Buscar

ad1 de orcamento publico.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
  
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/1º
Disciplina: Orçamento Público
Coordenador da Disciplina: Kátia de Almeida
 
 
Aluno (a): Thyago Pereira Sinionato
Pólo: Saquarema 
Comente a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma impacta a outra. Cite um exemplo real. 
A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece normas de finanças publicas voltada para a responsabilidade na gestão fiscal. É um código de conduta para os administradores públicos que passarão a obedecer a normas e limites para administrar as finanças, prestando contas de quanto e como gastam os recursos da sociedade. A Lei de Responsabilidade Fiscal surgiu num contexto de reforma do Estado que vem ocorrendo em vários países nas ultimas décadas. A diretriz é substituir a administração publica burocrática pela gerencial e desta forma aumentar a eficiência na prestação de serviços pelo Estado. A Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei complementar n° 101, de 4 de maio de 200, visa à regulamentação a Constituição Federal, na parte da Tributação e do Orçamento (Titulo VI), cujo Capitulo II estabelece as normas gerais de finanças publicas a serem observadas pelos três níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal. Em particular, a Lei de Responsabilidade Fiscal vem atender á prescrição do artigo 163 da Constituição Federal de 1988, cuja redação é a seguinte. 
“Lei complementar disporá sobre: 
I – finanças publicas;
II – divida publica externa e interna, incluída a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo poder publico; 
III – concessão de garantia pelas entidades publicas; 
IV – emissão e resgate de títulos da divida publica; 
V – fiscalização das instituições financeiras; 
VI – operação de cambio realizada por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
VIII – compatibilização das funções das instituições oficiais de crédito da União resguardada as características e condições operacionais plenas das voltadas aos desenvolvimentos regionais. “
Há alguns instrumentos preconizados pela Lei de responsabilidade Fiscal – LRF para o planejamento do gasto publico que são: o Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. A LRF busca reforçar o papel da atividade de planejamento e, mais especificamente a vinculação entre o planejamento e a execução do gasto publico. A LDO, na sua concepção original, tinha como função básica orienta r a elaboração dos orçamentos anuais além de estabelecer as prioridades e metas da administração, no exercício financeiro subsequente. Nos termos da LRF, a LDO recebe novas e importantes funções, sendo as mais importantes;
- dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas:
- estabelecer critérios e formas de limitações de empenho, na ocorrência de arrecadação da receita inferior ao esperado, de modo a comprometer as metas de resultado primário e nominal prevista para o exercício:
- dispor sobre o controle de custos e avaliação dos resultados dos programas financiados pelo orçamento:
- disciplinar as transferências de recursos a entidades publica e privadas: 
- quantificar o resultado primário a ser obtido com vistas à redução do montante da divida e das despesas com juros: 
- estabelecer limitações à expansão de despesas obrigatórias de caráter continuado.
A lei de responsabilidade Fiscal veio fortalecer a Lei de Diretrizes Orçamentárias, especialmente a partir do Anexo de Metas Fiscais, onde serão estabelecidas metas anuais em valores concorrentes e constantes para um período de três anos. Essas metas correspondem às previsões para receitas e despesas resultado nominais e resultado primário, além do montante da divida publica para três anos, isto é, o exercício a que se referir a LDO e os dois seguintes. Nota-se que o legislador imputou ao administrador publico um esforço maior para a confecção do seu principal instrumento de planejamento. A LRF elegeu a LDO como instrumento mais importante para a obtenção do equilíbrio nas contas publicas, a partir de um conjunto de metas que, após aprovadas, passam a ser compromisso de governo. O objetivo da Lei é melhorar a administração publica através da busca de melhor qualidade da gestão fiscal e o equilíbrio das finanças publicas, além de assegurar a estabilidade e a retomada do desenvolvimento sustentável do pais. 
 São exemplos da aplicação deste principio: equilíbrio entre receitas e despesas e metas de superávit primário (art.4°, I, a): regras pertinentes a renuncia de receitas (art.14, I), a aumento de despesas( art., 16e 17) e os sistemas previdenciários dos entes da Federação (art.69). 
A LRF quer impedir que o titular de Poder, em período eleitoral, de inicio a obras de afogadilho, muitas vezes sequer previstas no plano Plurianual e na LDO e sem dotação no orçamento, para beneficiar sua candidatura ou de correligionários, concluindo-as em seus mandatos, mas deixando a conta para o sucessor. Normalmente, trata-se de diversas obras de pequenos portes. 
Um exemplo real é em relação aos prefeitos, o Decreto-lei 201/67 enquadra como crime de responsabilidade a concessão de empréstimos, auxílios ou subvenções sem autorização da Câmara, ou em desacordo com a lei. E, nesse caso, apena cominada é a detenção, de três meses a três anos, bem com a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício do cargo ou função publica, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio publico ou particular. 
 
Referencia Bibliográficas:
http://www.igepri.org/observatorio/?p=4826 acesso em 03/03/2017 as 19h00min 
https://jus.com.br/artigos/6026/lei-de-responsabilidade-fiscal acesso em 03/03/2017 as 20h10min 
http://www.tc.df.gov.br/arquivos/manual-lrf/modulo-i.pdf acesso em 04/03/2017 as 13h30min 
http://www.gestaopublicaemfoco.com.br/files/lrf_notas_essenciais_sobre_a_improbilidade_administrativa.pdf acesso em 04/03/2017 as 15h05min 
https://jorgedaher.wordpress.com/2010/03/21/lei-de-responsabilidade-fiscal-e-o-controle-da-administracao-publica-municipal/ acesso em 04/03/2017 as 16h00min

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais