Buscar

prova ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	SIMONE CLAUDIA DA SILVA PAIS
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 2,0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2014 16:17:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201207326696)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No organograma de uma típica seção de compras subordinada ao Gerente de Materiais temos os seguintes cargos: Chefia de Compras, Compradores técnicos, de materiais diversos e de matéria-prima, Auxiliar de Compras. Assinale dentre as opções abaixo a que descreve as atribuições do Auxiliar de Compras:
		
	 
	Controlar o recebimento de solicitações de compras e efetuar conferência dos valores anotados; pesquisar emitir pedidos de Compra; Acompanhar, documentar e fiscalizar as encomendas realizadas em observância aos respectivos prazos de entrega;
	
	Classificar e analisar requisições de compras remetidas por outros setores; pesquisar cadastro de fornecedores e efetuar coleta de preços; manter arquivo de catálogos e fornecedores;
	 
	Analisar as solicitações de compra; inteirar-se das necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitantes, coordenar pesquisa de fornecedores e coleta de preços; manter contatos com setores de produção; elaborar relatórios e estatísticas de controle geral;
	
	Efetuar compras de materiais especiais de produção mediante a supervisão e orientação da chefia; classificar e analisar solicitações de compra; estudar e analisar necessidades técnicas;
	
	Pesquisar cadastro de fornecedores; consultar em publicações específicas as cotações dos produtos; organizar pequenas concorrências; analisar as informações e opinar sobre as melhores ofertas; providenciar as compras de matérias-primas utilizadas em urna ou várias unidades fabris, sob supervisão da chefia da seção:
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207130798)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As especificações de qualidade estão claramente registradas no Pedido de Compra. Por ocasião do recebimento do produto, foi verificado que somente algumas peças apresentam cor fora da tolerância estabelecida. O que o responsável pelo recebimento deve fazer:
		
	
	Alterar a cor com recursos próprios da empresa
	
	Nada, são poucas peças
	
	Alterar o Pedido de Compra
	
	Negociar desconto de preço
	 
	Rejeitar todo o fornecimento
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207138511)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os pedidos de compras devem ser gerados a partir de:
		
	
	SG processadas - solicitações de compras encerradas no departamento de compras.
	
	PC - pedido de compra interno da engenharia de processo
	
	SG emitidas - solicitações de compras que deram saída no departamento de vendas.
	 
	SG recebidas - solicitações de compras que deram entrada no departamento de compras
	
	OD - ordem direta da produção, emitida pelo gerente de processos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207136896)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O nível de complexidade das informações no mundo globalizado tornou-se fator decisivo para o sucesso das organizações. A quantidade de dados necessários a uma gestão eficaz aumentou e, na área de materiais, tal fato tornou-se crítico. A capacidade de comunicação nos níveis tático e operacional tem a finalidade de:
		
	 
	No nível tático, auxiliar a comunicação da poítica da empresa e, no nível operacional, supervisionar a controlar as próprias atividades operacionais.
	
	No nível tático, auxiliar a comunicação da política pessoal e, no nível operacional, garantir a implantação de programas de controle de produção.
	
	No nível tático, controlar as atividades dos gerentes de pessoal e, no nível operacional, auxiliar e desenvolver as políticas pessoais.
	 
	No nível tático, garantir a utilização dos recursos financeiros e humanos com alta produtividade e, no nível operacional, supervisionar e controlar as atividades dos especialistas.
	
	No nível tático, supervisionar as próprias atividades operacionais e, no nível operacional, garantir a aplicação dos recursos disponíveis com a máxima eficiência.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207132914)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No cenário atual as empresas buscam profissionais que possuem diferenciais em sua qualificação e atuação. Para que o profissional seja valorizado no mercado de trabalho é essencial que esteja atualizado com os métodos e técnicas para a realização do seu trabalho, além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter plena consciência da sua importância no contexto geral da organização, não limitar-se em fazer suas atividades rotineiras, mas ser crítico na busca contínua pelo aperfeiçoamento e pela melhoria dos resultados efetivos para a empresa. Sabendo que a atividade de Compras assumiu um papel estratégico nas empresas para a geração de lucro, um profissional de Compras deve:
		
	
	Comprar tudo o que é solicitado, rapidamente, afinal o solicitante da compra é o responsável por analisar a necessidade real de comprar o item que está solicitando. Cabe ao setor de Compras atender prontamente a solicitação, assim o solicitante irá perceber que o setor de Compras é altamente eficiente e ágil.
	 
	Trabalhar com fornecedores qualificados, conhecer o desempenho dos fornecimentos recebidos, estabelecer relações de parcerias com os fornecedores, realizar as cotações para fomentar a competitividade entre os fornecedores, administrar os níveis de estoque de maneira lógica e fundamentada para evitar custos desnecessários e também não permitir a interrupção da operação por falta de matéria-prima ou outro componente, questionar as solicitações de compras para evitar a compra desnecessária de itens, buscar constantemente alternativas que proporcionem a redução de custo sem comprometer outros aspectos (qualidade, prazo, garantia, entre outros), interagir com os demais setores da empresa para alinhar a atuação de Compras, praticar o benchmarking.
	
	Reduzir os estoques ao máximo, independente da consequência que isto trará para a empresa, afinal a responsabilidade do comprador é comprar, e estoques custam muito, além de que o comprador é quem será cobrado se os estoques estiverem altos.
	
	Optar "sempre" pelo menor preço, afinal é isso o que a empresa espera de um profissional de Compras.
	
	Decidir sozinho tudo o que se refere às Compras, afinal os outros setores fazem as requisições e a partir daí não têm que se intrometer no processo de Compras porque não entendem nada deste assunto e só dificultam o trabalho, principalmente o pessoal da Qualidade. Cada um cuida do seu trabalho, o setor de Produção só produz, o setor de Engenharia desenvolve o processo e o produto, o setor de Vendas se preocupa em vender os produtos para os clientes e o setor de Compras é quem realiza o trabalho de comprar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207138734)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro de uma organização o planejamento e controle adequados de estoques é um objetivo perseguido e que ganhou ênfase com a globalização. É correto afirmar que o planejamento e controle de estoque consiste em:
		
	
	Definir estoque e risco às necessidades da empresa, e o controle visa garantir revisões periódicas à manutenção dos níveis mínimos de estoque, menor aplicação de recursos humanos e estabilidade do estoque.
	
	Definir o estoque mínimo para as necessidades das empresas, e o controle visa alcançar a lentidão no atendimento, garantindo segurança, maior aplicação de capital de giro e rotatividade das pessoas.
	 
	Definir o maior estoque para garantir a continuidade da produção e o controle garantir o excesso contínuo de material para evitar faltas, maior aplicação de capital e garantir um estoque fixo permanente.
	 
	Definir o estoque ideal para as necessidades da empresa, e o controle visa rapidez no atendimento, menor aplicação do capital de giro e rotatividade do estoque.
	
	Definir o nível intermediário de estoques às necessidades da empresa, e o controle visa garantir a média do estoque,mantendo alta rotatividade, menor investimento de capital e garantir estoque fixo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207321320)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As principais decisões sobre o controle de estoque envolvem, EXCETO:
		
	
	Decidir o que permanecer em estoque
	
	Decidir quanto de estoque é necessário no período
	
	Decidir sobre a periodicidade do inventário
	 
	Decidir sobre áreas de armazenagem do estoque
	
	Decidir quando reabastecer o estoque
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207157801)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(CEHAP-PB - 2009) Um bom processo de compras deve levar em consideração proposições trazidas pelas áreas financeira, de produção e de vendas, com o objetivo de maximizar o resultado de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	A qualificação dos fornecedores não se torna relevante para a análise, visto que o menor preço sempre é o que melhor atenderá os interesses da empresa compradora.
	
	As sociedades de economia mista e as empresas públicas, por serem de direito privado, não precisam fazer licitações para fazerem suas aquisições.
	 
	O grande objetivo da aquisição de materiais e insumos é comprar aos menores preços.
	 
	Atualmente, a função de comprador não é mais a de anotador de pedidos, mas sim a de um conhecedor das mercadorias e dos fornecedores e um bom negociador.
	
	O setor de compras e o contábil não mantêm qualquer tipo de comunicação, sendo setores totalmente independentes entre si na realização de suas atividades.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207162564)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um processo de aquisição de materiais de uma empresa consiste basicamente da emissão de uma solicitação de compras, da coleta de preços, do pedido de compra e do acompanhamento da mesma. Defina cada uma destas etapas, apresentando as suas principais características.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
O aluno deverá tangenciar:
- SOLICITAÇÃO DE COMPRAS: A solicitação de Compras é um documento que dá a autorização para o comprador executar uma compra. Seja para materiais produtivos ou improdutivos, ela é solicitada para um programa de produção, para um projeto que se está desenvolvendo ou ainda para o abastecimento geral da empresa. É o documento que deve informar o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, local da entrega e, em alguns casos especiais, os prováveis fornecedores;
- COLETA DE PREÇOS: A cotação é o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada. Não deve ter rasuras e deverá conter preço, quantidade e data do recebimento na Seção de Compras: deverá ainda estar sempre ao alcance de qualquer consulta e análise de Auditoria quando for solicitada. É um documento que precisa ser manuseado com atenção; os elementos aí contidos devem fornecer os informes completos do que se está pretendendo comprar, para que a cotação dada corresponda exatamente ao preço do produto requerido e não surjam dúvidas futuras por insuficiência de dados ou das características exigidas. Para melhor análise desses dados, eles podem ser transcritos em um mapa que é a cópia fiel das cotações recebidas, a fim de que se tenha uma melhor visualização. Existem casos em que a empresa utiliza a própria solicitação de compras para registro da coleta de preços;
- PEDIDO DE COMPRA: O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas, razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor. As alterações das condições iniciais também devem ser objeto de discussões e entendimentos, para que não surjam dúvidas e venha a empresa a ser prejudicada com uma contestação pelos fornecedores envolvidos. O Pedido de Compra tem força de contrato e sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como: quantidade, qualidade, freqüência de entregas, prazos, preços e local de entrega; e 
- ACOMPANHAMENTO DE COMPRAS: Um comprador eficaz deve manter um arquivo onde deve registrar a vida do produto, controlando todas as fases do processo de compras, as variações de preço, as modificações das quantidades solicitadas, a indicação de uma condição de pagamento e as entradas de mercadorias correspondentes as pedido colocado. Qualquer falha nesses registros ou insuficiência de dados pode acarretar uma má performance das atividades de compras. Deve ser mantido atualizado devidamente a fim de ser consultado a qualquer momento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207157963)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Selecionar fornecedor é reunir um grupo, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões preestabelecidos como adequados. Qual o principal objetivo da seleção e avaliação de fornecedores?
		
	
Resposta: O principal objetivo para selecionar e avaliar os fornecedores é fazer uma licítação.
	
Gabarito:
O aluno deverá tangenciar:
Encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os materiais necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento. E que os fornecedores selecionados sejam confiáveis como uma fonte de abastecimento contínua e ininterrupta. Desses diversos parâmetros analisados e quantificados é que se deve fazer a escolha dos fornecedores adequados para se manter no cadastro de compras.

Outros materiais