Buscar

1º simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201980274)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O chamado Antigo Regime, que existiu em muitos países europeus ao longo da Idade Moderna, compreende um conjunto de características econômicas, sociais, políticas e culturais. Dentre essas características, é CORRETO incluir
	
	
	na economia, o predomínio de relações capitalistas; e, na política, a hegemonia das ideias liberais.
	 
	na política, o predomínio de monarquias absolutistas; e, na economia, o intervencionismo estatal (mercantilismo).
	
	na cultura, o predomínio do pensamento racional e científico; e na religião o enfraquecimento da influência das igrejas protestantes.
	
	na economia, a generalização do princípio do laissez-faire; e, na sociedade, uma hierarquia constituída segundo critérios de estamentos e ordens.
	
	na sociedade, uma hierarquia determinada não pelo nascimento mas pelas riquezas que o indivíduo conseguisse acumular; e, na economia, as práticas monopolistas.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201201980504)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista sócio-político, os Estado típico, ou dominante, ao longo do Antigo Regime (séculos XVI a XVIII), na Europa continental, pode ser definido como:
	
	
	patrício-republicano.
	 
	aristocrático-absolutista.
	
	burguês-despótico.
	
	nobiliárquico-constitucional.
	
	oligárquico-tirânico.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201201920293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É o resultado político da crise que terminou com o sistema feudal e representa a tomada do poder centralizador do rei em detrimento do poder fragmentado dos senhores feudais e os séculos XV e XVI temos o seu fortalecimento. Em um primeiro momento, há um incentivo do Estado para a burguesia através de práticas mercantilistas como o protecionismo, favorecendo o comércio e as manufaturas. Posteriormente, a burguesia passa para um segundo plano, tornando-se insatisfeita. Estamos falando do:
	
	
	Cientificismo
	 
	Absolutismo
	
	Racionalismo
	
	Humanismo
	
	Contratualismo
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201201979956)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema de colonial empreendido pela política mercantilista tinha como objetivo:
	
	 
	alcançar o máximo de auto-suficiência econômica e situá-la vantajosamente no comércio internacional, pela criação de complementos à economia nacional;
	
	criar condições para o enfraquecimento do Estado Absolutista;
	
	restabelecer o modo de produção feudal como forma de exploração colonial;
	
	garantir o acesso às fontes de matérias-primas e aos mercados consumidores no ultramar, principalmente na África.
	
	evitar conflitos internos, resultantes dos choques entre feudalismo e capitalismo, que entravavam o desenvolvimento dos países europeus;
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201201980540)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desenvolvido pelo Estado Absolutista, o Mercantilismo, reuniu práticas e doutrinas que, em suas diversas práticas entre os séculos XVI e XVIII, caracterizou-se por um (a):
	
	 
	restrição dos privilégios senhoriais relacionados à participação da nobreza no comércio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado, tais como a Companhia das Índias Orientais e das Índias Ocidentais.
	
	protecionismo alfandegário através de proibições das exportações que visava ao equilíbrio da balança comercial do Estado.
	
	liberalismo econômico como forma de manutenção da aliança política do Rei com os segmentos burgueses.
	
	expansão do poderio naval como garantia das comunicações marítimas entre as metrópoles e seus impérios coloniais.
	 
	intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas que proibiu a concessão de monopólios a grupos privados.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201201980493)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O maior representante do absolutismo francês, autor da frase "O Estado sou eu", foi:
	
	
	Jaime I.
	
	Carlos V.
	 
	Luís XIV.
	
	Felipe II.
	
	Henrique VIII.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201201921046)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos conceituar o Mercantilismo como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. Sobre este tema, considere as afirmativas abaixo classificando-as como VERDADEIRAS ou FALSAS.
I - Liderada pela espanha, a prática mercantilista compreendia estímulo à importação, restrição à exportação, condicionamento do comércio à agricultura, incentivo à uniformização legislativa e alfandegária do Estado.
II - O controle exercido pela metrópole não implicava na passagem do produto pela mesma. A maioria das mercadorias, autorizadas pela metrópole, vinham diretamente dos países de origem. Muitos produtos provinham de colônias da mesma metrópole.
III - As nações européias adotaram uma política intervencionista, ou seja, as regras da economia eram ditadas pelo Estado. O Estado passou proibir a saída de ouro e prata, como forma de manter a riqueza no país
Sendo assim, podemos afirmar que:
	
	
	Apenas a I está correta
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas a II está correta
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201201980279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão mercantil européia da época moderna.
	
	
	O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção.
	
	A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial.
	
	A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais.
	
	A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole.
	 
	A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política mercantilista européia.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201201958973)
	
	Os Estados Nacionais são uma invenção moderna.  Até então conceitos como Nação e Estado não estavam esclarecidos, debatido e organizados.  Discuta a ideia de Nação, mostrando como a mesma está relacionada ao contexto do século XVIII.
	
	
Sua Resposta: O aparecimento do Estado-nação corresponde à fase nacionalista do Ocidente e ao seu processo de industrialização. Assim, o seu surgimento justificou investimentos tecnológicos e com eles lucro, fomentando as economias nacionais e gerando capacidades militares de defesa e mesmo de ataque. A ideia de pertencer a um grupo com uma cultura, língua e história próprias, a uma nação, foi sempre uma das marcas dos europeus nos últimos séculos, ideal que acabariam por transportar para as suas projeções coloniais. O Estado-nação afirma-se por meio de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também. É na sua essência conservador e tendencialmente totalitário.
	
Compare com a sua resposta: Nação tem relação com a determinação de fronteiras e a identificação dos grupos com uma identidade nacional.  Seus sistemas econômicos, sociais e políticos se relacionam a organização cada veza mais centralizada e com uma cuidadosa burocracia estatal.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201201952959)
	
	Relacione o Mercantilismo e à Expansão Marítima com a construção de um sistema internacional de características capitalistas.
	
	
Sua Resposta: Após a formação de seus Estados Nações e com o poder absoluto concentrado nas mãos dos reis, fator fundamental p a formação destas nações, Portugal e Espanhasaem na frente na expansão marítima, em busca de metais preciosos para cunhar moedas e de outras riquezas. Ao descobrirem novas terras, começam a organizar um conjunto de práticas econômicas, marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Enquanto isso a colonização se encarregava de explorar novos territórios para garantir o acesso a matérias-primas e um canal para o escoamento dos produtos gerados nas metrópole. Prevalecia a exploração destas terras, com a agricultura voltada para abastecer as necessidades da colonia, com mão de obra barata e escrava e o o monopólio comercial da metrópole, que favoreceu o florescimento da burguesia e o desenvolvimento do capitalismo.
	
Compare com a sua resposta: O aluno de conceituar capitalismo, e notar como a uma mudança da escala do comércio a partir do século XV.

Outros materiais