Buscar

2º simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º simulado
	1a Questão (Ref.: 201202000494)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Revoluções de 1848, conhecidas como Primavera dos Povos, foram provocadas por diversos fatores, dentre estes destacam-se:
	
	
	o comunismo, o liberalismo e o positivismo
	
	o socialismo, o anarquismo e o anarco-sindicalismo
	
	o conservadorismo, o republicanismo e anarquismo
	 
	o liberalismo, o nacionalismo e o socialismo
	
	o nacionalismo, a social democracia e o republicanismo
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202000472)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O pioneirismo inglês na Revolução Industrial se deu por inúmeros fatores, dentre os quais a hegemonia marítimo-comercial. A concretização dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida:
	
	
	Garantiu a abertura dos portos chineses
	
	Estabeleceu colônias no Oriente.
	 
	Decretou os Atos de Navegação
	
	Restringiu gradualmente o tráfico negreiro no Atlântico
	
	Assinou o Tratado de Methuen com Portugal
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202000471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos fatores decisivos que levaram ao pioneirismo da Inglaterra na chamada Revolução Industrial foi a sua supremacia marítima e comercial, porque:
	
	
	garantia o fornecimento de matéria-prima.
	
	favorecia desenvolvimento tecnológico.
	
	eliminava a concorrência dos produtos manufaturados franceses.
	
	assegurava a utilização mão-de-obra escrava.
	 
	Garantia mercado consumidor para as manufaturas.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202000498)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No capitulo Revolução Francesa de A Era das Revoluções, Eric Hobsbawm identifica a política revolucionária burguesa como uma dramática dança dialética. A afirmação acima faz referência a (ao):
	
	
	aproximação entre monarquistas e alta burguesia durante todo o processo revolucionário em defesa das distinções entre classes.
	
	medo dos burgueses de que o processo revolucionário não realizasse todas as aspirações de igualdade e liberdade das camadas populares.
	 
	comportamento conservador da burguesia desde o início do processo revolucionário. Os burgueses aliaram à média aristocracia na defesa de suas propriedades particulares.
	 
	comportamento da burguesia ora revolucionário, unindo-se as massas populares, como no início da revolução; ora conservador, unindo-se aos setores mais reacionários da sociedade, quando as massas foram além dos objetivos dos moderados, tal como ocorreu no período jacobino.
	
	defesa do republicanismo excludente pela burguesia. Só deveria ser considerado cidadão francês os homens, maiores de 21 anos, letrados e com renda superior a determinado valor.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202000489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Dentre outros aspectos, para a classe operária este momento histórico significou exceto:
	
	
	Trabalho feminino e infantil nas fábricas.
	
	Horas excessivas e as péssimas condições de trabalho.
	 
	Redução da mais-valia.
	
	Ausência de proteção social.
	
	Alienação do saber produtivo.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202000485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos apontar como fator preponderante para o pioneirismo inglês na Revolução industrial, exceto:
	
	
	Liberação de mão-de-obra do campo para a cidade a partir dos "enclosures acts".
	 
	Recrudescimento das relações feudais no campo.
	
	Produção agrícola capaz de fornecer matéria-prima e alimento para a cidade.
	
	Acesso e controle de mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de matéria-prima fora da Europa.
	
	Presença da burguesia no Parlamento inglês.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202000480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolução Francesa é considerada um marco para a queda do Antigo Regime na Europa. Na França o processo de superação do absolutismo monárquico deslanchou a partir do momento em que:
	
	
	O tesouro francês entrou em bancarrota devido à participação do país no processo de independência dos Estados Unidos.
	 
	O Terceiro Estado rompeu com os outros dois, declarando-se em Assembléia Nacional Constituinte.
	
	Teve início o período do Terror, período de censura e repressão aos opositores da revolução.
	
	Os exércitos napoleônicos invadiram os países vizinhos expandindo a revolução.
	
	O Terceiro Estado, convocado Luis XVI, se reuniu com o clero de a nobreza nos Estados Gerais.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202000481)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O início do processo revolucionário francês se deu quando, em julho de 1979, o Terceiro Estado, formado por representantes da burguesia, reuniu-se em separado dos outros estados e proclamou-se em Assembléia Nacional Constituinte. Podemos afirmar como medidas tomadas por essa Assembléia, exceto:
	
	
	O confisco dos bens do clero.
	
	A instituição do direito à igualdade perante a lei.
	
	A abolição da servidão.
	 
	A instauração de ensino gratuito e obrigatório.
	 
	A instituição do direito à inviolabilidade da propriedade privada.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202039442)
	
	Identifique duas mudanças ocorridas na sociedade inglesa no decorrer do século XIX que permitam exemplificar que "a Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos".
	
	
Sua Resposta: Houve profundas alterações na ordem econômica mundial e a consolidação do capitalismo industrial, com a expressão de uma evolução tecnológica. Tudo isto está diretamente ligado ao triunfo do idealismo liberal. Com o cerceamento dos campos, para criação principalmente de ovelhas para abastecer a indústria têxtil, houve um êxodo rural e um grande crescimento populacional nas cidades, que por sua vez, cresceram muito. Com isso surge a lei da oferta e da procura, com muita disponibilidade de mão de obra barata e farta para as fábricas, o que gerou salários cada vez mais baixos. Isso consolida duas classes sociais, que é a burguesia industrial, detentora dos meios de produção e o proletariado, que vende a única coisa disponível que tem, sua força de trabalho. O surgimento de duas grandes manifestações : o Cartismo, que foi a " Carta do Povo" enviada ao parlamento inglês e no qual era exigia maior participação e direitos a população na vida socioeconômica e política e o ludismo, que foi um movimento que identificava as maquinas como responsáveis pela miséria dos trabalhadores , já que exigia menos mão de obra , e gerou a destruição de muitas destas máquinas.
	
Compare com a sua resposta:
Dentre as seguintes mudanças: a crescente urbanização, visto que a concentração das indústrias, a aglomeração de um grande número de trabalhadores em um mesmo lugar e o aumento de atividades no setor terciário provocaram o surgimento e o extraordinário crescimento de cidades como Manchester, Liverpool, Bristol e principalmente Londres; o aumento demográfico, devido em parte às modificações nas técnicas agrícolas que possibilitaram o aumento da oferta de alimentos; o desenvolvimento da produção em massa, decorrência da introdução da máquina no processo produtivo, do rápido aprimoramento tecnológico e da maior divisão do trabalho; a adoção de políticas econômicas liberais e industriais que, fundamentadas nas concepções teóricas do "laissez-faire", subordinavam a economia a leis naturais, condenando as práticas mercantilistas e as sobrevivências feudais, defendendo a propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, a livre-concorrência, a liberdade econômica para produzir, vender, investir, fazer circular as riquezas produzidas, comprar e fixar salário, a não-intervenção do Estado nas atividades econômicas e a afirmação de sua funçãoapenas como mantenedor da ordem necessária ao funcionamento das leis do mercado; a configuração de dois grupos sociais básicos na sociedade: a burguesia - proprietária dos meios de produção - e o operariado - que vende sua força de trabalho em troca de um salário; as péssimas condições de trabalho e de vida existentes naquela época: a miséria dos bairros operários, a sujeira, a poluição, a falta de saneamento e de espaço, a exploração do trabalho de mulheres e crianças, as longas jornadas de trabalho, os baixos salários, o desemprego e a falta de uma legislação trabalhista; o início de movimentos de reação dos trabalhadores, como o Ludismo (destruição de máquinas, identificadas como as responsáveis pela sua situação de miséria) e o Cartismo (o envio ao Parlamento inglês da "Carta do Povo", onde se exigia o sufrágio universal masculino, o voto secreto, a remuneração dos parlamentares, uma representação mais igualitária nas eleições, entre outros itens); o início da organização do movimento operário com o surgimento das trade-unions (associações de trabalhadores, com objetivos inicialmente assistenciais, das quais se originariam os sindicatos); o surgimento de novas teorias sociais, como o Socialismo e o Anarquismo.
 
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202039441)
	
	"A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a História de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. [...] Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial. Grande parte desse monopólio devia-se simplesmente à solidão do pioneiro, soberano de tudo quanto se ocupa por causa da ausência de outros ocupantes."
E. J. Hobsbawm. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983, p.9.
Ao falar da "solidão do pioneiro", o autor refere-se ao pioneirismo da Grã-Bretanha na Revolução Industrial.
Apresente DUAS razões que contribuíram para que a Grã-Bretanha tenha experimentado a "solidão do pioneiro" naquele processo.
	
	
Sua Resposta: Ela tinha muitas minas de carvão e ferro, fundamentais para a fabricação e funcionamento das máquinas a vapor. Grande acúmulo de capital , durante os séculos XVI e XVIII, principalmente no governo de Elizabeth II; muita mão de obra disponível, barata e farta, devido ao cerceamento dos campos e o êxodo rural, a supremacia marítima e comercial que assegurava o abastecimento do mercado consumidor com suas manufaturas e e as ideias de uma nova classe social.
	
Compare com a sua resposta:
Dentre as razões a seguir: a acumulação de capital, entre os séculos XVI e XVIII, por parte da burguesia e da gentry, nas atividades agrícolas, comerciais e manufatureiras; a existência de uma massa de mão-de-obra disponível, barata e farta, advinda do cercamento dos campos, para ser utilizada nas primeiras fábricas; a existência de mercados produtores de matérias-primas e de mercados consumidores para os produtos industrializados ingleses, decorrência de seu grande poderio naval e comercial que permitiu à Inglaterra formar um dos maiores impérios coloniais da época moderna; a abundância, em seu território, de jazidas de ferro e carvão, matérias-primas fundamentais para a construção das máquinas e para a produção de energia; a adoção, desde a Revolução Gloriosa, pelo Estado inglês, de uma política econômica que representava os interesses da burguesia.

Outros materiais