Buscar

3373189

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Fisiologia
Homeostase
*
*
Instruções
1- Abra a apresentação com o F5 do teclado.
2- Leia a pergunta e clique com o mouse na resposta que julga ser a verdadeira. O som de aplausos indica que a resposta está certa, e o som da bomba indica que a resposta está errada.
3 - Para obter mais informações sobre a resposta das questões, clique com o mouse no símbolo de mais ( ) na parte direita da tela.
4 – Quando estiver na página de respostas, clique sobre a seta ( ) para voltar a questão que estava. 
5 - Para passar para o próximo slide, aperte enter e continue respondendo.
*
*
Os sistemas _______ e ________ atuam na homeostase porque liberam __________e __________.
A) cardiovascular/endócrino; hormônios/neurotransmissores 
C) linfático / cardiovascular ; osmólitos ; hormônios 
B) nervoso / endócrino ; hormônios / neurotransmissores
D) endócrino / nervoso ; hormônios / neurotransmissores
Seguir
*
*
Um exemplo de feedback positivo é: 
 A) Estrogênio → LH (como ocorre no ciclo estral)
C) Cortisol → ACTH (controle por alça curta)
B) Estrogênio → Estradiol (como ocorre no ciclo estral)
D) Cortisol → CRH (controle por alça longa) 
Seguir
*
*
Uma forma de controle da osmolaridade plasmática é exercida pela glândula ________, ao liberar o hormônio _________, que agirá promovendo maior reabsorção do íon sódio pelo rim .
 A) Hipófise / ACTH
C) Adrenal / aldosterona
B) Hipotálamo / CRH
D) Adrenal / cortisol
Seguir
*
*
A pressão sanguínea precisa ser mantida controlada. Uma das formas do ADH (Hormônio antidiurético) agir para tal é: 
A) Promovendo mais sede
C) Diminuindo a sudorese
B) Promovendo a reabsorção de água pelo rim
D) Promovendo saída de água intracelular para o leito vascular
Seguir
*
*
Após uma refeição, células pancreáticas detectam níveis de glicose elevados no sangue e liberam qual hormônio? 
A) Glucagon
C) Insulina
B) Adrenalina
D) Somatostatina
Seguir
*
*
A insulina é um hormônio dito anabólico. Uma das ações promovidas por ela é:
C) Síntese e liberação de glucagon pelas células alfa do pâncreas
B) Síntese de glicogênio a partir de glicose, no fígado e no músculo
D) Apenas síntese de glucagon pelas células alfa do pâncreas
 A) Síntese de glicogênio a partir de insulina, no fígado e no músculo
Seguir
*
*
Dois órgãos fazem o controle do pH sanguíneo por meio de modificação dos níveis de H+, CO2 e HCO3- nele. São eles: 
A) Pulmões e pâncreas
C) Rins e pulmões
B) Pâncreas e estômago
D) Rins e pâncreas
Seguir
*
*
Um dos efeitos do glucagon é:
A) Estimular liberação de insulina 
C) Estimular síntese de glicogênio 
B) Inibir liberação de insulina 
 D) Estimular síntese protéica 
Seguir
*
*
O uso extensivo de medicamentos glicocorticóides pode levar a um quadro de: 
A) Hipoadrenocorticismo 
C) Hiperplasia hipofisária 
B) Hiperadrenocorticismo 
D) Hipoplasia hipofisária 
Seguir
*
*
Como se chama o processo de expansão do tecido muscular por aumento do conteúdo citoplasmático das células? 
A) Hiperplasia 
B) Hipertrofia 
C) Atrofia
D) Poliplasia
Seguir
*
*
É função do hipotálamo:
A) Participar da termorregulação 
C) Controlar as sensações de fome e sede 
B) Participar do controle osmótico 
D) Todas as alternativas 
*
*
Respostas
*
*
 Resposta: D
Esses dois sistemas funcionam constantemente para manter o organismo com seus parâmetros normais nas mais diversas situações. Os hormônios são liberados na corrente sanguínea e alcançam suas células alvo, distantes no corpo, onde sinalizam para mudanças no “comportamento celular”, provocando seu efeito final. Os neurotransmissores são liberados entre neurônios ou entre neurônio e célula muscular esquelética, se ligando a receptor de membrana e deflagrando um potencial de ação gerado por mudanças na permeabilidade celular aos íons K+ e Na+.
Voltar
*
*
 Resposta: A
Um feedback positivo ocorre quando um acontecimento possui efeito favorecedor da causa que o iniciou. O mecanismo de ovulação envolve a estimulação da secreção de estrogênio pelo folículo em crescimento, comandado pelo hormônio FSH (estimulador de folículo). O estrogênio por sua vez, estimula secreção de GnRH que leva à liberação de LH (hormônio luteinizante), que induz a ovulação e a formação de corpo lúteo. Ambos os hormônios (FSH e LH) têm secreção estimulada por GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas), liberado pelo hipotálamo, que comanda a secreção dos mesmos pela hipófise anterior.Essa é uma alça de feedback positivo muito importante na fisiologia reprodutiva dos animais.
Voltar
*
*
 Resposta: C
A ação da aldosterona no organismo é estimular maior reabsorção de íons sódio pelo túbulos coletores distais nos néfrons renais, aumentando, como consequência, a reabsorção de água no mesmo local, o que leva a elevação do volume plasmático e da pressão sanguínea.
Voltar
*
*
 Resposta: B 
O ADH possui dois efeitos: promove maior reabsorção de água pelos túbulos coletores, nos néfrons renais, e possui efeito vasoconstritor nas arteríolas. Ambos os efeitos têm função de aumentar a pressão sanguínea, já que promovem elevação do volume plasmático e constrição de artérias. O ADH é também liberado em situações de desidratação já que tem como efeito, conservar a água do organismo. É nesses casos que a urina dos animais se torna bastante concentrada.
Voltar
*
*
 Resposta: C
A insulina é o hormônio liberado no período pós-prandial (depois de uma refeição). É ela que permite assimilação da glicose pelas células do organismo. Na doença diabetes mellitus, a glicose atinge autos níveis de concentração na corrente sanguínea. Uma possível causa é deficiência da produção de insulina pelas células β pancreáticas. Chama-se então, de diabetes insulina dependente.
Voltar
*
*
 Resposta: B
Hormônios ditos anabólicos são aqueles que promovem reações de construção metabólica, ou seja, síntese de moléculas grandes a partir de moléculas menores. A insulina promove muitas dessas reações. Além da citada, também promove síntese de triglicerídeos a partir de ácidos graxos, síntese protéica a partir de aminoácidos, síntese de ácidos graxos a partir de glicose, e por sua vez, a síntese de triglicerídeos a partir desses ácidos graxos. É por isso que uma dieta muito rica em carboidratos, sem gasto energético compensatório, leva a aumento de gordura corporal.
Voltar
*
*
 Resposta: C
Os pulmões e rins estão altamente envolvidos na manutenção do pH sanguíneo. Os pulmões exercem um controle mais imediato, aumentando ou diminuindo as trocas gasosas e modulando assim, os níveis de CO2, os quais se associam com a água sanguínea gerando H2CO3, que se dissocia em H+ e HCO3-. Os rins exercem um controle de longo prazo, sendo órgão chave de excreção de H+. A reabsorção de HCO3- filtrado é também ponto chave na manutenção desse equilíbrio.
Voltar
*
*
 Resposta: A 
O glucagon, ao mesmo tempo que tem ação de elevar os níveis de glicose sanguínea, por meio de vários mecanismos como: estímulo à degradação de proteínas musculares, estímulo à neoglicogênese subsequente, à glicogenólise, entre outros, também estimula liberação de insulina, já que esse é o hormônio que permite entrada de glicose nas células. Caso contrário, a glicose sanguínea não seria utilizada pela maioria das células, e aumentaria descontroladamente até um nível elevado demais. Assim, esses hormônios trabalham juntos, para manter uma perfeita harmonia nesse sistema de feedback.
Voltar
*
*
 Resposta: A
Quando um organismo recebe, por longo período, taxas aumentadas de glicocorticóides, ocorre um efeito de feedback negativo no sistema hipotálamo-hipófise, que controla o córtex da glândula adrenal. Isto é, haverá inibição da liberação de CRH (hormônio liberador de corticotrofina) pelo hipotálamo, e consequente diminuição da liberação de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico)
pela hipófise, levando a menor estímulo do córtex adrenal, atrofia da glândula, e causando assim, menor produção de glico e mineralocorticóides. É por isso que esses medicamentos são sempre dados em curtos períodos de tempo, geralmente somente por alguns dias. Quando a administração prolongada se faz necessária, deve-se diminuir as doses progressivamente, para dar tempo da adrenal se restabelecer, uma vez que a inibição causada anteriormente foi retirada.
Voltar
*
*
Resposta: B
	O tecido muscular pode se expandir por um processo onde suas células aumentam seu conteúdo citoplasmático, havendo principalmente aumento do número de miofibrilas. Esse processo é chamado hipertrofia, e é o que ocorre quando as células musculares são intensamente exigidas. A hiperplasia significa aumento de tecido por multiplicação de suas células, e ocorre durante a formação do tecido muscular, ainda no feto. A atrofia muscular acontece quando as células, por falta de estímulo, acabam diminuindo seu conteúdo citosólico. Grupos musculares que sofreram desnervação sofrem atrofia. Não se sabe ao certo se os nervos produzem fatores tróficos que mantém a estrutura muscular, ou se é a própria estimulação elétrica responsável por isso.
Voltar
*
*
 Resposta: D
O hipotálamo é um importante centro receptor e integrador das sensações e respostas fisiológicas do organismo, atuando no controle das mais diversas funções vitais para a manutenção da vida, desde a termorregulação até a função reprodutiva do ser vivo.
Voltar
*
*
Bibliografia
Imagem de fundo: 
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_renal1.htm
Textos:
MORAES, I.A. – Homeostase. Apostila do curso de fisiologia veterinária do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense. 
Cunningham, J. G – Tratado de Fisiologia Veterinária, 3° edição, Editora Guanabara Koogan.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais