Buscar

CEDERJ - UNIRIO - HISTÓRIA e SOCIOLOGIA - AD1 2017.1 - Modernidade e Tradição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Modernidade e Tradição
Muito presente no noticiário nos últimos conflitos, a cidade de Jerusalém é um interessante lugar para se observar como as tendências de tradição e modernidade convivem entre si. Antagonismo e sincronia são partes desta mesma convivência, gerando situações inusitadas. Em uma rápida caminhada pela cidade você pode sair do Shopping Mamilla (foto abaixo), uma área ao ar livre onde se concentram diversas lojas de grifes de moda internacionais e um cinema IMAX, para, em seguida, chegar no Portão de Jaffa, que é a entrada do Bairro Armênio da Cidade Velha de Jerusalém.
Uma lei da municipalidade da cidade obriga que todos os prédios utilizem a chamada “pedra de Jerusalém” em seu revestimento, gerando a visão dos prédios antigos, medievais e modernos com a mesma aparência. O próprio Portão de Jaffa (foto abaixo) tem uma história peculiar. Construído por volta do século XVI pelo Sultão Suleimão do Império Otomano, servia como entrada estratégica para a defesa das muralhas da cidade. Quando o Kaiser Guilherme II da Alemanha visitou a cidade em 1898, pediu para que se fizesse outra porta ao lado do portão original. Sua visita era parte dos planos coloniais da Alemanha para o Oriente Médio, que incluíam a construção de uma ferrovia entre Berlim e Bagdá. O motivo do pedido: o imperador era um homem extremamente religioso e levava a sério o texto bíblico que dizia que o Messias entraria pelos portões de Jerusalém montado em um cavalo branco. O Kaiser preferiu não arriscar. São inúmeras as situações semelhantes que poderiam ser descritas em uma cidade tão rica quanto Jerusalém.
Atividade: Olhe a sua volta. Pesquise em jornais e revistas. Tente identificar que tensões entre modernidade e tradição ocorrem em sua cidade. Você verá que Jerusalém não é a única cidade onde isso acontece. Aponte qual e como se dá essa tensão em sua cidade e discorra entre três e quatro parágrafos como e porque ela ocorre. Afaste-se das noções de senso comum sobre tradição e modernidade, utilize argumentos e conceitos vistos nas primeiras lições de nosso curso.
R: 
Tradição x Modernidade 
	Morando na cidade do Rio de Janeiro é possível perceber que a tensão entre modernidade e tradição se dá principalmente nas áreas centrais devido a quantidade de construções, monumentos e locais que representam a história da cidade.
	Destacando a parte arquitetônica da cidade, no bairro do Centro, temos diversas igrejas da época imperial, o Paço Imperial, o prédio da Academia Brasileira de Letras, o Arquivo Nacional (antiga Casa da Moeda), Teatro do Municipal, Biblioteca Nacional contrastando com muitos centros corporativos que abrigam diversas empresas. Em frente ao recém inaugurado Museu de Arte do Rio (MAR) e ao Boulevard Olímpico encontra-se a Pedra do Sal, local onde era realizado o comércio de escravos africanos nos séculos XVIII e XIX. 
	De forma a compreender os elementos culturais imateriais como representação da tensão destacada neste texto observa-se a resistência de movimentos para a preservação do samba e do jongo.
A tensão entre modernidade e tradição observada acima ocorre porque o Rio de Janeiro recebeu, desde sua fundação, recebeu grande notoriedade, principalmente após da vinda da família real portuguesa, em 1808, época em que a cidade ganhou construções importantes e que se tornaram históricas. No entanto, ao longo do tempo alguns monumentos e construções foram sendo derrubados para alargar ruas e avenidas para a malha rodoviária que precisava ser incrementada e também para a construção de empreendimentos comerciais. Um grande exemplo disso foi a demolição do Palácio Monroe, em 1976, para a continuação da construção da estação Cinelândia do metrô.

Outros materiais