Buscar

A manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A manutenção por avarias envolve o reparo ou a substituição de equipamentos e componentes depois de terem falhado. Este tipo de estratégia de gestão pode ser contrastado com a manutenção preventiva e preditiva, que são projetados para evitar falhas de equipamento. A abordagem da manutenção por avaria, também denominada de ação corretiva, é normalmente empregada quando as falhas não são susceptíveis de resultar em acidentes de trabalho ou inatividade excessiva, embora os custos associados às reparações de emergência sejam muitas vezes proibitivos. A política de manutenção por falha ocorre, por vezes, quando se institui a instalação ou a empresa se programa para fechar ou cessar as operações, especialmente se não existem planos para continuar usando o equipamento depois.
Há muitas maneiras diferentes de abordar a manutenção das instalações e equipamentos. Manutenção preventiva e preditiva são dois métodos concebidos para evitar falhas catastróficas. Inspeções são tipicamente levadas a cabo numa base regular, no caso de manutenção preventiva, enquanto que uma abordagem preditiva pode permitir que pequenos e grandes reparos sejam programados com base em dados sobre as taxas de falha anteriores. Ao realizar verificações regulares ou a substituição de componentes antes de quebrar, algumas falhas catastróficas podem ser evitadas.
Há tipicamente também custos associados com o tempo de inatividade, por isso esta abordagem para a manutenção não é adequada para qualquer operação que sofreria grandes perdas monetárias, a partir da falha súbita de qualquer peça de equipamento.
A política de manutenção por avarias e falhas ocorre, por vezes, quando se institui um mecanismo ou de negócios que foi programado para fechar. Isso é muitas vezes um risco calculado, uma vez que a decisão pressupõe que o equipamento continuará funcionando por tempo suficiente mesmo com a possibilidade de ser fechada. Se há planos para descartar o equipamento no final do período, a manutenção preventiva dispendiosa pode ser vista como desnecessária.

Outros materiais