Buscar

Atividade Complementar - LETRAS - Livro Thirteen Reasons Why

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Polo Caraguatatuba – SP
LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGÊS/INGLÊS
Aluna: Camila Tatiane Martins Oliveira
RA: 1744504
Relatório de Atividade Complementar
Livro: Thirteen Reasons Why
 	O livro Thirteen Reasons Why trata de uma adolescente que cometeu suicídio por causa de bullying estudantil. Antes de se suicidar, Hanna gravou 13 fitas cassete, cada uma delas destinada a uma das pessoas que provocaram a decisão de tirar a própria vida, detalhando todos os motivos que a levaram, enfim, a cometer suicídio.
Um dos receptores das fitas é o Clay, e ele começa as ouvir sem saber o que pode ter feito que colaborasse com a decisão de Hanna, já que ele era seu amigo e apaixonado por ela.
Ao longo da leitura nós acompanhamos todo o processo de bullying no ambiente escolar. Também podemos compreender qual deveria ser o papel dos educadores nesse tipo de situação. Obviamente se isentar de responsabilidade não é o melhor caminho a ser seguido. Um dos alvos das gravações, por exemplo, é um dos orientadores da escola onde Hanna estudava e infelizmente ele não teve um posicionamento proativo no caso.
O ambiente escolar pode ser hostil e os alunos do ensino médio estão em uma fase confusa e complicada de suas vidas. As emoções estão afloradas, a intensidade dos sentimentos é sempre extrema. Não é fácil ser adolescente e é imprescindível que esses jovens encontrem na escola um ambiente acolhedor. É papel do educador estar atento para os casos de agressão psicológica que os alunos infligem uns aos outros e é fundamental enfrentar o problema.
Essa leitura é muito importante para que possamos entender como acontece o bullying e quais são os comportamentos que podem e devem ser desencorajados nos estudantes para enfrentar a situação. 
Além de todo o enriquecimento sobre os problemas no ambiente escolar, como eu fiz a leitura no idioma original – inglês – eu pude aumentar meu vocabulário e me deparei com uma escrita informal e com a linguagem jovem, já que a escrita do livro é feita em primeira pessoa.

Outros materiais