu vizinho hoje de manhã e acenou para ele, automaticamente teve uma interação com comunicação interpessoal.
Uma comunicação interpessoal clara evita conflitos, pois faz com que as mensagens sejam passadas de uma maneira que os dois lados possam compreender, resultando assim no sucesso da troca de informações.
Uma pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia – UCLA, Albert Mehrabian, constatou que as formas de comunicação não verbais, feitas através de: gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes do que outras formas de comunicação, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.
Ainda segundo Mehrabian – 38% do impacto da comunicação reside em nosso Tom de voz e apenas 7% nas Palavras propriamente ditas. Desenvolver as habilidades de comunicação não verbal e verbal, portanto, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.
Levando esses dados em conta, entendemos se comunicar não envolve apenas o que falamos, mas também a maneira que levamos essas informações às outras pessoas. A linguagem corporal, o tom de voz e o que você fala, de fato, influencia na maneira que o seu receptor irá receber a mensagem que você está tentando passar. Dessa maneira, é preciso prestar atenção em como você se porta perto das pessoas com quem interage, como que fala com elas, qual o tom de voz que usa e como gesticula. Ao não se atentar a algum desses pontos, você pode acabar causando ruído em uma mensagem que você está tentando passar.
	
http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/comunicacao-interpessoal-nas-organizacoes

Outros materiais