Buscar

RCC na construção civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A minha contribuição será baseada na influência que a Proteção do Meio Ambiente tem na área da Engenharia Civil, já que atuo na construção civil e apesar de o Brasil apresentar diversas normas e políticas de proteção ao meio ambiente a questão dos RCC's (Resíduos da Costrução Civil) ainda são considerados os grandes problemas das construtoras e incorporadoras nos dias de hoje. Seria esse um problema de educação ambiental? Ou podemos afirmar que se trata de mais um caso de degradação ambiental decorrente pela profunda crise social, econômica, filosófica e política na qual estamos vivenciando?
É inadmissível que em pleno 2018 ainda existe casos em que RCC's são enterrados nos próprios canteiros de obras dos empreendimentos devido a falta de locais onde seria a destinação correta ou até mesmo por negligência das organizações.
Poderíamos pontuar que uma das razões para o tal problema é a tardia preocupação com a proteção do meio ambiente que o Brasil teve, já que somente em 1934 o país apresentou um código florestal e em 1973 criou a secretaria responsável pelas questões ambientas, no sentido de saber apenas se estava regulando e cumprindo e estabelecendo as metas para a redução de geração de impactos ambientais. E apenas em 1981 passou a possuir uma Política Nacional do Meio Ambiente, regida pela Lei 6938, criada para que os agentes econômicos (empresas) adotassem medidas menos agressivas ao meio ambiente, reduzissem a quantidade de poluentes e minimizassem a depreciação dos recursos naturais. 
É importante salientarmos que boa parte das normas e regras que ditam tanto as indenizações quanto as restituições pelos bens lesados necessita de atualização urgente, já que há vários casos em que as empresas tem total conhecimento dos danos que vão causar à fauna e à flora e mesmo assim os provocam pois sabem que as infrações não apresentarão altos valores. É notório que esse cenário em particular aos poucos está sendo corrigido, para o nosso próprio bem, com o advento das auditorias ambientais, licenciamentos ambientais, rotulagem ambiental e também pelas eco-certificações.
Se formos a fundo nisso, veremos que o real motivo pelo qual os resíduos da construção terem se tornado um grande problema vai muito além do demorado desenvolvimento ambiental do Brasil.
A questão se trata mais sobre Responsabilidade Ambiental, já que as questões ambientais estão intimamente interligadas/integradas com as demais questões sociais (saúde, segurança) e no nosso país é fácil percebermos que todas possuem defeitos e estão comprometidas. No Brasil a questão do preconceito é evidente, até na construção civil. É muito raro vermos, por exemplo, uma construção de uma residência em steel frame (estrutura metálica), ou até em wood frame (estutura de madeira) simplesmente por uma questão preconceituosa e totalmente sem fundamentação, já que em países como Japão, EUA, Canadá entre outros essas modalidades construtivas se mostram eficientes, práticas, seguras e mais limpas que as convencionais de alvenaria e concreto armado.
A educação ambiental é uma das armas mais fortes que podemos utilizar contra os RCC’s, pois ela vai em direção contrária ao atual modelo de desenvolvimento econômico, que visa apenas o lucro, a competição a qualquer preço, não se importando com os possíveis danos que podem gerar ao meio ambiente. Devemos tratar a educação ambiental como um instrumento político de incremento a educação para a cidadania incorporando as questões ambientais como práticas diárias. Sendo assim, antes mesmo de utilizarmos um material que irá gerar um resíduo do qual não se poderá reciclar ou se aproveitar mais, possamos optar em utilizar materiais alternativos, mais limpos, sustentáveis e que acarretarão menos danos ao meio ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais