Buscar

Antropologia Social e Cultural discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Antropologia Social e Cultural- Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Antropologia Social e Cultural
Prova: 1936271
QUESTÃO:
1. A inclusão e a exclusão fazem parte de um processo sócio-histórico, que está interligado ao desenvolvimento da humanidade, em que o homem está constantemente buscando maneiras de se reencontrar. Nestas condições, o homem passa por desafios que impulsionam avanços ou retrocessos. Neste contexto, quais os avanços ou retrocessos que a sociedade apresenta?
RESPOSTA ESPERADA:
Avanços - mudanças ao longo dos séculos da visão e formas de tratamento para com o povo. O indivíduo tem mais responsabilidade e autonomia, entre outros.
Retrocessos - desigualdades sociais, poder centralizado no governo. O Estado justifica que o poder é do povo, porém age como se tivesse o poder absoluto, entre outros.
QUESTÃO:
2. O termo Antropologia vem do grego, que é o estudo das etnias e variedades humanas. Assim, a Antropologia, em sentido restrito, é o estudo do homem. Diante deste fato, como se compreende esta ciência, ou seja, a Antropologia?
RESPOSTA ESPERADA:
Antropologia é compreendida como a ciência do homem e de suas várias dimensões e manifestações. Ela tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos; todas as populações socialmente organizadas e que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem e a sua capacidade de se conhecer.
QUESTÃO:
3. A dimensão corpórea do homem faz com que o ser possa mediar e opinar na sua existência. Neste sentido, podemos concluir que é a partir de um corpo que o homem passa a existir no mundo como natureza humana. Podemos considerar o homem como um ser social e cultural. Sendo assim, a dimensão corpórea divide-se em dois corpos. Partindo desta análise, explique a divisão corpórea do homem e qual sua relação com o mundo.
RESPOSTA ESPERADA:
A divisão corpórea é a constituição do indivíduo no mundo em que está inserido, em que o corpo não é considerado uma coisa, e sim o próprio ser humano, sendo que se divide em dois corpos:
- Corpo físico: considera-se as necessidades física, biológica e fisiológica que o homem possui. 
- Corpo intencional: é a parte do corpo capaz de pensar, agir e também produz sua existência na natureza e no mundo. Também pode ser considerada como a dimensão espiritual. 
Enfim, o homem e sua condição humana não podem ser considerados apenas um corpo, pois possuem expressão e convivência no meio social, cultural, político e econômico.

Outros materiais