Buscar

Avaliação Canais de Distribuição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	AUDEMIR LEUZINGER DE QUEIROZ
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 31/05/2014 18:58:12
	 1a Questão (Ref.: 200902352114)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Dentro do ambiente de Marketing qual a importância do Ambiente Econômico ? Dê três exemplos de variáveis importantes em nosso contexto econômico.
		
	
Resposta: O ambiente econômico influencia na aquisição de bens e produtos pelos consumidores, este irá variar de acordo com o quanto o consumidor está podendo "gastar" naquele momento. O que pode definir esta aquisição são os juros, a inflação e a oferta de concorrentes, que são algumas das variáveis que vem a influenciar o consumidor.
	
Gabarito: Provavelmente, a economia é a mais clara influente categoria de variáveis ambientais que afetam os membros de um canal. Não existe um dia sem que o estado da economia publique informações que atraiam o interesse de membros, consumidores, gestores de empresas produtoras e fabricantes. Todos esses envolvidos ficam muito atentos ao que se passa na economia. Desde um fabricante que levanta dinheiro para capital de giro quanto consumidores que estão em busca de crédito para financiar as suas compras. Inflação, Taxa de Juros e Taxa de Câmbio.
	 2a Questão (Ref.: 200902335323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das descrições de características abaixo está relacionada com VAREJO ?
		
	
	Vender para outros intermediários e/ou para usuários comerciais, industriais e institucionais .
	
	Inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial.
	
	Engloba a compra e/ou entrega de bens e serviços, e sua subsequente revenda para usuários organizacionais, varejo, e/ou outros atacadistas.
	
	Pode ser compreendido como o elo na cadeia de distribuição que não produz e atende as pessoas jurídicas.
	 
	Consiste de atividades de negócio relacionados à venda de bens e serviços para o uso pessoal, familiar ou domiciliar.
	 3a Questão (Ref.: 200902381834)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quais as características e forma de operação do TELEMARKETING ?
		
	
Resposta: O telemarketing é um dos meios utilizados para atingir vários clientes em um determinado período oferecendo produtos e serviços variados. Esse meio é uma forma de atingir vários tipos de consumidores, levando o produto a possíveis compradores. Hoje já não é mais tão utilizando em alguns tipos de mercado devido ao crescimento do e-commerce.
	
Gabarito: Por Telemarketing entenda-se o uso de operadores de telefone para atrair novos clientes, entrar em contato com clientes atuais, aferir o nível de satisfação ou receber pedidos. O Telemarketing ajuda as empresas a ampliar a receita, reduzir custos de vendas e aumentar a satisfação dos clientes. Os Call Centers podem ser usados para receber ligações dos clientes (o Telemarketing receptivo) e para contatar clientes atuais e potenciais (o Telemarketing ativo).
	 4a Questão (Ref.: 200902335146)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Rosenbloom (2002, p.27) o conceito de canal depende em parte do ângulo utilizado para avaliação do termo. Qual a definição que está de acordo com o fabricante ?
		
	
	Canal é o meio pelo qual um sistema realiza a transferência e propriedade de produtos e serviços.
	 
	Canal significa o trabalho de intermediários para conduzir seus produtos até os consumidores finais.
	
	Canais de distribuição são simplesmente empresas que os separam dos produtores.
	
	Preenche várias funções que separam as mercadorias e os serviços daqueles que precisam dessas mercadorias ou serviços.
	
	O termo significa o fluxo da propriedade dos materiais que são comercializados no mercado.
	 5a Questão (Ref.: 200902441024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fatores ambientais que podem afetar o desempenho do canal de distribuição. As mulheres têm evoluído em sua participação na sociedade, tornando-se participantes significativas no ensino superior e em cargos executivos de empresas, tornando-as importantes participantes no mercado de consumo. Este novo perfil da mulher representa um dos fatores no ambiente:
		
	
	Tecnológico.
	 
	Sociocultural.
	
	Legal.
	
	Competitivo.
	
	Econômico.
	 6a Questão (Ref.: 200902441043)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No design de Canais de Distribuição, uma das etapas consiste em desenvolver alternativas de estrutura de canais, onde uma das etapas é a definição do número de níveis no canal. Considerando esta característica, identifique a empresa que se caracteriza como um "Canal de Nível Zero":
		
	
	Ford.
	 
	Natura.
	 
	Petrobras.
	
	CSN.
	
	Vale.
	 7a Questão (Ref.: 200902335258)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Avon pode atender os consumidores, conhecer as suas necessidades individuais e então recomendar e demonstrar os produtos apropriados para satisfazer as suas necessidades. Os representantes mostram os catálogos com poucas semanas de intervalo e respondem o que, quando e onde os consumidores querem comprar. Este tipo de contato pessoal ajudam a Avon a manter relacionamento lucrativos e de longa duração com consumidores em 125 paises. Os canais normalmente descrevem o movimento de produtos de sua origem até chegar ao usuário. Quantos níveis de canal utiliza a Avon ?
		
	
	Três níveis de canal
	
	Quatro niveis de canal
	 
	Zero nível de canal
	
	Dois níveis de canal
	 
	Um nível de canal
	 8a Questão (Ref.: 200902441094)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as estratégias de Comunicação e Colaboração no Canal de Marketing, aquela que oferece ao membro do canal um pagamento em dinheiro ou determinada porcentagem das compras dos pedidos específicos, é conhecida como:
		
	
	Comunicação Cooperada.
	
	Merchandising.
	 
	Concursos e incentivos.
	
	Promoções em loja.
	 
	Concessões Promocionais.
	 9a Questão (Ref.: 200902381779)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Existem fatores principais que afetam o alcance e a frequência das avaliações de membros do canal. Qual dos tópicos abaixo está relacionado com NATUREZA DO PRODUTO ?
		
	 
	Um membro do canal que vende equipamentos mais avançados tecnologicamente e complexos e que necessitam de alto nível de serviços pós-vendas.
	 
	Isto acontece com os fabricantes que tem produtos de elevada aceitação ou de uma posição dominante no mercado. O grau de controle tem relação direta com a intensidade e volume de negócios.
	
	O fabricante que tem altos acordos ou contratos fica em uma posição na qual pode requerer grande quantidade de informação sobre o desempenho dos membros do canal em todos os aspectos das operações.
	
	Para o fabricante que usa a distribuição intensiva, a avaliação dos membros do canal pode resumir ao acompanhamento de indicadores de caráter geral.
	
	Isto acontece porque o sucesso da empresa no mercado está diretamente ligado ao desempenho dos membros do canal.
	 10a Questão (Ref.: 200902352771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em qual classificação deve ser enquadrada a descrição sobre Vendas Diretas contida no texto abaixo ? Consiste em enviar uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa num endereço específico. Usando listas altamente seletivas, as empresas enviam milhões de correspondências: cartas, folhetos, folders e outros impressos. Em alguns casos são enviadas fitas de áudio, de vídeo, CDs e disquetes de computador para clientes atuais e potenciais.
		
	
	Marketing de Catálogo
	
	Canal de Vendas a Domicilio
	
	Telemarketing
	 
	Mala Direta
	
	Face a Face

Outros materiais