Buscar

Avaliação Tópicos Emergentes em Finanças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  TÓPICOS EMERGENTES EM FINANÇAS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	SILVIO MONTES PEREIRA DIAS
	Turma: 
	Nota da Prova: 2,0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 18:52:52
	 1a Questão (Ref.: 200902377171)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual é uma das principais origens do conflito de agência na opinião de diversos autores?
		
	
Resposta: O interesse dos agentes diferente dos acionistas.
	
Gabarito: Uma das principais origens está nas relações entre acionistas majoritários/ minoritários, devido a fatores como a permissão legal de emissão de ações sem direito a voto, que pode gerar a concentração da propriedade nas mãos dos majoritários, retirando poder dos minoritários na tomada de decisão.
	 2a Questão (Ref.: 200902385662)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique em que situações uma empresa pode usar uma estratégia de Swap?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Pode usar os swaps de taxas de juros para obter um fluxo desejado de pagamentos de juros (ex.: taxa fixa) em troca de outro (ex.: taxas flutuantes), e swaps cambiais para trocar um ativo/ passivo denominado de uma moeda por outra.
	 3a Questão (Ref.: 200902377238)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto às ligações entre a administração estratégica e a GC corporativa, é correto afirmar:
I. Ambas são voltadas para o curto prazo.
II. A análise setorial dos recursos físicos está relacionada apenas a pessoas e tecnologia - atualizar infraestrutura tecnológica.
III. A análise setorial de recursos físicos está relacionada aos Comitês do Conselho de Administração - Finanças, e de -Auditoria e RH.
IV. A análise setorial de recursos de sustentabilidade está relacionada, também, ao fortalecimento institucional e ao público-alvo.
V. A análise setorial de recursos humanos está ligada a pessoas e tecnologia - competências internas e desenvolver lideranças.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras.
	
	Somente a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmações III, IV e V são verdadeiras.
	 4a Questão (Ref.: 200902377136)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale as alternativas que se caracterizam como iniciativas de desenvolvimento da governança corporativa no Brasil:
		
	
	Criação da BOVESPA
	 
	Recomendações da Comissão de Valores Imobiliários.
	
	Criação do Novo Código do Consumidor.
	 
	Criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores.
	
	Criação da Lei de Sociedade por Ações.
	 5a Questão (Ref.: 200902442760)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maximização do lucro :
		
	
	Desconsidera apenas o fluxo de caixa, e não o risco. Considerando-se o fato que, retorno e risco são preços da ação. Quando há risco os acionistas esperam obter taxas de retorno mais altas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Desconsidera apenas o fluxo de caixa. Considerando-se o fato que, retorno e risco são indeterminantes-chaves do preço da ação, que representa a riqueza. Quando há risco envolvido, os diretores esperam obter taxas de retorno mais altas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Desconsidera não apenas o risco. Considerando-se o que o retorno é determinante-chave do custo da ação, que não representa a riqueza.
	 
	Desconsidera não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco. Considera-se o fato que, retorno e risco são determinantes--chaves do preço da ação, que representa a riqueza. Quando há risco envolvido, os acionistas esperam obter taxas de retorno mais baixas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Considera não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco. Desconsidera-se o fato que, retorno e risco são determinantes--chaves do preço da ação. Quando não há risco envolvido, os acionistas esperam obter taxas de retorno mais baixas naqueles com riscos mais altos.
	 6a Questão (Ref.: 200902377248)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Eletrobras confirmou que vai renovar as concessões das suas usinas conforme quer o governo. Sobre esse fato, pode-se afirmar considerando a contabilidade para dar transparência às ações do governo:
I - O governo afirma que as contas foram afetadas por vários planos econômicos; houve acúmulo de juros na conta de investimento de usinas que levaram anos para serem construídas; e, por fim, o fundo que pagará as indenizações não teria recurso para desembolsar valor acima de R$ 20 bilhões.
II- O CPC01 e o CPC27 apoiam a melhor tomada de decisão contábil para o valor a ser indenizado por ativos não amortizados.
III - Depois de estabelecidas proporções entre AC e AT, ao administrador financeiro cabe fixar e tentar manter certos níveis ótimos para cada tipo de ativo circulante.
IV - O administrador deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados.
V- Ao usar o VNR (Valor Novo de Reposição) como critério para indenizar investimentos não amortizados, o governo resolveu abandonar um critério que ele próprio instituiu como poder concedente.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
	
	Somente as afirmações I, III e V são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 7a Questão (Ref.: 200902377656)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desde a década de 70, os governos e o mundo corporativo dos principais países do mundo têm adotado a relação de câmbio ao Dólar entre si, em oposição à relação fixa. Essa relação entre duas moedas, ou seja, a flutuação das suas moedas pode ser expressa de que forma:
Marque a alternativa correta:
		
	
	somente expressa na forma de forward (taxa em uma data específica no futuro)
	 
	spot (taxa de câmbio à vista) ou forward (taxa em uma data específica no futuro)
	
	spot (taxa de câmbio à vista) ou currency board (fixação da taxa de câmbio em relação ao dólar ou outra moeda forte)
	
	currency board (fixação da taxa de câmbio em relação ao dólar ou outra moeda forte) ou forward (taxa em uma data específica no futuro)
	 
	somente expressa na forma de spot (taxa de câmbio à vista) somente
	 8a Questão (Ref.: 200902426614)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao contrário do mercado doméstico, as atividades de financiamento de outros mercados podem trazer taxas nominais e taxas efetivas bastante diversas. Isso se deve a:
		
	
	à valorização e a frente ao dólar americano
	
	à valorização e a desvalorização frente ao Real
	 
	à valorização e a desvalorização frente ao dólar americano
	
	à valorização e a desvalorização frente ao Euro
	 
	à valorização e a desvalorização frente ao Mercado de ações
	 9a Questão (Ref.: 200902385709)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque abaixo V ou F para as opções referente à posição de GITMAN, J. no que diz respeito ao Mercado de Empréstimo em Moeda Estrangeira:
		
	 
	Esse mercado do Euro moeda que foi muito importante para as empresas dos países emergentes nas décadas de 80 e 90, pelo seu alto volume de novos créditos, na segunda década do século XXI sofre com a falta de liquidez.
	 
	Fluxos de investimento de carteira têm uma relação diferente dos Investimentos Estrangeiros Diretos com os mercados financeiros, quer para os investidores, quer para os receptores.
	 
	Com o baixo crescimento se alastrando na zona do Euro e dívidas crescentes, sabe-se que os empréstimos bancários estruturados em linhas de crédito, das quais os tomadores podem sacar devem sofrer restrições, já que há uma região inteira a ser salva econômica e financeiramente.
	 
	O mercado de empréstimo em Euro moedas consiste em um grande número de bancos internacionais que realizamempréstimos a longo prazo, com taxas flutuantes e empréstimos em moeda forte para empresas internacionais e governos tomadores de recursos.
	 
	O excesso de confiança na economia nacional e a super auto-avaliação podem levar a erros de cognição, levando empresas a tomar empréstimos em moeda estrangeira...
	 10a Questão (Ref.: 200902385735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto aos tipos de fusões, marque a que corresponde a Fusão vertical e Fusão conglomerado respectivamente:
		
	 
	Quando há aquisição de um fornecedor por um cliente; cujo maior benefício está no fato de reduzir o risco com padrões cíclicos e sazonais diferentes das empresas fundidas.
	
	Onde empresas com produtos ou serviços similares ou complementares buscam redução de custos; cujo maior benefício está no fato de reduzir o risco com padrões cíclicos e sazonais diferentes das empresas fundidas.
	
	Onde empresas com produtos ou serviços similares ou complementares buscam redução de custos; na qual o benefício maior está na utilização dos mesmos canais de venda e de distribuição para atingir os clientes de ambos os negócios
	
	Na qual o benefício maior está na utilização dos mesmos canais de venda e de distribuição para atingir os clientes de ambos os negócios; quando há aquisição de um fornecedor por um cliente.
	
	Cujo maior benefício está no fato de reduzir o risco com padrões cíclicos e sazonais diferentes das empresas fundidas; na qual o benefício maior está na utilização dos mesmos canais de venda e de distribuição para atingir os clientes de ambos os negócios

Outros materiais