Buscar

3a. Lista respostas Elasticidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3ª. Lista - EXERCÍCIOS ELASTICIDADES
ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
1) Comente sobre alguns dos fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda. 
Disponibilidade de bens substitutos: quanto maior o número de produtos que se substituem mutuamente, mas elástica será sua demanda, pois pequenas variações em seu preço, para cima, por exemplo, farão com que o consumidor passe a adquirir seu substituto; provocando queda em sua demanda mais que proporcional à variação do preço. Evidentemente, os produtos que não tem substitutos ou similares tendem a ter uma curva de procura caracteristicamente inelástica;mas à medida que passam a existirem substitutos, o grau de elasticidade-preco tende a aumentar.
Essencialidade do bem: os bens essenciais tendem a ter uma curva de procura menos elástica do que os bens considerados supérfluos, ou seja, ainda que os preços aumentem, os consumidores não podem prescindir deles, assim, as variações relativas em suas quantidades procuradas tendem a ser menos que proporcional às variações em seus preços. 
A participação do produto no orçamento familiar: quanto mais importante o gasto referente a determinado bem em relação ao gasto total do consumidor, mais sensível torna-se o consumidor a alterações em seu preço. 
Definição de mercado: A elasticidade da demanda em qualquer mercado depende de como são traçados os limites do mercado. Mercados definidos de forma restrita tendem a ter uma demanda mais elástica do que mercados definidos de forma ampla, uma vez que é mais fácil encontrar substitutos próximos para bens definidos de forma restrita. 
Horizonte temporal: Os bens tendem a ter uma demanda mais elástica em longos horizontes temporais. 
2) Dê alguns exemplos de bens para os quais a demanda seria quase perfeitamente inelástica. Em seguida, dê alguns exemplos de bens com demandas quase perfeitamente elásticas. Em cada caso justifique as respostas. 
Fósforo, sal são bens de demanda inelástica pois um aumento no preço não afetaria em grandes proporções as quantidades adquiridas. 
 Veículos, Carne de carneiro, viagens turísticas, em caso de aumento no preços desses bens haverá uma redução drástica na quantidade adquirida. 
3) Por que a elasticidade-preço do sal é próxima a zero? 
Caso haja um aumento ou uma redução no preço do sal não haverá considerável diferenciação na quantidade demandada deste bem. 
4) As elasticidades do preço da demanda de curto prazo são geralmente maiores ou menores (em valor absoluto) que as elasticidades de longo prazo? Por que isso ocorre? 
Normalmente os coeficientes no curto prazo são menores, pois as pessoas não podem diminuir a qtde comprada do bem no curto prazo, podendo no longo prazo se readequar e desta forma diminuir o consumo de determinado bem.
Ex: qdo há aumento no preço da gasolina as pessoas não podem deixar de consumir de imediato, mas a longo prazo poderão se reorganizar, ir ao trabalho de bicicleta, ou mudar para um lugar mais próximo ao trabalho, ou até mesmo mudar de trabalho. Assim, ao longo prazo haverá uma redução na quantidade demandada por gasolina, aumentando o coeficiente de elasticidade. 
5) Como um imposto sobre as bebidas alcoólicas a afeta o número de mortes nas estradas entre jovens adultos? 
Através de um aumento nos tributos o governo pode deixar o preço das bebidas mais altos, o que acarretaria numa redução do consumo e conseqüentemente haverá uma diminuição na quantidade de acidentes e mortes no trânsito. 
6) Complete a afirmação: Para calcular a elasticidade-preço da demanda, dividimos a variação percentual na QUANTIDADE DEMANDADA pela variação percentual nos PREÇOS. 
7) Complete a afirmação: Se um aumento de 10% no preço reduz a quantidade demandada em 12%, A elasticidade-preço da demanda é ELÁSTICA. Coeficiente 1,2
8) Quando o preço dos CDs aumenta de R$ 10,00 para R$ 11,00, a quantidade de CDs demandada se reduz de 100 para 87. Qual é a elasticidade-preço da demanda para CDs? A demanda é elástica ou inelástica? 
Coeficiente 1,3, sendo elasticidade de preço-demanda elástica.
9) O refrigerante tem procura elástica em relação ao seu preço. Então, se o preço do refrigerante aumenta, tudo o mais permanecendo constante, o gasto total do consumidor com refrigerante AUMENTA. 
ELASTICIDADE-RENDA DA DEMANDA
10) O que indica o sinal positivo da elasticidade-renda da demanda para um produto? E o sinal negativo? 
POSITIVO – indica que o bem é normal.
NEGATIVO – indica que o bem é inferior
11) Suponha que o coeficiente de elasticidade-renda de um bem seja -2. O que aconteceria com a quantidade demandada desse bem caso a renda da população aumentasse em 10%? Como esse bem seria classificado? 
Seria classificado de inferior. Caso a renda aumentasse a população deixaria de cobrar os bens inferiores e passariam a comprar os bens normais, que são de coeficiente positivo. 
12) Como denominamos um bem cuja elasticidade-renda da demanda é menor do que zero? 
Bem inferior
13) A tabela a seguir mostra elasticidade-preço e elasticidade-renda. Identifique cada mercadoria como bem de luxo ou de necessidade, e quais têm demanda elástica ou inelástica.
	
	Elasticidade-preço
	Elasticidade-renda
	Vegetais
	-0,17( demanda inelástica)
	0,87(bem normal)
	Alimentação fora do domicílio
	-2,61 (demanda elástica = 2,61>1)(considerar valor em módulo)
	1,64 (bem superior)
14) Por que a demanda é mais elástica no longo prazo que no curto prazo?
Por que os consumidores têm mais alternativas no longo que no curto prazo.
ELASTICIDADE-PREÇO CRUZADA DA DEMANDA
15) Suponha que um aumento de 10% no preço de um bem X provoque uma diminuição de 5% na quantidade adquirida do bem Y. Assumindo que os demais fatores permaneceram constantes, então os bens X e Y são bens complementares. 
Variação de 5% na quantidade /Variação de 10% no preço= coeficiente 0,5
Ou seja menor que é 1 é complementar. 
Se o coeficiente for maior que 1 então será substituto. 
16) Quais dos bens a seguir são, provavelmente, bens normais? Quais são provavelmente bens inferiores? Defenda suas respostas.
a) Macarrão em lata. inferiores
b) Aspiradores de pó. normais
c) Livros usados. inferiores
d) Softwares de computador. normais
inferior – se a renda aumenta reduz-se à compra
normal – se a renda aumenta aumenta-se à compra.
Essa resposta depende dessa justificativa, pois é a partir dela que se classificará se para você os bens citados anteriormente são inferiores ou normais. 
17) Qual a diferença entre os bens considerados necessários economicamente e os bens de luxo? 
Bem superior ou de luxo: a quantidade demandada varia mais que proporcionalmente as variações de renda do consumidor. A elasticidade-renda da procura é maior que 1. 
Por exemplo: ER=1,5 – um aumento na renda do consumidor de 10% levará a um aumento do consumo desse bem de 15% coeteris paribus. 
Bem necessários economicamente ou bem normais tem a elasticidade da renda positiva, mas menor que 1, aumentos na renda levam a aumentos no consumo. 
18) Diga como se os bens abaixo são substitutos ou complementares de acordo com a elasticidade cruzada da demanda.
a) Margarina com preço de manteiga Emm = 1,53 substituto
b) Pepsi com preço de Coca Emm = 0,60 substituto
c) Entretenimento com preço de alimentos Emm = -0,72 complementar
d) Kaiser com preço da Skol Emm = 0,90 substituto
ELASTICIDADE PREÇO DA OFERTA
18) Defina elasticidade-preço da oferta. 
É a variação percentual na quantidade ofertada, dada a variação percentual no preço do bem, coeteris paribus. Quando for maior que um, o bem tem oferta elástica; quando menor que um, o bem tem oferta inelástica; quando igual a um, o bem tem oferta de elasticidade unitária. 
19) Se um aumento de 1% preço do produto aumentar em cerca de 2% a quantidadeofertada, a curva de oferta de um produto será? Elástica 
20) Qual é a elasticidade-preço da oferta de uma pintura de Picasso? Justifique sua resposta.
Inelástica, pois quanto mais valorizada for à pintura, levando-se em consideração a qualidade da obra e também o fato de não se poder produzir outra mercadoria igual, menos compradores estarão dispostos a comprá-la. 
21) Diferencie a elasticidade-preço da oferta no período de mercado, no curto prazo e no longo prazo.
A elasticidade-preço da oferta tende a tornar-se maior à medida que os produtores têm mais tempo para responder à mudança de preço. 
Ex: A elasticidade-preço da oferta de pizza é muito alta porque os insumos necessários à expansão da atividade são fáceis de obter. A elasticidade-preço da frequencia de telefone celular é zero porque um insumo essencial, o espectro das frequencias de radio, não pode aumentar. 
Por esse motivio, no geral a elasticiade de oferta de curto prazo é de poucas semanas ou meses, enquanto que o longo prazo configure-se em vários anos. 
22) Usando o método do ponto médio, calcule a elasticidade-de-preço da oferta para serviços de construção de sites na internet quando o preço por hora aumenta de $100 para $150, e o número de horas comercializadas aumenta de 300.000 para 500.000. A oferta é elástica, inelástica ou tem elasticidade unitária?
EO=((500.000-300.000)/400.000)/(150-100)/125)= (0,5/0,4) = 1,25
Elasticidade de preço da oferta elástica. A quantidade ofertada varia 1,25 vez a variação de preços do produto.

Outros materiais