Buscar

O que é Responsabilidade Social e Cidadania

Prévia do material em texto

FACULDADE EFICAZ
DISCIPLINA: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Professora Mestre Rizia F. L. L. Franco
Objetivo geral: 
Identificar o que é a Responsabilidade social e cidadania
Objetivo específico:
 Relacionar a responsabilidade social enquanto um ato de cidadania
Algumas das questões avaliadas pela responsabilidade social
Em busca da responsabilidade social
Parston (1997) e Aktouf (1996) enfatizam que a responsabilidade É A BUSCA por resultados sociais duradouros, ao contrário das “doações de caridade” efetuadas por muitas empresas. Segundo eles, as práticas administrativas estão a caminho de uma renovação.
Algumas definições de Responsabilidade social...
Preocupação com as consequências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição na sociedade em que eles podem afetar interesses dos outros (CHURCHILL, PETER, 2000, p.40).
A responsabilidade social está diretamente relacionada com as intensas mudanças que estão ocorrendo no mundo e que envolvem as empresas seja como atores fundamentais e responsáveis pelos acontecimentos ou como agentes afetados pelas ocorrências no âmbito sócio cultural e ambiental (DIAS, 2012, p.01).
Passos (2013) afirma que a responsabilidade social é uma obrigação das empresas com a sociedade, pois a mesma impõe que as organizações reconheçam não só os acionistas e clientes, mas também os seres humanos contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e honesta para todos. Essa prática deve orientar-se, principalmente, pela ética que supera as obrigações econômicas e legais, indo em direção às ações sociais.
A RS é um conjunto de ideias e prática das organizações que fazem parte de sua estratégia que tem como objetivo evitar prejuízos e/ ou gerar benefícios para todas as partes envolvidas (Stakeholders) na atividade da empresa (consumidores, empregados, acionistas, comunidade local, meio ambiente etc.), adotando métodos racionais para atingir esses fins e que devem resultar em benefícios tanto para organização como para sociedade (DIAS, 2012, p.20).
O conceito de responsabilidade social é amplo, referindo-se à ética como princípio balizador das ações e das relações com todos os públicos com os quais a empresa interage.
 	A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou de apoio à comunidade. Significa mudança de atitude numa perspectiva de gestão empresarial, com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos (ETHOS, 2016).
A empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa (ETHOS, 2016).
Responsabilidade Social diz respeito à maneira como as empresas realizam seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos.
IMPLEMENTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Segundo o Instituto Ethos (2003), existem diretrizes para a implantação da Responsabilidade Social nas organizações: 
Adotar valores e trabalhar com transparência. 
Valorizar empregados e colaboradores. 
Fazer sempre mais pelo meio ambiente. 
Envolver parceiros e fornecedores. 
Proteger clientes e consumidores. 
Promover sua comunidade. 
Comprometer-se com o bem comum.
A responsabilidade social é um ato de cidadania?
	
Devo lavar a mão com água e sabão e depois com álcool em gel.
MITO — Embora em alguns locais os dois produtos estejam disponíveis, eles têm a mesma função. “Podemos escolher um deles e o efeito da higienização será imediato”, explica a dra. Mirian de Freitas Dal Ben Corradi, infectologista e integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Sírio-Libanês.
3-Sabão antibacteriano é mais eficiente que sabão normal.
4-MITO — Os sabões comuns (sólidos ou líquidos) têm a mesma eficácia que os antibacterianos na higienização das mãos e podem ser usados para todas as situações cotidianas em que as mãos possam ter sido contaminadas.
5-Devo retirar joias e relógio durante a higienização das mãos.
6-VERDADE — Sob esses objetos, frequentemente acumulam-se micro-organismos. Por isso, devemos retirá-los antes de situações de maior risco de contaminação ou transmissão de vírus e bactérias, como antes do preparo de qualquer alimento; em contato com pacientes doentes; e antes de tratar algum machucado. “Guardamos esses objetos, higienizamos as mãos e estamos protegidos”, comenta a dra. Mirian.
7-Detergente pode ser usado para higienizar as mãos.
8- VERDADE — No entanto, os detergentes, o álcool comum e os demais produtos de limpeza domiciliar não são produzidos para lavar as mãos e podem causar microfissuras na pele, facilitando a colonização por vírus e bactérias. “Se não tivermos álcool em gel ou sabão, podemos usar detergente em uma ou outra situação, mas não são os mais indicados”, comenta a infectologista.
9-Falta de higienização das mãos pode causar infecções hospitalares.
10- VERDADE — A higienização das mãos é uma das estratégias utilizadas pelo Hospital Sírio-Libanês e outras instituições na prevenção das infecções hospitalares. Acompanhantes e familiares devem higienizar as mãos sempre, antes e depois, de visitarem pacientes internados. Para os profissionais de saúde, existem cinco momentos-chave de higienização das mãos: (1) antes de contato com o paciente; (2) antes da realização do procedimento asséptico; (3) após risco de exposição a fluidos corporais; (4) após contato com o paciente; (5) após contato com as áreas próximas aos pacientes.
11- A higienização das mãos pode ser substituída pelo uso de luvas.
12- MITO — As luvas podem reduzir em mais de quatro vezes os riscos de contaminação das mãos, MAS no momento de retirar as luvas as mãos correm risco de serem contaminadas. Por isso, as mãos devem sempre ser higienizadas após a retirada das luvas.
Exemplos de Responsabilidade social e ética nas organizações:
Grupo Pão de Açúcar 
A ação é voltada para seu público interno e é denominada de Investimentos em Recursos Humanos. A empresa informa que exerce um modelo de gestão por competência. 
Busca-se identificar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores dos funcionários, ao criar um ambiente propício ao desenvolvimento profissional. Os dados levantados proporcionam à empresa melhores condições para tomar decisões justas e transparentes nos processos de seleção, promoção, gestão do desempenho e competências. 
Seguindo essa orientação de gestão, centrada no ser humano e na qual as pessoas são consideradas os seus principais pilares, a empresa afirma ter alguns resultados significativos, entre eles ser uma empresa na qual as empresas gostam de trabalhar, sentem-se felizes de pertencer a seu quadro de colaboradores.
3M
A 3M é uma empresa americana que fabrica uma linha de aproximadamente 60.000 itens, entre eles substratos, revestimentos e adesivos. Na subsidiária brasileira, cerca de 80% dos seus 2.600 empregados estão envolvidos em projetos focados no atendimento de pessoas carentes e formação de jovens, os quais somam 86 instituições de assistência social. Tempo, capacidade gerencial e operacional dos funcionários são as maiores contribuições da empresa ao terceiro setor.
Por outro lado, cada empregado dedica, em média, 16 horas mensais de seu trabalho ao voluntariado, recebendo como se estivesse trabalhando normalmente. Projetos ecológicos, relacionados à preservação do meio ambiente e a coleta seletiva de lixo também são patrocinados pela empresa, atingindo cerca de 5.500 estudantes de 10 escolas públicas na região de Campinas – SP. 
A 3M entende que a atividade de voluntariado está intimamente ligada ao incremento da criatividade, que,por sua vez, é fonte de toda inovação organizacional. Ela oferece salários competitivos, benefícios atraentes, treinamento, possibilidade de carreira e, principalmente, liberdade para criar. 
 
Calçados Azaléia 
A Azaléia é uma empresa que se destaca no cenário nacional por ser a maior fabricante de calçados femininos e esportivos do país. Segundo o fundador e atual presidente do conselho, Sr. Nestor de Paula, nada é tão estratégico quanto às ações que estão ajudando a tornar seus funcionários cidadãos mais felizes e produtivos. Essas ações relacionam-se a saúde, habitação, educação, transporte e segurança, áreas apontadas como problemáticas numa pesquisa realizada pela empresa há cerca de 10 anos. 
Agregando quase 15.000 pessoas, a “comunidade Azaléia” é permeada por projetos de várias áreas a saber: Educação: benefícios a 4.000 dos 6.000 funcionários baseados no estado Rio Grande do Sul; Saúde: construção de policlínica com consultórios médicos e odontológicos; Apoio familiar: criação e manutenção de creche para 650 crianças de idade entre 3 meses e 6 anos e, Habitação: construção de conjunto habitacional com 300 casas. 
Para a Azaléia, sua boa relação com os funcionários é fruto de uma relação que transcende o paternalismo. Na verdade, muito mais que uma questão de justiça é uma questão de resultados. Um de seus projetos sociais está voltado para a alfabetização de seu público interno- o curso de alfabetização - que atualmente se encontra em fase de extinção, pois não há mais analfabetos entre os quase 10.000 empregados da empresa. Nos últimos três anos, não houve acidente grave em nenhuma fábrica e o número de afastamentos por motivos de saúde caiu 75%. Ernest Sarlet, consultor contratado para comandar a implantação do programa social da empresa, afirma que funcionários saudáveis, com maior nível de escolaridade e tranqüilos em relação à família estão menos sujeitos a acidentes, causam menos desperdício, produzem mais e são mais felizes. 
Nos últimos anos, os projetos sociais da Azaléia têm-se estendido às comunidades onde ela opera como é o caso de: cursos supletivos e de informática, reforma de hospital (Parobé – RS), seminários sobre uso indevido de drogas e disponibilização de recursos (brigada de incêndio). A direção da empresa percebe que ela só cresce se os funcionários crescerem junto e que, quando isso acontece, toda a sociedade se desenvolve. 
Banco do Brasil 
O Banco do Brasil é maior instituição financeira do país controlada pelo Estado, sendo considerada uma espécie de máquina de projetos sociais. Eles abrangem, sobretudo, atividades nas áreas de educação, cultura e saúde e disponibiliza recursos anuais da ordem de 40 milhões de reais. Para desenvolver tais projetos, a instituição conta com cerca de 3.600 voluntários, em sua grande maioria, empregados do banco. 
Nos últimos 12 meses, o projeto de alfabetização de adultos contou com a participação de 15.000 alunos. Na área de esporte, anualmente, o número de beneficiados remonta cerca de 43.000 crianças e jovens de baixa renda e 3.000 educadores. O banco controla três dos maiores centros culturais do país, permanentemente abertos ao público. Ele tem, ainda, a maior rede de operacionalização de projetos sociais do país, contando com 2.280 agências e 4.000 postos de atendimento. 
O presidente do Banco, Sr. Paolo Enrico Zaghen, crê que responsabilidade social faz parte da missão da instituição e que ela necessita se fortalecer como negócio e como agente social. A Fundação Banco do Brasil, criada em 1985, conta com um patrimônio da ordem de 160 milhões de reais e sobrevive graças ao rendimento desse patrimônio investido e à comercialização de produtos lançados pelo banco: parte da venda do Ouro Vida (seguro) é destinada a um projeto que beneficia crianças portadoras de câncer; parte da venda do OuroCap (título de capitalização) destina-se a um projeto educativo. Assim, as parcerias estabelecidas dentro da própria instituição viabilizam a manutenção dos projetos. 
Quanto ao público interno, apesar de não se mostrarem satisfeitos com seus salários, os funcionários percebem que a determinação da carreira pelo tempo de trabalho e pelas relações de gênero (mulheres em cargos executivos) vem melhorando. Os empregados percebem a valorização da competência no âmbito da carreira. 
 
McDonald´s 
Atividades ligadas à área de saúde, especialmente às instituições de combate ao câncer infantil, são o alvo mais conhecido das ações de responsabilidade social do McDonald´s. O “Mc Dia Feliz”– parte do lucro das vendas do sanduíche “Big Mac” é destinada a instituições de assistência a portadores de câncer- é realizado em 13 países e rendeu, no Brasil, no ano de 2000, cerca de 5,5 milhões de reais, entregues a 61 entidade sociais. 
O presidente da McDonald´s do Brasil, Sr. Marcel Fleishmann, esclarece que oferecer os melhores produtos não é suficiente para construir organizações que almejem vida longa. Isto diz respeito tanto às políticas internas de gestão de pessoas (contratação de “pessoas especiais” e minorias) quanto às externas, como o relacionamento com franqueados. Ele acredita que tais ações de cidadania são um poderoso instrumento para estreitar as relações com a rede de franqueados, embora não consigam eliminar conflitos comerciais fortuitos, comuns quando da queda de consumo de fast food.
NATURA
A Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do país, criou uma linha de produtos - “Ekos”- ligada a um projeto sócio-ambietal. Nele, as comunidades locais de reservas florestais dos estados do Amazonas, Pará e Rondônia, são treinadas para extrair e cultivar, de forma sustentável, os insumos usados pela empresa. No mesmo sentido, a maioria de suas embalagens é reciclável. Assim, ela contribui para a manutenção do ecossistema e cria, ao mesmo tempo, oportunidades de trabalho. No Vale do Jequitinhonha – MG, a empresa promove a formação de educadores, a integração de jovens e crianças ao sistema de ensino e, no âmbito cultural, fomenta cursos de artes, música e dança. 
O presidente da empresa, Sr. Luiz Seabra, afirma que é natural que a responsabilidade social reflita-se na escolha de fornecedores e no desenvolvimento de produtos. Mais do que uma estratégia, ela é um exercício prático de seus valores e crenças. Logo, a cúpula da organização percebe uma ligação estreita entre visão estratégica do negócio e responsabilidade social. A Natura é uma das poucas empresas no país a ter uma gerência responsável por identificar, criar e desenvolver programas voltados para a comunidade. Além disso, ela destaca-se por disseminar o conceito de diversidade, mantendo um programa de contratação de deficientes físicos e mentais, profissionais de idade acima de 45 anos e desempregados há mais de dois anos. 
Anualmente, os acionistas destinam 10% de seus dividendos para projetos que beneficiam crianças, jovens e adultos. Seus empregados são incentivados às práticas do voluntariado em entidades assistenciais e suas revendedoras participam de programas educacionais contínuos. 
Condutas e decisões cotidianas são os resultados de valores e princípios que uma empresa tem. Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência, ao manter a coerência entre o discurso e a prática. Veja os passos a seguir:
Criar e divulgar uma declaração de missão: 
Cabe a cada empresa definir a sua própria missão, ou seja, o seu propósito de existir. A missão de uma empresa identifica suas metas e aspirações. 
Deve expressar também seus valores e sua cultura e as estratégias a serem utilizadas. Ao definir a missão de uma empresa, é necessário agregar valor a todos os envolvidos no ambiente empresarial: proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e o próprio meio ambiente. 
Exemplo 01: Missão do Laboratório VIVA BEM 
“Atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes, oferecendo-lhes serviços de Análises Clínicas de Qualidade”.
Identificar edeclarar valores éticos com clareza, ou seja, forma pela qual a empresa administrará os negócios. 
 Ainda nessa questão dos valores, um código de ética decorrente da Declaração de Valores e Princípios Éticos pode ajudar:
Exemplo 02: Declaração dos valores do Laboratório VIVA BEM (empresa fictícia) 
Excelência: Buscamos permanentemente a satisfação dos nossos clientes e colaboradores com iniciativas de crescimento pessoal e profissional, em um ambiente de trabalho seguro e agradável. 
Ética: Agimos de modo transparente e responsável em todos os relacionamentos com nossos clientes, colaboradores, parceiros de negócios e com a comunidade. 
Inovação: Valorizamos atitudes empreendedoras que primem pela flexibilidade, determinação e simplicidade, investindo permanentemente em tecnologia de ponta adequadas ao porte de nossa empresa. 
Responsabilidade Social e Cidadania: Respeitamos o meio ambiente em prol da qualidade de vida do planeta e assumimos nossa responsabilidade social com ações comunitárias e respeito ao ser humano.
Valorizar Empregados e Colaboradores
Assegurar as leis trabalhistas: manter o registro profissional dos funcionários, realizar pagamentos em dia, recolher o FGTS, conceder benefícios de acordo com a legislação. Mas, além disso, o empregador pode assegurar maiores benefícios, independente do que determina a lei. 
Encorajar novas ideias: criar um ambiente de trabalho que incentive os funcionários a trazer novas ideias e opiniões sobre a empresa. 
Incorporar a diversidade como um valor essencial: Contratar pessoa com experiências e perspectivas bem diferentes, agregando, assim, valor a empresa. 
Investir na formação de pessoas diversas: Investir através de treinamentos pessoas de toda a organização e não de um grupo específico. 
Estabelecer uma diretriz contra o abuso sexual: Desenvolver e implementar uma política firme contra o assédio sexual. Esta não é só uma atitude socialmente responsável, mas uma exigência legal. Importante esclarecer a todos que qualquer reclamação recebida implicará uma investigação objetiva, salientando as penalidades aplicadas por violação da regra, inclusive a possível demissão. 
Incentivar e recompensar o desenvolvimento de talentos: Oferecer incentivos que estimulem funcionários a progredir na profissão e aperfeiçoar sua formação. Incluir a educação e o desenvolvimento de habilidades como itens da avaliação de desempenho (avaliação individual de medição do desempenho exercido pelo funcionário naquela organização).
3. Criar um ambiente de trabalho no qual as questões possam ser discutidas: 
A empresa precisa estar disponível para dar esclarecimento e aberto para ouvir diferentes opiniões. A comunicação é fundamental nas clarezas das decisões e com os valores éticos da empresa. Importante esclarecer aos funcionários sobre a responsabilidade que têm não só pela execução de suas atribuições, mas igualmente pela prática dos princípios adotados pela empresa. 
4.Identificar itens relevantes sobre os direitos humanos: 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece os direitos de todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, etnia, idade, nacionalidade, religião ou nível econômico. Vários desses direitos se relacionam à ação por parte de governos, mas muitos deles podem ser relevantes para área empresarial, como os relativos a trabalho infantil, trabalho forçado, liberdade de associação, preconceitos discriminatórios, saúde e segurança. 
Vale ressaltar que o Instituto Ethos (2005) defende a ideia de que a empresa necessita agir de uma maneira socialmente responsável, desde o primeiro contato com o funcionário, executando seu recrutamento e seleção de uma forma transparente, além de oferecer oportunidades iguais a todos, independente de raça, religião, sexo ou idade.
5. Fazer Sempre mais pelo Meio Ambiente
Políticas e Operações: Definir e respeitar os princípios ambientais; Motivar os funcionários a preservar a natureza; Estabelecer uma política ecológica de compra. 
Minimização de resíduos: Reciclar na medida do possível; Reduzir o consumo de papel; Usar, se possível, produtos de papel reciclado; Comprar outros produtos reciclados; Evitar produtos que geram resíduos. 
Prevenção da poluição: Reduzir o uso de produtos tóxicos; promover o descarte seguro de substâncias tóxicas; Usar produtos de limpeza não tóxicos. 
Uso eficaz de energia e água: fazer uma auditoria na área de energia; Usar iluminação inteligente; Administrar com eficiência o uso de energia; Possibilidade de trabalho a distância; Manutenção do sistema de climatização; Evitar o vazamento de água. 
Projeto ecológico: Criar um sistema de reciclagem; Trabalhar em parceria com fornecedores e clientes, entre outros.
Envolver Parceiros e Fornecedores
É importante que as empresas divulguem seus valores pela cadeia de fornecedores, empresas parceiros e serviços terceirizados. Pode-se adotar como critério de seleção de parceiros a exigência de que os empregados de serviços terceirizados tenham condições de trabalho semelhantes às de seus próprios funcionários.
Para garantir a confiança de clientes e consumidores. É importante oferecer: 
Promover o uso do produto com segurança e responsabilidade. 
Oferecer informações específicas, corretas e justas. 
Proibir o uso de técnicas comerciais antiéticas. 
Promover sua Comunidade 
A relação que uma empresa tem com sua comunidade de entorno é um dos principais exemplos dos valores com os quais está comprometida. Respeito aos costumes e á cultura local, contribuição em projetos educacionais, em ONGs ou organizações comunitárias, destinação de verbas a instituições socais e a divulgação de princípios que aproximam seu empreendimento das pessoas ao redor são algumas das ações que demonstram o valor que sua empresa dá à comunidade. 
 Para essa parceria dar certo é importante: 
Identificar os problemas e buscar soluções conjuntas. 
Recrutar funcionários da comunidade. 
Conscientizar e mobilizar os funcionários perante a comunidade. 
Fazer parcerias com outras empresas em relação a melhorias na comunidade. 
Fazer doações de seus produtos e serviços à comunidade. 
Oferecer apoio a escolas locais.
Comprometer-se com o Bem Comum 
O relacionamento ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. Ser ético, nesse caso, significa: 
Cumprir as obrigações de recolhimento de impostos e tributos 
Alinhar os interesses da empresa com os da sociedade 
Comprometer-se formalmente com o combate à corrupção 
Contribuir para projetos e ações governamentais voltadas para o aperfeiçoamento de políticas públicas 
Atividade avaliativa para entregar:
1. Descreva a sua empresa.
1.1 – elabore a Missão e de 3 a 5 valores da sua empresa.
2. Indique como você e sua empresa valorizam os colaboradores, principalmente 3 maiores benefícios além dos previstos por lei.
3. Criar um ambiente de trabalho no qual as questões possam ser discutidas: (Elabore uma estratégia que destaca a sua empresa das demais)
4. Identificar itens relevantes sobre os direitos humanos: (escolher 2 estratégias e se aprofundar nelas, com a aplicabilidade na sua empresa)
5. Fazer Sempre mais pelo Meio Ambiente (escolha 2 estratégias)
6. Envolver Parceiros e Fornecedores
Desenvolva as 3 estratégias
Promover o uso do produto com segurança e responsabilidade. 
Oferecer informações específicas, corretas e justas. 
Proibir o uso de técnicas comerciais antiéticas. 
Promover sua Comunidade 
 Desenvolva 3 estratégias a escolher:
Identificar os problemas e buscar soluções conjuntas. 
Recrutar funcionários da comunidade. 
Conscientizar e mobilizar os funcionários perante a comunidade. 
Fazer parcerias com outras empresas em relação a melhorias na comunidade. 
Fazer doações de seus produtos e serviços à comunidade.Oferecer apoio a escolas locais.
REFERÊNCIAS
AKTOUF, O. A Administração entre a Tradição e a Renovação. São Paulo: Atlas, 1996.
CHURCHILL, G. A. Jr. e PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
ETHOS, INSTITUTO. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades.
Vol. 4. São Paulo, Editora Petrópolis, 2005. 
PARSTON, G. Produzindo Resultados Sociais. IN: HESSELBEIN et al. (Org.) A Organização do Futuro. São Paulo: Futura, 1997. 
PONTES, Ronaldo Mirando et al. A Influência da Responsabilidade Social na Geração de Valor: Estudo de Caso na Medquimica. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2014. [15 Nov. 2014]. Disponível em http://www.aedb.br/seget/arquivos/ artigos14/27220305.pdf .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes