Buscar

AULA 6 DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV imprimir

Prévia do material em texto

1ª Questão: Geisa, servidora pública estadual, promove demanda em face da Fazenda Pública que se encontra vinculada, pleiteando o pagamento de determinada importância em dinheiro, que lhe foi indevidamente descontada em sua remuneração. A demanda se processa regularmente, tendo sido proferida sentença favorável condenando a ré ao pagamento. Na etapa de cumprimento e, diante da demora na executada em liquidar a sua obrigação sujeita a pagamento por meio de precatório, a exequente peticiona ao juízo requerendo que seja aplicada a multa de 10%, prevista no art. 523, parágrafo 1º, do NCPC (Lei nº 13.105/15). Este pleito deve ser deferido?
R: Não, art. 534, § 2o A multa prevista no § 1o do art. 523 não se aplica à Fazenda Pública, no cumprimento de sentença que impuser à Fazenda Pública o dever de pagar quantia certa.
2ª Questão: Considerando o NCPC (Lei nº 13.105/15), indique a alternativa que não contempla matéria passível de ser alegada em sede de impugnação ao cumprimento de sentença pela Fazenda Pública: a) incompetência relativa; b) impossibilidade jurídica do pedido; c) ilegitimidade da parte; d) excesso de execução ou cumulação indevida de execuções. 
R: b) impossibilidade jurídica do pedido.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes