Buscar

Relatório de Hidrodestilação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
A destilação por arraste à vapor é a técnica mais antiga, feita há cerca de 5000 anos, pois mostra-se como o método mais eficiente e de menor custo.
A destilação por arraste a vapor é uma co-destilação de dois líquidos imiscíveis, onde um deles é a água. Na destilação por arraste a vapor temos dois líquidos imiscíveis destilando juntos. Assim sendo válida a lei de Dalton, que diz que a pressão total é igual à soma das pressões parciais de cada componente, mas neste caso cada liquido exercerá uma pressão igual a sua pressão de vapor. 
A destilação por arraste a vapor tem dois usos principais: o primeiro é destilar líquidos que sozinhos possuem um ponto de ebulição muito elevado numa temperatura inferior ao ponto de ebulição da água. O outro uso é na obtenção de óleos essenciais. 
A única diferença entre a destilação por arraste à vapor e a co-destilação é que na co-destilação a substância a ser destilada vai estar junto com a água dentro do balão e na destilação por arraste a vapor a substância a ser destilada estará em um balão separado da água onde que somente o vapor da água tocará a planta. Conforme mostra figura 1 e 2.
Óleos essenciais são misturas complexas, contendo várias dezenas ou mesmo algumas centenas de substâncias com composição química variada, obtidas através da técnica de hidrodestilação. No caso específico de frutos cítricos, o óleo é obtido através de prensagem a frio do fruto. 
Óleos essenciais não possuem ácidos graxos e se volatilizam com extrema facilidade na sua grande maioria. Contudo, o interesse comercial na extração pode ser menor ou maior conforme a planta. A parte do vegetal a ser explorada na extração também influencia a relação custo/benefício.
Objetivos
Aprender o uso dos processos de extração de óleos essenciais. Realizar a extração do óleo essencial do Alecrim seco. 
Materiais e métodos
Materiais utilizados
Manta aquecedora; balança analítica;
Balão volumétrico de 500mL;
Curva de claisen;
Béquer de 250mL;
Béquer de 50mL;
Funil de adição de 250mL;
Condensador;
Termômetro;
Erlenmeyer de 250mL;
Duas mangueiras;
Suporte universal e garras.
Reagentes utilizados
Água destilada;
Alecrim seco.
Procedimento experimental
	Primeiramente foi pesado em uma balança analítica 50g de Alecrim seco em um béquer de 250mL. O alecrim foi colocado em um balão volumétrico de 500mL, após foi colocado água destilada no mesmo até a metade do balão e foi adicionado 6 pedras de porcelana. Então foi colocado na estrutura que já estava montada e foi adicionado água destilada no funil de adição até quase completar o mesmo. Então foi aberta a torneira e ligada a manta aquecedora. Conforme mostra figura 3.
	Quando a destilação começou foi colocado um béquer de 50mL para coletar os primeiros 10mL do destilado. Conforme mostra figura 4. Após colhidos os 10mL o béquer foi substituído pelo erlenmeyer novamente. 
	Então foi esperado algum tempo porém não o necessário para a destilação terminar. Foi pego o erlenmeyer e foi observado. Então foi desligada a manta e fechada a torneira.
Resultados e discussões
Os primeiros 10mL do destilado foram desprezados pois nele contém mais água do que óleo e muitas impurezas e ele serve também para lavar o sistema. As pedras de porcelanas foram colocadas, porém não era estritamente necessárias pois como o alecrim já é sólido então já faz o papel das pedras de porcelana que são usadas para formar superfícies irregulares e provocar a formação de pequenas bolhas para que assim o líquido não voe pra fora do balão e as bolhas formadas subam até a superfície e estourem.
A curva de claisen ou peça U tem a mesma finalidade que a peça y porém dá uma dificuldade a mais para a substância assim ajudando ela a se tornar ainda mais pura. A destilação começou quando o termômetro alcançou os 106ºC, então foi iniciado o gotejamento de água pelo funil de adição assim sempre mantendo água no balão de 500mL para o processo nunca ser interrompido. Como não havia tempo disponível suficiente para realizar toda a destilação a aparelhagem foi desligada antes e pode-se observar que já existia uma quantidade muito pequena de óleo essencial no erlenmeyer. Por esse mesmo motivo não pode-se determinar a composição percentual do destilado, e calcular a percentagem de cada um dos componentes da mistura.
Conclusões
A destilação por arraste a vapor ou a co-destilação trabalha com sistemas heterogêneos e pode tanto destilar líquidos de alto ponto de ebulição, quanto servir para obter óleos essenciais de plantas ou outros produtos naturais. Pode-se ainda observar que a quantidade de óleo obtida é muito pequena, e muito concentrada. E que ainda a quantidade de óleo a ser obtido depende de cada planta a ser destilada.
Referências bibliográficas
CONSTANTINO, M.G. Fun damentos de química experimental. São Paulo. Editora Universidade de São Paulo, 2004, p.141. 
DIAS, A. G.; DA COSTA, M. A. E GUIMARÃES, P. I. C. Guia Prático de Química Orgânica: Técnicas e Procedimentos: Ap rendendo a Fazer. Rio de Janeiro. Ed. Interciência, 2004, vol. 1, 127p.
Métodos de extração de óleos essenciais. Disponível em:http://www.oleosessenciais.org/metodos-de-extracao-de-oleos-essenciais/.

Outros materiais